21.6 C
Uberlândia
domingo, abril 6, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasRealidade aumentada apresenta a rastreabilidade da laranja e incentiva o consumo da...

Realidade aumentada apresenta a rastreabilidade da laranja e incentiva o consumo da fruta

Laranja – Crédito: Shutterstock

A PariPassu, empresa de soluções em rastreabilidade, qualidade e monitoramento para o desenvolvimento da cadeia de alimentos perecíveis do GenesisGroup, e a AlfaCitrus, uma das cinco maiores beneficiadoras de laranjas e tangerinas do Brasil desenvolveram uma nova ferramenta de realidade aumentada para rastrear a cadeia da laranja – desde onde foram produzidas até os consumidores finais. Esse processo objetiva proporcionar reforçar os conceitos de alimento seguro e de alta qualidade.

“A proposta da PariPassu e AlfaCitrus é usar a tecnologia como fator transformador na cadeia de produção de alimentos. Essa parceria reforça nosso compromisso com os consumidores e não apenas com a produção, principalmente num momento de muita relevância para o tema saúde e segurança dos alimentos. É importante ressaltar que a rastreabilidade representa um processo eficiente para os agricultores cumprirem a legislação vigente, levando informações precisas aos demais agentes da cadeia, além de otimizar o controle da produção”, explica Giampaolo Buso, diretor da PariPassu.

Além da praticidade da ferramenta de realidade aumentada, o consumidor tem acesso a algumas surpresas. “Basta direcionar a câmera do celular no QR Code das laranjas AlfaCitrus e imediatamente aparecerão informações sobre o produto e um vídeo explicativo em 3D. Em seguida, o consumidor tem acesso a deliciosas receitas feitas com laranja. Nós, da AlfaCitrus, desejamos que todos tenham uma experiência positiva com os citrus feitos por nossas famílias com muito amor e respeito”, explica Emílio Favero, sócio e diretor comercial da AlfaCitrus, que produz laranja há mais de 50 anos.

A demanda por alimentos seguros, produzidos com respeito socioambiental é crescente. “A legislação faz sua parte e inclui controles rígidos. Nesse contexto, as marcas precisam ser responsáveis em todos os elos da cadeia produtiva. O registro de todas as atividades envolvidas, iniciando na propriedade, representa um importante ganho para todos os envolvidos. A PariPassu disponibiliza uma solução aplicável ao controle dos processos e monitoramento da qualidade. A ferramenta de realidade aumentada é mais um passo com o objetivo de facilitar a conexão junto ao consumidor e esperamos que aprovem! O Brasil é um exemplo na produção de laranja para o mundo e evoluímos de forma consistente para atender todos os requisitos nacionais e internacionais na garantia da qualidade deste alimento que compõe nossa dieta básica.”, conclui o diretor da PariPassu.

O Brasil é o maior produtor mundial de laranjas e o maior exportador de suco. Segundo o Fundecitrus, a próxima safra deve atingir 288 milhões de caixas de 40,8 kg. Em 2019, o Brasil teve a maior produtividade dos últimos 30 anos, devido aos investimentos tecnológicos feitos no campo, renovação de pomares e clima favorável à cultura.

ARTIGOS RELACIONADOS

Versão ‘mini’ de frutas e hortaliças ganha espaço no mercado nacional

  Já não é mais tão raro ir ao mercado e encontrar cenouras, brócolis, tomate e cebola em tamanho reduzido, em uma prateleira reservada nos...

Amarelão do tomateiro: Como agir?

AutoresHélcio Costa helciocosta@incaper.es.gov.br José Aires Ventura Engenheiros agrônomos, doutores em Fitopatologia e pesquisadores do Incaper Júlio César Barbosa Engenheiro agrônomo e mestre em Fitopatologia...

Feacoop 2015 – Soluções integradas, resultados sustentáveis

  A Feira de agronegócios, que acontecerá do dia 3 a 6 de agosto, apresentará novidades que auxiliarão os produtores na maximização da produtividade com...

Inoculante biológico eleva a produtividade

Em parceria com a Embrapa Clima Temperado, a Biotrop é a primeira empresa no Brasil ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!