18.5 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiSilício aumenta resistência da fruta

Silício aumenta resistência da fruta

Autor

Mário Calvino PalombiniEngenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Natural – vermelhonatural@hotmail.com

Morango – Crédito: Shutterstock

O silício é um elemento que pode fazer parte da estrutura da planta, ocasionando barreiras físicas para a infecção e ataque de plantas causados por pragas e doenças. Em cada caso, a forma de atuação do silício é diferente.

Para entender a ação sobre tripes e ácaros, é necessário compreender o sistema bucal, que é do tipo picador, sugador ou raspador, atuando em picar ou raspar a membrana da folha ou flor, extravasando da planta líquidos nutritivos e os sugando, assim, causando danos à planta.

A sílica dificulta este processo, mas não impede. Sua ação ocorre sobre as pragas ao dificultar o processo da alimentação. Ao perceber a dificuldade de obter alimento, a praga diminui a sua oviposição, retardando o crescimento populacional.

No caso de doenças, principalmente antracnose, a infecção é aumentada quando a planta está em uma situação de estresse, as defesas estão baixas e não ocorreu uma boa formação dos tecidos da planta. Tecidos mau formados passam a ser uma porta de entrada para as doenças. A sílica, ao fazer parte destes tecidos, torna-se uma barreira.

Em relação ao oídio, o excesso de crescimento torna os tecidos mais tenros, facilitando a sua infecção. O silício tem a capacidade de equilibrar o crescimento da planta, dificultando o desenvolvimento da doença.

Lembrando que o silício não pode ser considerado um meio eficiente de controle de pragas e doenças, mas uma alternativa auxiliar nos processos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Silício é ferramenta contra doenças das folhosas

Marcos Roberto Ribeiro-Junior Engenheiro agrônomo e doutorando em Agronomia/Proteção de Plantas - UNESP marcos.ribeiro@unesp.br Daniele Maria do Nascimento Engenheira agrônoma e doutora...

Efeito da termorreflexão do aluminet em ambiente protegido

O ambiente protegido, no Brasil, inclui áreas produtoras de hortaliças, flores e frutas. Dentre os diferentes sistemas utilizados pelos produtores destacam-se as estufas cobertas com filmes plásticos e telados, ou até mesmo a associação de materiais com o objetivo de adequar as condições climáticas às necessidades da cultura e de expressar a máxima capacidade produtiva do material genético.

Conservadoras DaColheita

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de frutas e o figo in natura vem ganhando ...

Algas em uvas de mesa proporcionam mais produtividade e qualidade?

O extrato de algas marinhas, especialmente de Ascophyllum nodosum L., tem sido muito estudado por ser uma tecnologia sustentável, segura e por resultar em grandes benefícios para a agricultura. Inúmeras pesquisas revelam a ampla variedade e benefícios proporcionados pelo uso do extrato de Ascophyllum nodosum da Acadian, como aumento de teores de clorofila, do crescimento e produtividade, melhor estabelecimento inicial das plantas, maior resistência a estresse ambiental (como seca, salinidade e alta temperatura) e prolongamento da qualidade pós-colheita, inclusive de uvas de mesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!