20.1 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosSimbiose Agro apresenta BtControl

Simbiose Agro apresenta BtControl

Simbiose - FotosFransérgio Leão
Simbiose – FotosFransérgio Leão

Vilãs das lavouras, as lagartas derrubam a produtividade no campo, causam prejuízos e transformam perspectivas de boas safras em dores de cabeça. Na guerra entre produtores e pragas, os inseticidas são aliados eficientes, e se manejados de forma correta podem reduzir significativamente os danos.

Assim, durante o Show Rural Coopavel, a Simbiose levou sua linha completa de produtos, entre eles o BtControl ” primeira tecnologia microbiológica brasileira eficaz no controle da Helicoverpa armigera, devido aos seus efeitos subletais. O inseticida também é eficaz no controle das demais lagartas, e não polui o meio ambiente.

O produto foi testado sob várias populações de lagartas isoladas em diferentes culturas: algodão, sorgo, citros e cana-de-açúcar. Os resultados da pesquisa realizada pelo professor da UNESP, Ricardo Antônio Polanczyk, demonstraram mortalidade de até 100% nos primeiros dias após a aplicação do produto.

Marcelo de Godoy Oliveira, presidente da Simbiose - FotosFransérgio Leão
Marcelo de Godoy Oliveira, presidente da Simbiose – FotosFransérgio Leão

Outra constatação do estudo aponta que as lagartas que sobreviveram após a aplicação de BtControl sofreram efeitos subletais: “Cerca de 90% das lagartas sobreviventes aos tratamentos não chegaram ao estágio de pupa, e entre as sobreviventes que ‘empuparam’, nenhuma resultou em formação de adulto“, destaca o professor Ricardo.

Embora a lagarta permaneça viva, o seu desenvolvimento é afetado de tal forma que a sua capacidade de causar dano à planta é substancialmente comprometida, ou seja, embora a lagarta esteja viva, para o agricultor ela está morta, pois não causa dano.

E, para quem está pensando na safrinha, a Simbiose apresenta o SimbioseMaiz, uma completa linha de inoculantes líquidos que fixa o nitrogênio, promove um maior desenvolvimento radicular, melhora a absorção de nutrientes e da água, tudo com excelente custo-benefício.

 

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira a sua!

ARTIGOS RELACIONADOS

Colheita de algodão se inicia em junho

Segundo maior produtor de algodão, a Bahia está na reta final para a colheita de algodão na safra 2019/2020 prevista para ser iniciada a partir de junho. A perspectiva dos produtores baianos é de manter em alta a sua produção na atual safra agrícola 2019/2020, que deve se manter em torno dos 1,5 milhão de toneladas (caroço e fibra), número alcançado, de forma histórica, na safra passada pelos produtores baianos. Com o plantio iniciado em dezembro passado, a safra ocupa uma área total de 313.566 mil hectares, e a perspectiva é de atingir a produtividade média de 300 arrobas por hectare. Os dados são da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), que completa 20 anos de atuação em prol do desenvolvimento da cotonicultura no estado.

Sistema de irrigação por gotejamento

O tomateiro é uma planta com elevada demanda hídrica. Dependendo da cultivar ...

Silício – Aliado no controle da requeima em batata

Angélica Araújo Queiroz Engenheira agrônoma, professora e doutora no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) angelica@iftm.edu.br   A ação benéfica do Si tem sido associada ao aumento da...

Aemco Transmissões – Compromisso com o campo

  A Aemco é uma empresa das Indústrias Colombo com 32 anos de mercado, que atua com foco nas montadoras de máquinas agrícolas e de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!