21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 30, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasSorgo: uma alternativa para diversificação de culturas para o produtor rural

Sorgo: uma alternativa para diversificação de culturas para o produtor rural

A Planta possui ampla adaptação às condições de clima e solo, e tolera mais o déficit hídrico do que a maioria dos cereais.

LongPing High-Tech Foto/Divulgação

A cultura do sorgo, com sua longa história de uso na África e Ásia, vem ganhando destaque no cenário agrícola brasileiro como uma alternativa versátil e robusta. Cultivado em diversas partes do mundo, o sorgo se destaca por sua adaptabilidade a condições adversas, especialmente em regiões áridas e semiáridas, onde outros cereais podem enfrentar desafios, como restrições hídricas principalmente.

Com grande avanço na safra de 2023, o Sorgo deve se manter em alta na safra atual. De acordo com dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a estimativa da produção para 2024 é de 3,8 milhões de toneladas, indicando, ainda, uma forte evolução.

O sorgo se destaca pela sua capacidade de suportar o estresse hídrico, tornando-se uma opção para os produtores que buscam complementar a janela de cultivo do milho e estender sua safrinha com maior segurança. Além disso, o sorgo não é hospedeiro dos patógenos dos enfezamentos transmitidos pela cigarrinha do milho o que o torna uma ferramenta valiosa na redução do potencial de inóculo dessas doenças. 

Com um valor nutricional próximo ao do milho, estudos comprovam que o grão de sorgo pode ser utilizado em até 100% em substituição ao milho em dietas de aves, suínos e bovinos além de ser possível a produção de etanol a partir do grão, com resultados de rendimento (Litros/Ton) semelhantes ao do milho assim como rendimento e qualidade de seus coprodutos (DDG e WDG). 

A Forseed, uma das marcas da LongPing High-Tech, conta com o híbrido de sorgo FS66SG em seu portfólio, resultado da expertise da companhia em melhoramento genético da cultura do sorgo e foco em fomentar tecnologias para este mercado em expansão. O FS66SG, possui ciclo precoce, podendo ser posicionado para plantio do início ao fim da janela, além de oferecer estabilidade e alto teto produtivo em diferentes ambientes, ampla adaptação a diversas regiões, alta sanidade foliar, tolerância ao tombamento e responsivo às tecnologias de manejo.

“Na Forseed, acreditamos que o sorgo é uma opção estratégica para os produtores, pois a cultura oferece diversificação para o negócio e representa uma resposta sólida e rentável diante das intempéries climáticas, enfezamentos e oscilações de preços do milho. Foi por isso que, em 2023, incluímos o FS66SG em nosso portfólio, com o objetivo de proporcionar uma solução que aumenta a segurança nestes cenários e impulsiona a rentabilidade em campo complementando muito bem a janela do milho, sendo uma escolha confiável, estratégica e sustentável para o negócio”, afirma Élcio Marques, gerente de marketing nacional da Forseed. 

Além de ser uma escolha estratégica na diversificação das culturas, o sorgo proporciona segurança, rentabilidade e estabilidade ao produtor. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Frente à redução da oferta de cana, novas variedades de sorgo são lançadas

  Ceres crê que avanços agronômicos e performance das cultivares, com mais etanol e mais biomassa, estimularão a adesão de usinas à cultura na entressafra...

Baculovírus x Spodoptera: O embate no algodão

A lagarta-do-cartucho Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) é nativa das regiões tropicais do continente americano, podendo ser encontrada desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina.

Semeadura antecipada da soja é tendência

Paulo Sérgio de Assunção Engenheiro agrônomo, produtor e proprietário da PA Consultoria Agronômica, Pesquisa e Agricultura de Precisão pauloassuncao@paconsultoriaagronomica.com.br A semeadura antecipada da soja é uma estratégia...

Mercado de sementes de sorgo cresceu 23% em 2023

Em 2023, o mercado de sementes de sorgo floresceu, registrando um crescimento notável de 23%, sinalizando a ascensão promissora desse cereal no agronegócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!