Daniele Brandstetter Rodrigues – Engenheira agrônoma, mestra em Agronomia, doutora e pós-doutora em Ciência e Tecnologia de Sementes – ufpelbrandstetter@hotmail.com
Gustavo Cafisso – Engenheiro agrônomo – gustavo_cs0@hotmail.com
A agricultura brasileira vem sendo aprimorada ano após ano, com destaque para os últimos 10 anos, onde ferramentas tecnológicas digitais entram todo dia em benefício do agro. Com tanto aprimoramento, os produtores que não se adequam ficam para trás. Para esse novo conceito de agricultura o produtor precisa estar atento a todo o meio produtivo, ambiente, insumo, operação e gestão.
Com essa nova demanda de alta produção, o insumo base da produção, a semente, teve que acompanhar essas melhorias, e a semente com no mínimo 80% de germinação, que era comercializada antigamente, perde espaço no mercado ano após ano. A emergência, estande de plantas e arranque inicial de plântulas de soja são fatores decisivos para uma boa safra.
Qualidade
[rml_read_more]
A oferta de sementes de alta qualidade vem acompanhando essa tendência de mercado. Além das empresas que já produziam sementes há tempos se aperfeiçoarem, novas sementeiras surgiram no mercado, com alto volume de produção. Esse mercado de sementes de soja caminha para um novo padrão de qualidade, e em breve a empresa que não entregar plantas de alto vigor, estará fadada ao fracasso.
Nos dias atuais, se adquire maior precisão na qualidade das sementes distribuídas no mercado por meio do controle de qualidade interno das empresas. Avanços sobre o conhecimento do vigor e sua correlação com o sucesso do desenvolvimento e crescimento das plantas no campo são destaques, neste sentido, mesmo embora se trate de uma característica não exigida pela legislação brasileira como quesito obrigatório da comercialização de sementes de soja, há forte preocupação neste sentido.
Outro fator que pressiona esse padrão de qualidade pelas empresas produtoras são as empresas de melhoramento genético, pois essas investem muito em pesquisa e melhoramento para comercializar uma cultivar que satisfaça aos produtores com sua performance. Com isso, para ser comercializada, é necessária uma ótima semente para que essas cultivares expressem todo o seu potencial produtivo.
Por fim, por ser um produto altamente interessante para consumo mundial, devido a seus derivados, a exportação de soja brasileira cresce ano após ano, o que impulsiona a produção do grão, demandando sementes de qualidade.