20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, março 29, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiQuando plantar alface?

Quando plantar alface?

Roberto de Albuquerque Melo

Engenheiro agrônomo e professor adjunto do Departamento de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

 Luiz Jorge da Gama Wanderley Júnior

Engenheiro agrônomo e diretor-presidente da Hortivale® ” Sementes do Vale Ltda.

 

A alface tem seu centro de origem em regiões de clima temperado, no sul da Europa e na Ásia Ocidental, resistindo a baixas temperaturas. É uma cultura que no início era mais cultivada no outono e no inverno, no centro-sul do Brasil. Depois, com o desenvolvimento de programas de melhoramento genético de alface, os melhoristas lançaram cultivares tolerantes ao pendoamento precoce. Dessa forma, possibilitou-se seu cultivo ao longo de todo o ano e nas demais regiões fisiográficas do país.

Canteiros de alfaces lisas roxas e lisas verdes - Crédito Luize Hess
Canteiros de alfaces lisas roxas e lisas verdes – Crédito Luize Hess

No verão, os preços são mais elevados devido ao aumento do consumo atrelado a uma dificuldade maior para o agricultor cultivar pelo fato de a temperatura ficar mais elevada, uma vez que o clima é menos favorável ao cultivo dessa hortaliça. É nessa época que geralmente a qualidade da alface produzida fica comprometida e os preços são elevados.

Portanto, o melhor período para a produção de alface é quando as temperaturas estão menos elevadas. Em dias curtos e com temperaturas amenas, entre 20 e 25 °C, o desenvolvimento vegetativo é favorecido para a maioria das cultivares. No entanto, o mercado consumidor está acostumado a comprar alface todos os dias e, por isso, o campo cultiva essa folhosa mesmo em períodos não tão apropriados para atender a essa demanda.

Cabem a todos que fazem parte dessa cadeia driblar as adversidades que surgem, usando os recursos disponíveis, sobretudo variedades mais adaptadas a altas temperaturas e melhoria de condições de cultivo, tais como uso de telados com ventilação e redução de luminosidade, plantio em regiões de altitude, onde as temperaturas naturalmente são mais amenas, entre outros.

Recomendações

As alfaces de folha solta lisa ou crespa são mais tolerantes a temperaturas elevadas do que as alfaces americanas. Dessa forma, quem cultiva alface americana deve procurar regiões com temperaturas amenas para obter o embricamento das folhas e, consequentemente, a formação de uma cabeça de qualidade.

Para quem cultiva em ambiente protegido, é preciso empregar estruturas que facilitem a saída do ar quente. Há, no mercado, tecnologias que ajudam a diminuir e/ou dispersar o calor no ambiente agrícola, como: utilização de casas de vegetação com o pé direito mais elevado; abertura zenital; e colocação de janelas e exaustores.

Em campo aberto, pode-se utilizar coberturas plásticas para o controle de plantas invasoras, ou seja, mulching, com uma coloração que não atraia ou disperse o calor. I sistema de irrigação por microaspersão permite, além da irrigação, um resfriamento das folhas nas horas mais quentes do dia, o que é benéfico para regiões com temperatura elevada.

O alfacicultor, quando for adquirir um novo cultivar, deve observar as características que estão nos catálogos das empresas de sementes ou instituições de pesquisa e o segmento de mercado que se pretende atender. Ele precisa verificar as doenças e pragas para as quais o material tem tolerância ou resistência e para que época do ano ele foi desenvolvido.

Após a escolha do cultivar, deve-se ter em mente que é essencial a aquisição de mudas de qualidade. Para isso, é necessário buscar empresas idôneas e que sejam registradas. Há no mercado viveiros especializados e que produzem mudas de excelente qualidade, isentas de pragas e doenças.

Essa matéria está na edição de Julho da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Clique aqui para conhecer os nossos planos de assinatura.
 

ARTIGOS RELACIONADOS

24º Dia de Campo Copercampos compartilha tecnologias para o novo Agro

De 26 a 28 de fevereiro, Campos Novos (SC) se transforma em centro de informações para elevar a eficiência na agropecuária. Mais de 140 empresas estão confirmadas para o 24º Dia de Campo Copercampos. Nesta edição, a nova agricultura estará em debate e o produtor rural terá a oportunidade de obter conhecimentos e visualizar novas oportunidades para a sua propriedade rural.

Fenicafé – 20 anos de tradição

A mais tradicional feira de irrigação na cafeicultura acontecerá em três dias, e deve reunir um público de 18 mil pessoas A Fenicafé, tradicional evento...

Alga verde no controle da antracnose do feijoeiro

Felipe Augusto Moretti Ferreira Pinto Engenheiro agrônomo, doutor em Fitopatologia e pesquisador da Epagri/ Estação Experimental de São Joaquim felipemoretti113@hotmail.com O feijão (Phaseolusvulgaris L.) é um...

Qual a ação dos fertilizantes organominerais na beterraba?

Autores Júlio César Ribeiro Engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia/Ciência do Solo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) jcragronomo@gmail.com Carlos Antônio...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!