26.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioAnimaisQueratina é vital para saúde dos cascos de equinos

Queratina é vital para saúde dos cascos de equinos

A alimentação balanceada é de extrema importância para o bom funcionamento físico de qualquer ser vivo, pois, além de proporcionar saúde para atividades do dia a dia, ajuda a prevenir uma série de doenças. Com os equinos, não é diferente. “No caso dos cavalos, a nutrição bem elaborada ajuda na manutenção dos cascos – uma das partes do corpo com maior risco de desenvolvimento de enfermidades, seja por excesso de exposição à umidade, falta de limpeza e casqueamento, por lesões que não foram devidamente tratadas ou por dietas desequilibradas”, explica Evandro Oliveira, gerente de produtos para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal.

Créditos: Divulgação

“Os cascos são, literalmente, a ‘base’ e o ‘meio de transporte’ dos equinos. Se o animal não possui cascos saudáveis, sua qualidade de vida fica prejudicada – e o desempenho também –, já que o conforto e o bem-estar ficam totalmente comprometidos. Assim, é extremamente importante conscientizar os criadores da relevância de cuidar dessa parte vital do corpo dos equinos, principalmente por meio da alimentação planejada para suprir a demanda de queratina”, ressalta Oliveira.

A produção de queratina é essencial para a tropa estar em condições normais de funcionamento. Proteína fundamental para a saúde dos cascos, ela atua no seu fortalecimento, prevenindo lesões, rachaduras e quebras. “É necessário oferecer suplementos nutricionais que estimulem a produção dessa proteína pelo organismo, ajudando a manter o estado saudável dos cascos”, orienta o especialista da Vetoquinol.

Suplemento nutricional líquido com nutrientes em forma orgânica, Kerabol® auxilia os criadores a suprir a necessidade de queratina. Para estimular a produção da proteína no metabolismo dos animais, a solução conta com zinco, manganês, selênio e biotina, além da DL-metionina – fonte orgânica de enxofre. O produto faz parte da linha Equistro®, líder e referência mundial em suplementação para equinos da Vetoquinol, empresa de origem francesa que está completando 90 anos de história no mercado, com 12 anos de presença no Brasil.

A solução, segundo Evandro Oliveira, também é um recurso importante “para a recuperação adequada após o ferrageamento, prática disseminada pelo país e recomendada especialmente para cavalos que desenvolvem atividades em solos mais duros”. Como a alimentação balanceada, o criador terá “um plantel mais preparado para o trabalho na fazenda e para competições, permitindo que alcance seu máximo potencial, sem lesões e com bem-estar, gerando cada vez mais rentabilidade”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Inflamações articulares podem afetar equinos atletas

As inflamações articulares são um desafio para os equinos atletas.

Luxação em equinos: incidência preocupa criadores

Os problemas de locomoção dos equinos é algo que precisa de atenção.

Encefalomielite viral mata 85 a cada 100 equinos afetados

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, a enfermidade tem taxa de mortalidade equivalente a 85% dos animais acometidos.

Períodos mais secos favorecem perda do escore de condição corporal em equinos, afirma especialista de Equinos da Vetnil

Idade avançada e problemas de saúde também podem provocar perda de massa nos animais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!