21.6 C
Uberlândia
segunda-feira, junho 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiSolo adequado para o plantio de melancia

Solo adequado para o plantio de melancia

Bruno Novaes Menezes Martins

brunonovaes17@hotmail.com

Carla Verônica Corrêa

cvcorrea1509@gmail.com

Fabrício Custódio de Moura Gonçalves

fabricio-moura-07@hotmail.com

Engenheiros agrônomos e doutorandos em Horticultura, FCA/UNESP – Campus de Botucatu (SP)

Crédito Roberto Botelho Ferraz
Crédito Roberto Botelho Ferraz

Os solos brasileiros apresentam, em sua maioria, características físicas favoráveis para o desenvolvimento das raízes da melancia, embora ela se desenvolva em diversos tipos de solos.

No entanto, são indicados para o plantio, solos com textura média, com boa profundidade e sem camadas de impedimento (camadas de solo compactadas), de modo que permita a expansão adequada do sistema radicular, além de uma drenagem eficiente e disponibilidade de nutrientes. Devem-se evitar solos pesados e sujeitos a encharcamento, visto que a cultura é suscetível a tais condições.

Solos específicos

Em solos de acidez média, a cultura da melancia é relativamente tolerante, podendo produzir na faixa de pH de 5,5 a 7,0.  Os macronutrientes nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre, por efeitos diretos ou indiretos, têm sua disponibilidade aumentada a valores de pH próximos à neutralidade (pH entre 5,5 a 7,0).

Já os micronutrientes, em geral, têm sua disponibilidade aumentada em condições de pH mais ácidos, exceto o molibdênio. Em solos com pH inferiores a 5,5, a utilização da calagem se torna essencial para promover a neutralização do alumínio trocável, que é um elemento tóxico às plantas.

Correção do solo

Com base nos resultados da análise do solo, a aplicação de calcário, se houver necessidade, deve ser realizada com no mínimo 30 dias de antecedência do plantio, preferencialmente com o calcário dolomítico, pois a melancia responde bem tanto à aplicação de cálcio quanto de magnésio, em termos de produção e qualidade de frutos.

Ressalta-se que a reação do calcário no solo ocorre na presença de umidade. Portanto, quanto menor seu poder relativo de neutralização total (PRNT), mais lento o processo de neutralização da acidez.

Outro aspecto importante da calagem é a diminuição da incidência do distúrbio fisiológico conhecido por podridão-apical, associado à deficiência de cálcio, que inutiliza os frutos para o comércio, e assim causa grandes prejuízos para a cultura. Além da calagem, pode ser utilizada a gessagem como fonte de Ca e S e com ação em profundidade como condicionador, diminuindo a toxidez de alumínio (Al+3).

Para plantio são indicados solos com textura média, com boa profundidade e sem camadas de impedimento - Crédito Agristar
Para plantio são indicados solos com textura média, com boa profundidade e sem camadas de impedimento – Crédito Agristar

 

Nutrição essencial

O nitrogênio e o potássio são os nutrientes que a melancia demanda em alta quantidade. Para se obter uma produtividade média de até 40 t ha-1, por exemplo, as quantidades de N, P e K exportadas na colheita são superiores a 106, 11 e 118 t ha-1, respectivamente.

Diante disso, é importante a restituição dos nutrientes exportados pela cultura para se atingir altas produtividades. Portanto, com base na análise do solo, as quantidades de fertilizantes adicionadas devem ser estimadas, a qual irá fundamentar a tomada de decisão do técnico responsável durante a interpretação das faixas de fertilidade do solo.

Potencial produtivo

Para alcançar incremento na produtividade, assim como melhoria na sanidade e na qualidade do produto, um dos fatores essenciais é o manejo adequado da fertilidade do solo. Tal prática se resume a satisfazer as necessidades nutricionais da planta, de modo que possa atender as exigências nutricionais em todos os estádios de desenvolvimento da planta por meio de técnicas que proporcionem maior otimização no uso da água, dos adubos, da mãodeobra e de outros insumos, culminando em menores perdas de nutrientes por erosão, lixiviação e volatilização.

Portanto, a escolha do solo adequado para o cultivo da melancia torna-se um fator importante, visto que as variáveis físicas, químicas, mineralógicas e biológicas do solo estão associadas diretamente com a nutrição da cultura.

Estrutura do perfil

Os fatores de natureza física de maior destaque são a estrutura e a textura do solo, pois se trata do arranjo espacial das partículas que compõem a fase sólida do solo (estrutura) e a distribuição das partículas de acordo com seu tamanho (textura).

Essas duas propriedades do solo expressam a proporção relativa das partículas de areia, silte e argila que compõem a fase sólida do solo, se relacionam com muitas propriedades físico-químicas do perfil, como a capacidade de retenção de fosfato, a capacidade de trocas de cátions, a retenção e a infiltração de água, dentre outras reações do solo.

Os principais fatores químicos que influenciam a dinâmica de nutrientes no solo são a composição mineralógica, a disponibilidade de nutrientes, a presença de elementos tóxicos, o teor de matéria orgânica, o pH, as reações de absorção, precipitação e a salinidade.

Esses fatores atuam de maneira simultânea, interagindo entre si. A reserva de nutrientes no solo e a presença de elementos tóxicos para as plantas estão associadas com a composição mineralógica herdada, na maioria dos casos, do material de origem.

Essa matéria completa você encontra na edição de maio 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Técnica resulta em mudas de seringueira totalmente livres de pragas e doenças

  Uma nova técnica reduz a zero o nível de contaminação de mudas de seringueira   Uma técnica de cultivo, desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento...

Trabalho sobre impactos ambientais no solo é premiado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Projeto laureado auxilia na obtenção de informações para fins de avaliações do risco de poluição e de estratégias de remediações com baixo custo-benefício Foi durante...

Uso do mulching no plantio do cafeeiro

Impulsionado pela crescente falta d'água, dificuldades com mão de obra e a busca pelo aumento de produtividade e qualidade, o uso do mulching vem...

Soluções naturais favorecem produtividade da soja no Cerrado em até 5%

Alternativas serão apresentadas na AgroBrasília 2017, entre os dias 16 e 20 de maio   Com uma previsão de colheita de aproximadamente 49,8 mil toneladas de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!