18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Mercado Semana Internacional do Café promove debates sobre mercado mundial e sustentabilidade

Semana Internacional do Café promove debates sobre mercado mundial e sustentabilidade

Crédito - Bruno Lavorato
Crédito – Bruno Lavorato

Rodada de palestras, durante o evento, aborda temas estratégicos para o setor cafeeiro

Um dos mais importantes eventos do setor cafeeiro, a terceira Semana Internacional do Café (SIC) ” que será realizada entre os dias 24 e 26 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG) ” coloca em pauta importantes temas relacionados ao segmento, desde empreendedorismo e dinâmicas do varejo até processos de fermentação do café e inovação da poda do arábica.

No primeiro dia do evento, 24, o seminário internacional DNA Café reúne representantes da cadeia nacional e internacional para debater tendências, desafios e ações para o futuro do mercado mundial. No dia seguinte, 25, durante o Fórum da Agricultura Sustentável, os principais profissionais do setor discutem sobre as ações realizadas na cafeicultura e os próximos passos para o desenvolvimento sustentável. As palestras, para ambas iniciativas, são gratuitas e as inscrições já podem ser realizadas por meio do site da SIC.

O mediador da primeira palestra do DNA Café e também superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, conta que iniciativas como essa são importantes para estabelecer uma conexão entre os produtores e representantes da indústria cafeeira. “Durante a Semana, estabelecemos novos relacionamentos e estreitamos outros, além de termos a possibilidade de ampliar nosso conhecimento, já que estarão reunidos todos os elos da cadeia do café“, afirma. Além da palestra que será intermediada por Tarabal, “Origens e Empreendedorismo: Aprendendo com os outros“, outros três debates fazem parte do DNA Café, cuja programação inicia-se às 14h e segue até às 20h.

O Fórum da Agricultura Sustentável terá início com uma palestra focada em um tema que vem sendo muito discutido ao longo deste ano. O engenheiro agrônomo e consultor sênior na Elo Consultoria Empresarial, Mário Ramos Vilela, abordará o “Gerenciamento da Água na Cafeicultura“, trazendo à tona métodos que podem ser inseridos na produção de café. “As boas práticas de manejo na cafeicultura contribuem para que seja estabelecida uma reserva natural de água, muito importante, principalmente, durante o período de seca“, afirma. Outro ponto que será reforçado por ele é em relação à mensuração dos impactos. “Quando abordamos a sustentabilidade na agricultura não podemos medir apenas os impactos negativos, mas também os positivos, pontuando sempre o tripé da sustentabilidade“, reforça. O Fórum conta ainda com outras seis palestras em sua programação, das 13h30 às 20h.

Iniciativas como essas, que integram a Semana Internacional do Café, contribuem para o desenvolvimento do mercado brasileiro de café e para o fortalecimento de toda a cadeia produtiva, desde os produtores até o consumidor final. É o que ressalta o responsável técnico de Agronegócios do Sebrae, Cláudio Wagner de Castro. Para ele, essa é uma grande oportunidade para estreitar as relações, já que contamos com poucos eventos como esses, que congregam tantos representantes do setor. “É um momento também em que todos podem conhecer melhor as características do café produzido em cada região do nosso estado. Esse conhecimento contribui para o reconhecimento e valorização do nosso produto“, conclui.

Semana Internacional do Café
Criada em 2013, a Semana Internacional do Café (SIC) tem como principal objetivo reunir toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro ” nacional e internacional ” em prol do crescimento social e economicamente sustentável do café brasileiro. Sediada em Belo Horizonte – Minas Gerais, estado responsável por 50% da produção da safra nacional, o evento movimenta anualmente milhares de profissionais e apreciadores de todo o mundo. Promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais ” Faemg, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ” Sebrae, pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, a SIC conta também com Patrocinadores Diamante Sistema Ocemg, Sescoop e Sistema OCB; Patrocinador Prata Sicoob Sistema Crediminas e Patrocinador Bronze Jacto.

 

DNA Café ” Seminário Internacional
Data: 24/09
Local: Expominas, Belo Horizonte, durante a Semana Internacional do Café

 

Palestras gratuitas
14h ” Abertura oficial da Semana Internacional do Café e Palestra Magna
15h ” Origens e Empreendedorismo: Aprendendo com Outros Produtos
16h30 ” Características e Oportunidades dos Cafés Brasileiros na Bélgica
17h30 ” Dinâmicas do Varejo: Consumo do Café Dentro do Lar
18h45 ” Mercado Interno: Diversidade de Cafés Fora do Lar

 

Fórum da Agricultura Sustentável 2015
Data: 25/09
Local: Expominas, Belo Horizonte, durante a Semana Internacional do Café

Palestras gratuitas
13h30 ” Gerenciamento da Água na Cafeicultura
14h30 ” Reuso da Água no Processamento dos Frutos do Café
Processos de Fermentação do Café
15h40 ” Tecnologias Aplicadas à Cafeicultura
Inovação na Poda do Café Arábica
Inovações na Mecanização da Cafeicultura de Montanha
17h40 ” Clima & Safra

 

Informações e inscrições para a Semana Internacional do Café: www.semanainternacionaldocafe.com.br

www.facebook.com/semanadocafe

Inicio Mercado Semana Internacional do Café promove debates sobre mercado mundial e sustentabilidade