14.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 30, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasSafra de algodão atinge expectativas, mas requer cuidado com armazenamento

Safra de algodão atinge expectativas, mas requer cuidado com armazenamento

Produtores podem otimizar todas as etapas da cadeia produtiva do algodão, com o uso de tecnologia de medição de umidade

Crédito Miriam Lins

A produção de algodão na safra 2023/24 está superando as expectativas, estimada em 3,5 milhões de toneladas. No entanto, é importante agora considerar as condições de armazenamento do produto. As variáveis climáticas, como chuvas e umidade relativa do ar, podem influenciar significativamente a umidade do algodão durante a colheita e o armazenamento.

Especialistas da área ressaltam que o teor de umidade e a qualidade do armazenamento do algodão são cruciais para preservar a qualidade e o valor comercial do produto. “Seja na fase de colheita, armazenamento ou processamento, manter a umidade adequada evita perdas e garante a qualidade da fibra”, afirma o engenheiro agrônomo Roney Smolareck, da empresa Loc Solution, que detém a marca Motomco de aparelhos medidores de umidade.

Segundo ele, para o algodão em caroço, recomenda-se um teor de umidade de até 12%, pois acima deste percentual começam a surgir problemas de qualidade. Já a umidade ideal da fibra durante o beneficiamento deve ficar entre 9-10 %. “Portanto, é fundamental manter o algodão em um local seco, limpo e bem ventilado para evitar a presença de impurezas que podem afetar negativamente o beneficiamento pela indústria têxtil”, afirma Smolareck.

A adoção dessas práticas de armazenamento pode ajudar a evitar perdas e garantir uma comercialização bem-sucedida. “A umidade é um dos principais fatores a serem controlados durante a colheita. Ela vai indicar o momento adequado para iniciar a colheita ao longo do dia e o momento certo de parar”, complementa Smolareck.

Existem várias técnicas para medição da umidade, sendo as mais comuns a utilização de medidores de umidade de algodão portáteis. Um dos desafios enfrentados pelas algodoeiras está relacionado à falta de padronização nos métodos de medição da umidade, o que pode levar a resultados imprecisos e dificultar a avaliação da qualidade do algodão.

De acordo com Fernanda Rodrigues da Silva, gerente de Relacionamento da Loc Solution, os medidores de umidade portáteis para o algodão são práticos e de fácil manuseio, ideais para medições rápidas durante a colheita ou o beneficiamento.

Ter um equipamento adequado é fundamental para entender a qualidade do produto, além de garantir uma gestão eficaz da umidade do algodão. “Com a adoção de técnicas adequadas de medição e controle, os produtores podem minimizar os impactos negativos da umidade e otimizar os resultados em todas as etapas da cadeia produtiva”, destaca ela.

Em relação à safra, houve um aumento significativo de 7,7% em comparação com o ciclo anterior, principalmente devido ao incremento de 15,4% na área plantada, que alcançou 1,93 milhão de hectares.

“Esse aumento na área cultivada é resultado, em grande parte, da migração de terras anteriormente destinadas ao milho de segunda safra para a cultura do algodão”, afirma Smolareck, acrescentando que os produtores estão buscando alternativas rentáveis, e o algodão surge como uma opção atrativa diante das condições climáticas desfavoráveis para outras culturas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Safeners e o impacto na agricultura

Autores Samara Moreira Perissato Engenheira agrônoma, mestre e doutoranda em Agronomia/Agricultura – UNESP - Botucatu samaraperissato@gmail.com Leandro Bianchi leandro_bianchii@hotmail.com Roque de Carvalho Dias roquediasagro@gmail.com...

Nova variedade de pimentão oferece maior resistência a pragas

Lançada pela Seminis, variedade é indicada para estações de chuva e transição A nova variedade de pimentão SV1634PH da Seminis " negócio de sementes de...

As maiores produtividades de soja nesta safra

Leonardo Machado Engenheiro agrônomo e secretário executivo da ABRASS   A produtividade é uma variável importantíssima nos processos de avaliação de safra. São vários os fatores que...

Daymsa protege sua lavoura

  A Daymsa participa da Hortitec desde o início de suas atividades no Brasil, em 2007. Neste ano de 2018 o destaque foi o Naturamin...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!