23.6 C
Uberlândia
terça-feira, setembro 10, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosSistema Caramuru

Sistema Caramuru

Controle eficaz da cigarrinha-do-milho

Emerson Castro – Representante Comercial da Nim Brasil

Milho – Crédito: André Aguirre

Os enfezamentos são doenças do milho causadas pela infecção da planta por microrganismos denominados molicutes (classe Mollicutes – reino Bacteria), que são um espiroplasma (Spiroplasma Kunkelli) e um fitoplasma (Maize bushy stunt).

Há dois tipos de enfezamentos: a doença denominada enfezamento-pálido (causada por espiroplasma) e a doença denominada enfezamento vermelho (causada por fitoplasma). A distinção entre as duas em campo com base apenas nos sintomas da planta, frequentemente, é impossível.

O molicutes invadem sistematicamente e multiplicam-se nos tecidos do floema da planta de milho e são transmitidos de plantas doentes para plantas sadias, pela cigarrinha Dalbulus maidis (Hemiptera: Cicadellidae).

No sistema Caramuru tratamos o vegetal e o solo de forma especial, ou seja, desde o tratamento de sementes (Bioprotetor TS), melhoria da fertilidade do solo com o Natural Húmics (condicionador de solos), rico em ácidos húmicos e fúlvicos, e matéria orgânica aumentando a microbiota, e com isso maior disponibilidade de nutrientes para a planta, mais o controle de pragas com óleo de neem concentrado – Nim Brasil (carência Zero), aliado à nutrição foliar com 12 micro/macronutrientes com aditivos especiais, mais a nutrição via solo rica em NPK + carbono orgânico complexados para complementar a adubação de solo de forma balanceada.

Recomendações

O sistema tem sua recomendação mediante análise da necessidade específica de cada cultura. Com este sistema nutricional e de controle de pragas (cigarrinha, lagarta-do-cartucho, pulgão, etc,), reduzimos entre 80 e 100% o uso de inseticidas convencionais, com grande diminuição do número de pulverizações na grande maioria dos casos, sem afetar os insetos polinizadores e predadores naturais, com isso preservando a saúde dos produtores, consumidores e meio ambiente, trabalhando assim de forma sustentável.

O grande objetivo desse sistema é ter plantas mais vigorosas, muito bem nutridas e com isso aumentar a imunidade da planta. Aí está nosso foco, aumentar a imunidade, assim teremos plantas menos suscetíveis à doença causada pela transmissão da cigarrinha.


Benefícios do Sistema Caramuru para o milho:

  1. Maior e melhor desenvolvimento radicular (profundidade e lateralidade);
  2. Maior aproveitamento dos fertilizantes de solo;
  3. Fixação biológica de nitrogênio, maior disponibilidade de fósforo e potássio, antes retidos no solo;
  4. Melhor desenvolvimento vegetativo (precocidade);
  5. Planta com maior vigor desde a germinação;
  6. Folhas maiores e mais espessas;
  7. Espigas maiores, mais uniformes;
  8. Maior durabilidade, maior tempo de banca (milho verde/pamonha);
  9. Aumento real da produtividade entre 10 a 30%;
  10. Grande redução de custos para o produtor, com menos entradas na lavoura;
  11. Lavoura bem mais rentável para o produtor.

A empresa

A Nim Brasil Controle Biológico e Nutricional, uma empresa genuinamente brasileira, atua no mercado desde 2009, e tem como meta levar ao produtor rural formas de manejar as culturas com o objetivo de produzir de forma mais sustentável, reduzindo o uso de agrotóxicos e melhorando a qualidade de vida do produtor e também, reduzindo custos, com o aumento da produtividade, além de produzir alimentos mais nutritivos e saudáveis para o consumidor final.

Para conhecer melhor nosso trabalho, assistam alguns vídeos em nosso site www.nimbrasil.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Grupo Santa Clara fortalece estratégia comercial com novo diretor

O Grupo Santa Clara anuncia a contratação de Adelino Thomazini como novo Diretor Comercial. Thomazini traz uma vasta experiência nas cadeias de soja, algodão,...

Fosfito é arma poderosa para o milho

Resultados de pesquisas comprovam que a aplicação foliar de fosfito em milho reduz a severidade das doenças mancha de cercóspora, mancha branca, helmintosporiose comum e ferrugens.

Venda de sementes avança 30%

Crescimento está relacionado principalmente ao aumento do investimento do produtor na chamada terceira geração da biotecnologia, segundo levantamento

Programa Prospera fortalece cadeia produtiva de milho no Nordeste

A iniciativa já impactou cerca de 1.200 agricultores no Ceará com treinamentos e orientações sobre o sistema produtivo de alto rendimento de milho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!