21.6 C
Uberlândia
sábado, abril 5, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosSimbiose Agro apresenta BtControl

Simbiose Agro apresenta BtControl

Simbiose - FotosFransérgio Leão
Simbiose – FotosFransérgio Leão

Vilãs das lavouras, as lagartas derrubam a produtividade no campo, causam prejuízos e transformam perspectivas de boas safras em dores de cabeça. Na guerra entre produtores e pragas, os inseticidas são aliados eficientes, e se manejados de forma correta podem reduzir significativamente os danos.

Assim, durante o Show Rural Coopavel, a Simbiose levou sua linha completa de produtos, entre eles o BtControl ” primeira tecnologia microbiológica brasileira eficaz no controle da Helicoverpa armigera, devido aos seus efeitos subletais. O inseticida também é eficaz no controle das demais lagartas, e não polui o meio ambiente.

O produto foi testado sob várias populações de lagartas isoladas em diferentes culturas: algodão, sorgo, citros e cana-de-açúcar. Os resultados da pesquisa realizada pelo professor da UNESP, Ricardo Antônio Polanczyk, demonstraram mortalidade de até 100% nos primeiros dias após a aplicação do produto.

Marcelo de Godoy Oliveira, presidente da Simbiose - FotosFransérgio Leão
Marcelo de Godoy Oliveira, presidente da Simbiose – FotosFransérgio Leão

Outra constatação do estudo aponta que as lagartas que sobreviveram após a aplicação de BtControl sofreram efeitos subletais: “Cerca de 90% das lagartas sobreviventes aos tratamentos não chegaram ao estágio de pupa, e entre as sobreviventes que ‘empuparam’, nenhuma resultou em formação de adulto“, destaca o professor Ricardo.

Embora a lagarta permaneça viva, o seu desenvolvimento é afetado de tal forma que a sua capacidade de causar dano à planta é substancialmente comprometida, ou seja, embora a lagarta esteja viva, para o agricultor ela está morta, pois não causa dano.

E, para quem está pensando na safrinha, a Simbiose apresenta o SimbioseMaiz, uma completa linha de inoculantes líquidos que fixa o nitrogênio, promove um maior desenvolvimento radicular, melhora a absorção de nutrientes e da água, tudo com excelente custo-benefício.

 

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira a sua!

ARTIGOS RELACIONADOS

Maturadores na safra sucroalcooleira: impulsionando qualidade e rentabilidade

Desafios climáticos impactam diretamente no nível de açúcar do canavial, tornando o uso dessa tecnologia crucial para garantir a excelência da matéria-prima e maximizar o rendimento industrial

Fosfitos – Indutores de resistência da cana às doenças

Autores Renato Passos Brandão Gerente do Departamento Agronômico do Grupo Vittia renatobrandao@vittia.com.br Rafael Bianco Roxo Rodrigues Gerente Técnico de São Paulo e Sul de...

Soja: Doenças de final de ciclo ainda preocupam

Autor Marco Túlio Gonçalves de Paula Engenheiro agrônomo e mestrando em Qualidade Ambiental – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) mtulio.agro@gmail.com As doenças foliares da...

Spark Inteligência Estratégica divulga estudo sobre biolagarticidas no algodão

Mercado de inseticidas para controle de lagartas caiu 7% no ciclo 2019-20, enquanto segmento de biológicos dobrou e atingiu 3,7% das vendas totais; para empresa, avanço do manejo biológico de lagartas é tendência irreversível

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!