25.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosShow Safra 2023 será evento carbono neutro

Show Safra 2023 será evento carbono neutro

Divulgação

Reforçando a responsabilidade da sustentabilidade socioambiental, a maior e mais importante feira do agronegócio de Mato Grosso será “Carbono Neutro” a partir da próxima edição. Essa é uma das grandes novidades do Show Safra 2023 que acontece nos dias 21 a 23 de março, no município de Lucas do Rio Verde-MT. A inovação traz o que mais tem de moderno nesse momento: desenvolvimento, tecnologia e sustentabilidade para a agropecuária.

Organizado anualmente pela Fundação Rio Verde, o Show Safra tem o foco técnico e comercial para temas relacionados ao agronegócio. Reúne em um só evento todo o universo que o agro representa para o estado de Mato Grosso passando por culturas de soja, milho algodão, feira de máquinas, equipamentos, espaço da pecuária, produtos e serviços, incluindo discussões de assuntos socioeconômicos e inovações pertinentes à atividade agropecuária.

Diretor Executivo da Fundação, Rodrigo Pasqualli ressalta que os trabalhos de compensação de carbono já serão feitos antes da realização do Show Safra, com uma ação ambiental de plantio de árvores.

“Realizamos um grande evento no estado mais importante e representativo para o agro de nosso país, e a preocupação é sempre ter um diferencial que deixe a marca para as próximas gerações. Nesse contexto, nossa proposta é trabalhar em 2023 o fato inédito em eventos do agro, que tenha a preocupação com a emissão de gases. Para o levantamento indicadores de emissão realizamos parceria com uma empresa certificada com aplicação dos parâmetros e as métricas para mensurar isso e proporcionar com transparência para o público que a Fundação Rio Verde está preocupada com o futuro e a mensagem de cuidado com o meio em que vivemos. E, em contrapartida disso, será feita então uma compensação, por meio de plantio das árvores com antecedência, pontuou Pasqualli”.

CARBONO NEUTRO

Um evento é neutro em carbono quando suas emissões de gases de efeito estufa, que não puderam ser evitadas, são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental é realizada na mesma proporção, como o apoio a projetos ambientais.

Para 2023, a organização proporcionará essa forma prática simples de tornar o evento mais sustentável, com o apoio da Empresa Ororo, que irá quantificar e pontuar ações que serão realizadas para neutralizar as emissões exclusivas de gases de efeito estufa (GEE), resultantes do Show Safra.

Após o evento, será realizado um novo cálculo considerando dados medidos na edição 2023 de forma a cruzar com as emissões estimadas e ajustar a compensação antecipada. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologia irlandesa testada nos cafezais brasileiros será apresentada no Encoffee 2022

Desenvolvida pela multinacional BioAtlantis, fertilizante organomineral tem potencializado a qualidade e a produção dos cafezais

My Wood Home, agora em versão online

O congresso My Wood Home nasce como sendo o maior evento da América ...

Mato Grosso promove evento sobre gestão florestal no Dia da Floresta

Uso sustentável da madeira nativa proveniente de manejo florestal será destacado durante a 5ª edição do Dia na Floresta. O evento promovido nos dias...

Vigor e tecnologia são destaques no XXI CBSementes

Os avanços tecnológicos têm conferido maior precisão na análise de sementes; no Brasil, a demanda por inovações é grande

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!