21.6 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
- Publicidade -
InícioEventosAbertura da 15ª SIT conta com apresentação de novas tecnologias

Abertura da 15ª SIT conta com apresentação de novas tecnologias

O evento marca os 50 anos da Embrapa e os 15 anos de realização da Semana de Integração Tecnológica.

Abertura da 15ª SIT nesta segunda-feira, dia 15 de maio

Teve início na manhã desta segunda-feira, 15 de maio, na Embrapa Milho e Sorgo, a 15ª edição da Semana de Integração Tecnológica. O evento contou com a presença de autoridades, representantes de órgãos públicos e da iniciativa privada, produtores rurais, profissionais do setor agropecuário, estudantes e colaboradores da Embrapa Milho e Sorgo. O público lotou o Auditório Renato de Oliveira Coimbra.

O evento marca os 50 anos da Embrapa e os 15 anos de realização da Semana de Integração Tecnológica, sendo que um dos momentos de destaque da abertura foi a entrega de homenagens a parceiros que colaboraram para o fortalecimento da pesquisa, desenvolvimento e inovação da agricultura brasileira, além da apresentação de tecnologias que estão sendo lançadas no mercado pela Embrapa em 2023, como cultivares de milho, sorgo, um evento transgênico e bioinsumos.

“A Embrapa de 50 anos é a Embrapa do Brasil”, disse o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Frederico Durães. “Nesses 50 anos, renovamos a nossa fé no Brasil e renovamos o nosso compromisso de continuar construindo conhecimento de utilidade para o agricultor e para a agricultura tropical. Comemoramos o aniversário da Embrapa e, dentro da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, realizamos a 15ª Semana de Integração Tecnológica. Queremos reconhecer a comunidade, as lideranças e a cidade de Sete Lagoas, por terem bem acolhido um ente federal como a Embrapa”, disse Durães.

O engenheiro agrônomo Frederico Botelho, coordenador da 15ª SIT, agradeceu a colaboração de todos os empregados da Embrapa e das empresas parceiras para a execução do evento. “Este ano, retornamos com o evento 100% presencial e trouxemos temas considerados estratégicos para o nosso País. Nos seminários, dias de campos, cursos e workshops trataremos de biotecnologia, bioeconomia e descarbonização, entre outros assuntos”, afirmou.

O presidente do Sistema Faemg / Senar, Antônio Pitangui de Salvo, pontuou que “nos últimos anos tivemos o desafio de corrigir o solo ácido do Cerrado e, agora, o próximo desafio é transformar a região Central de Minas, tradicional na produção de eucalipto, em uma região produtora de grãos de soja, de milho e de sorgo”, disse. “O Sistema Faemg está completamente alinhado e entende perfeitamente o que vai ser essa transformação, que nasce com a ajuda mútua da Embrapa. A Embrapa é a nossa geradora de inteligência e de entregas. E nós, Senar e Emater, de forma mais moderna e rápida, vamos colocar essas inovações no campo”, disse o presidente.

Homenagens

Foram homenageados o ex-ministro da Agricultura e um dos criadores da Embrapa Alysson Paolinelli (que receberá a homenagem em vídeo, já que não pôde estar presente); o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais Thales de Almeida Pereira Fernandes (representado pelo secretário-adjunto João Ricardo Albanez); o prefeito de Sete Lagoas Duílio de Castro Faria; o diretor do Grupo Agroceres / Helix Urbano Ribeiral Júnior; o presidente da Simbiose / Bioma Marcelo de Godoy Oliveira; o diretor-executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Robert Schaffert; o proprietário da Fazenda Lagoa dos Currais Gustavo Pitangui de Salvo; o coordenador regional da Emater-MG Walfrido Machado Albernaz; o produtor rural Jorge Gonçalves dos Reis; o presidente da Confraria Central Mineira Cássio Siqueira Gonçalves; a vereadora de Sete Lagoas Heloísa Diniz Froes; a produtora rural Conceição Aparecida Gomes; e o presidente do Sistema Faemg / Senar Antônio Pitangui de Salvo.

Novas tecnologias chegam ao mercado

A Embrapa Milho e Sorgo apresentou duas novas cultivares de milho com elevado potencial produtivo – BRS 2107 e BRS 4107 – e um novo híbrido de sorgo granífero, o BRS 3318. O evento transgênico de nome comercial BTMAX, resultado de parceria público-privada 100% nacional entre a Embrapa e a empresa Helix, também foi apresentado, além dos inoculantes Omsugo ECO e Omsugo P, distribuídos pela multinacional Corteva Agriscience.

Ainda foi assinado um acordo de cooperação técnica e financeira entre a Embrapa Milho e Sorgo e o Sistema Faemg, com o objetivo de estruturar parcerias institucionais e implementar estratégias com foco no desenvolvimento territorial, ampliando e consolidando a cadeia produtiva de grãos e de proteína animal na região Centro-Noroeste de Minas Gerais. Por fim, no estande da Embrapa, foi divulgado o projeto recém-inaugurado com a Precon / Ever Seed para o desenvolvimento conjunto de processos agroindustriais de armazenagem de grãos em silos de concreto.

A 15ª Semana de Integração Tecnológica continua até a próxima quinta-feira, dia 18, na Embrapa Milho e Sorgo. Na sexta-feira, dia 19, a programação será fechada para receber estudantes dentro do Programa Embrapa & Escola. Consulte a programação em www.sitintegracao.com.br e acompanhe a cobertura completa do evento no Portal da Embrapa Milho e Sorgo (www.embrapa.br/milho-e-sorgo) e nas nossas redes sociais.

ARTIGOS RELACIONADOS

O Azospirillum e a germinação das plantas

O gênero Azospirillum possui bactérias gram negativas classificadas como diazotróficas. Em termos gerais, significa que essas bactérias se associam simbioticamente com as raízes, auxiliando na fixação de N2.

Bactérias benéficas – A relação com a produtividade do milho

Jade Cristynne Franco Bezerra jadefranco9@gmail.com Ernandes Macedo da Cunha Neto netomacedo878@gmail.com Graduandos em Engenharia Florestal na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - campus Paragominas (PA)...

Novo inseticida para lagartas

A companhia de origem ítalo-japonesa Sipcam Nichino Brasil celebra o desempenho ...

Sementes de milho

O milho (Zea mays L.) é uma planta da família das poáceas, mesma família do arroz, aveia, ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!