Silício no controle de míldio em morango hidropônico

0
69

Henrique da Silva Barata / Silvia Kalini dos Santos de Lima / Aline Oliveira da SilvaGraduandos em Agronomia – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Alasse Oliveira da SilvaEngenheiro agrônomo e técnico em Agronegócio – UFRAalasse.oliveira77@gmail.com

Liliane Marques de Sousa Engenheira agrônoma – UFRAliliane.engenheira007@gmail.com

Morango – Crédito: Glaúcio Genúncio

Uma das alternativas viáveis de produção do morango é o cultivo hidropônico. A produção de morango nesses sistemas tem crescido, principalmente por ser uma alternativa que permite o cultivo em solução nutritiva, aumentando a qualidade dos frutos.

Por ser uma cultura que na maioria das vezes é cultivada sob estruturas protegidas, o cultivo hidropônico é uma alternativa para manter o controle nutricional das plantas cultivadas, favorecendo um bom desenvolvimento das plantas. Os sistemas hidropônicos horizontais são os mais utilizados na produção de hortaliças e do morango, favorecendo o transporte da solução nutritiva pelo sistema.

No entanto, um dos grandes desafios do cultivo de morangueiro hidropônico é o ataque de doenças, dentre elas o míldio (Peronospora manshurica). Nesse contexto, o silício tem apresentado excelentes resultados no controle de doenças.

Ataque do míldio

O míldio é um fungo que atua na diminuição das atividades celulares, acarretando o aparecimento de manchas em folhas, flores e frutos. Apresenta desenvolvimento rápido quando exposto a condições climáticas favoráveis para o seu desenvolvimento. Com o aumento da umidade, esse fungo se propaga, causando grandes prejuízos à produção dos morangos hidropônicos.

Esse fungo pode causar muitas perdas dentro dos sistemas de cultivo de diversas culturas, dentre elas as uvas e os morangos (Maia et al., 2012). O morangueiro pode ser uma cultura suscetível ao ataque de míldio, pois as plantas cultivadas sob sistemas protegidos podem servir de fonte de inóculo para o desenvolvimento desse fungo.

Controle eficaz

A literatura vem trazendo cada vez mais informações sobre o combate de doenças fúngicas a partir do uso de nutrientes, como alternativa barata e eficaz. O silício apresenta importância no controle desse fungo no cultivo de morango, visto que esse elemento favorece o fortalecimento do sistema de defesa da planta, tornando-a menos suscetível ao ataque de patógenos, como o míldio.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.