20.5 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesReguladores vegetais

Reguladores vegetais

Bruno Henrique Leite Gonçalvesbruno_lleite@hotmail.com

Adilson Pimentel Júnioradilson_pimentel@outlook.com

Aline Mendes de Sousa Gouveiaaline_mendes@fio.edu.br

Engenheiros agrônomos, doutores em Agronomia e professores – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – Unifio

Abacate – Crédito: Shutterstock

O uso de reguladores vegetais capazes de inibir a síntese de giberelinas é uma das técnicas que pode reduzir o vigor das plantas. Os reguladores vegetais podem ser agrupados em função da etapa da síntese em que atuam: os compostos quaternários, como o cloreto de mepiquat e o cloreto de chlormequat (CCC); os compostos cíclicos contendo uma molécula de nitrogênio, como o uniconazole (UCZ) e o paclobutrazol; por último, o prohexadione-Ca (ProCa) e o etltrinexapac (TrixE), que podem bloquear as reações finais do metabolismo de giberelinas.

Além dos ajustes de manejo que favoreçam a produção de abacates em épocas de maior demanda no mercado, também é possível agregar qualidade aos frutos com aplicação de reguladores.

Uma etapa importante e crítica que determina a qualidade do abacate é a identificação do ponto de colheita, uma vez que, em geral, a polpa não se torna macia enquanto os frutos permanecerem na planta.

[rml_read_more]

Por isso, são utilizados alguns indicadores para o reconhecimento da maturação ideal para a colheita, como aderência do pedúnculo, cor da casca, densidade e teor de óleo da polpa, revestimento do caroço, peso e volume do fruto. Outra característica que reforça a demanda por informações do ponto de colheita é que após a colheita o processo de amaciamento da polpa ocorre rapidamente, conferindo-lhe alta perecibilidade sob condição ambiente.

Manejo

As pulverizações com os reguladores são realizadas nos novos ramos vegetativos emitidos depois da poda de limpeza. Estudos mostram que a aplicação de cloreto de chlormequat, em doses de 1,5 g por planta ou 3,0 g, incrementou o número de frutos por planta no abacateiro ‘Geada’.

Já para a cultivar Quintal, a dose de 3,0 g de cloreto de chlormequat ou uniconazole promoveu maiores rendimentos.

Artigo anterior
Próximo artigo
ARTIGOS RELACIONADOS

Mudões reduzem o ciclo da lavoura de tomate?

Autores Herika Paula Pessoa herika.paula@ufv.br Mariane Gonçalves Ferreira Copati marianegonferreira@gmail.com Engenheiras agrônomas, mestras e doutorandas em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)...

Ciclo da cebola define o planejamento de mercado

  Daniel Pedrosa Alves Doutor em Genética e Melhoramento e pesquisador da Epagri na área de Melhoramento de Plantas danielalves@epagri.sc.gov.br Gerson Henrique Wamser Mestre em Produção Vegetal e pesquisador...

Variedade de feijão viabiliza colheita mecanizada

Filipe Chaves Moreira Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), bolsista de iniciação científica da EPAMIG e membro do Núcleo de Estudos em...

Produção de pimentão em estufas

O pimentão é cultivado por todo o Brasil, sendo os principais Estados produtores Minas Gerais e São Paulo, com 40% de todo o volume nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!