Sistema Caramuru

0
21

Controle eficaz da cigarrinha-do-milho

Emerson Castro – Representante Comercial da Nim Brasil

Milho – Crédito: André Aguirre

Os enfezamentos são doenças do milho causadas pela infecção da planta por microrganismos denominados molicutes (classe Mollicutes – reino Bacteria), que são um espiroplasma (Spiroplasma Kunkelli) e um fitoplasma (Maize bushy stunt).

Há dois tipos de enfezamentos: a doença denominada enfezamento-pálido (causada por espiroplasma) e a doença denominada enfezamento vermelho (causada por fitoplasma). A distinção entre as duas em campo com base apenas nos sintomas da planta, frequentemente, é impossível.

O molicutes invadem sistematicamente e multiplicam-se nos tecidos do floema da planta de milho e são transmitidos de plantas doentes para plantas sadias, pela cigarrinha Dalbulus maidis (Hemiptera: Cicadellidae).

No sistema Caramuru tratamos o vegetal e o solo de forma especial, ou seja, desde o tratamento de sementes (Bioprotetor TS), melhoria da fertilidade do solo com o Natural Húmics (condicionador de solos), rico em ácidos húmicos e fúlvicos, e matéria orgânica aumentando a microbiota, e com isso maior disponibilidade de nutrientes para a planta, mais o controle de pragas com óleo de neem concentrado – Nim Brasil (carência Zero), aliado à nutrição foliar com 12 micro/macronutrientes com aditivos especiais, mais a nutrição via solo rica em NPK + carbono orgânico complexados para complementar a adubação de solo de forma balanceada.

Recomendações

O sistema tem sua recomendação mediante análise da necessidade específica de cada cultura. Com este sistema nutricional e de controle de pragas (cigarrinha, lagarta-do-cartucho, pulgão, etc,), reduzimos entre 80 e 100% o uso de inseticidas convencionais, com grande diminuição do número de pulverizações na grande maioria dos casos, sem afetar os insetos polinizadores e predadores naturais, com isso preservando a saúde dos produtores, consumidores e meio ambiente, trabalhando assim de forma sustentável.

O grande objetivo desse sistema é ter plantas mais vigorosas, muito bem nutridas e com isso aumentar a imunidade da planta. Aí está nosso foco, aumentar a imunidade, assim teremos plantas menos suscetíveis à doença causada pela transmissão da cigarrinha.


Benefícios do Sistema Caramuru para o milho:

  1. Maior e melhor desenvolvimento radicular (profundidade e lateralidade);
  2. Maior aproveitamento dos fertilizantes de solo;
  3. Fixação biológica de nitrogênio, maior disponibilidade de fósforo e potássio, antes retidos no solo;
  4. Melhor desenvolvimento vegetativo (precocidade);
  5. Planta com maior vigor desde a germinação;
  6. Folhas maiores e mais espessas;
  7. Espigas maiores, mais uniformes;
  8. Maior durabilidade, maior tempo de banca (milho verde/pamonha);
  9. Aumento real da produtividade entre 10 a 30%;
  10. Grande redução de custos para o produtor, com menos entradas na lavoura;
  11. Lavoura bem mais rentável para o produtor.

A empresa

A Nim Brasil Controle Biológico e Nutricional, uma empresa genuinamente brasileira, atua no mercado desde 2009, e tem como meta levar ao produtor rural formas de manejar as culturas com o objetivo de produzir de forma mais sustentável, reduzindo o uso de agrotóxicos e melhorando a qualidade de vida do produtor e também, reduzindo custos, com o aumento da produtividade, além de produzir alimentos mais nutritivos e saudáveis para o consumidor final.

Para conhecer melhor nosso trabalho, assistam alguns vídeos em nosso site www.nimbrasil.com.br