26.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosSoja dribla seca e produção brasileira salta para 154,2 mi ton

Soja dribla seca e produção brasileira salta para 154,2 mi ton

Foto: Shutterstock

Em sua estimativa de fevereiro, a StoneX elevou a expectativa de produção brasileira de soja 2022/23 para 154,2 milhões de toneladas, contra 153,79 milhões de toneladas divulgados no relatório anterior.

“Apesar das preocupações com o clima seco no Sul do Brasil, que motivaram mais um corte na safra do Rio Grande do Sul, as perspectivas no restante do País se mantêm muito positivas”, avalia a Especialista de Inteligência de Mercado do grupo, Ana Luiza Lodi.

Enquanto a produção gaúcha agora está estimada em 19 milhões de toneladas, mais de 2 milhões a menos que o divulgado no começo de janeiro, outros Estados mostram resultados satisfatórios na colheita.

A StoneX calculou aumento da produtividade esperada no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, compensando a queda no Sul, além de uma revisão da área plantada em alguns estados.

Oferta e demanda

Com a confirmação de uma safra de soja acima de 150 milhões de toneladas, o balanço de oferta e demanda 2022/23 poderia terminar com estoques um pouco maiores que em anos anteriores, em 6,89 milhões de toneladas.

Contudo, o cenário da demanda ainda pode mudar, destacando que uma quebra de safra na Argentina tende a incrementar as a busca por outras origens de farelo e óleo, incentivando o esmagamento aqui no Brasil. “Uma safra recorde não é necessariamente garantia de um balanço mais folgado, com a demanda podendo trazer surpresas”, pondera Ana Luiza.

Produção de milho

Prejuízos causados pela seca em áreas produtoras do Sul do Brasil foram superados pelo bom desenvolvimento da safra de milho nas demais regiões. Em relação à primeira safra, enquanto a produção gaúcha recuou para 3,3 milhões de toneladas, a produtividade média esperada para Minas Gerais, por exemplo, subiu para 9,0 toneladas por hectare.

Em sua divulgação de fevereiro, a StoneX trouxe aumento na produção nacional – totalizando 27,55 milhões de toneladas na primeira safra e 100,1 milhões de toneladas na safrinha (contra 99,6 milhões de toneladas divulgados anteriormente).

Aumento da safrinha

“É preciso lembrar que a safra de inverno de milho é mais arriscada, por se desenvolver logo antes do início da estação seca em grande parte do país, com o clima sendo acompanhado de perto”, explicou a consultoria, em relatório. O grupo destacou o aumento da área plantada do milho safrinha no Brasil, superando os 18 milhões de hectares no total.

Considerando os ajustes positivos, somado ao aumento também na safra de verão, a produção total brasileira 2022/23 está estimada no recorde de 129,9 milhões de toneladas (contabilizando a terceira safra).

A possibilidade de uma safra também recorde em 2022/23, a depender da safrinha, poderia resultar em um cenário de aumento dos estoques, estimados atualmente em 14 milhões de toneladas.

“Com um consumo doméstico cada vez maior e reforçado pela produção de etanol de milho, o volume de estoque de passagem tem demanda garantida no primeiro semestre do ano seguinte, antes do período de maior oferta, que é colheita da segunda safra”, avaliou a consultoria.

ARTIGOS RELACIONADOS

Dados estatísticos precisos para previsão de safra

O conselheiro do Cecafé, Nelson Carvalhaes, esteve presente na abertura da 25ª edição Fenicafé, que acontece até quinta feira(07) em Araguari no Triângulo Mineiro.

Novidades no controle do mofo-branco na soja

Existem várias pesquisas sobre controle biológico do mofo-branco e mais de 30 espécies de fungos e bactérias são descritas como antagonistas a Sclerotinia spp.

Milho safrinha: escolha da semente ou de tecnologias?

Sem dúvidas, a escolha da semente é um passo importante para obter altas produtividades de uma cultura, mas é na lavoura que ela expressa o seu potencial genético.

Consórcio com o milho aumenta a produção sustentável de cana

A Embrapa lançou a tecnologia que trata do consórcio de cana-de-açúcar com milho, ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!