22.6 C
Uberlândia
segunda-feira, outubro 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisBovinosSoro de leite na suplementação alimentar do rebanho

Soro de leite na suplementação alimentar do rebanho

Saiba o que é, a composição nutricional e quais as vantagens de utilizar esse elemento para garantir uma rica nutrição dos animais

O soro de leite nada mais é que um subproduto da produção do queijo, ou seja, é o líquido resultante desse processo. Esse líquido possui uma concentração significativa de sais minerais e lactose, bem como uma quantidade moderada de proteína. Embora o percentual total da presença desta não seja tão expressivo, é suficientemente significativo para suplementação alimentar do rebanho.

Em sua composição, também é possível encontrar uma parcela de energia, sendo esse um componente adicional capaz de auxiliar em diversas situações. Esse aspecto confere um potencial de suplementação alimentar para o rebanho em situações específicas; a especificidade ocorre porque a substituição completa do leite pelo soro é inviável. 

Créditos: iStock

As proteínas do soro são ricas em aminoácidos essenciais, fundamentais para o crescimento e a produção de leite. Mas é importante adicionar suplemento à dieta do rebanho, levando em consideração as necessidades nutricionais dele. Outro aspecto do soro de leite é que, embora ele possa servir para atender às necessidades específicas de proteína e energia, é indicado que seja integrado a um plano alimentar bem equilibrado.

Levando em consideração o processamento e a higiene, esse suplemento precisa ser processado para garantir que seja livre de contaminações e microrganismos prejudiciais. O seu processamento e o armazenamento devem ser feitos conforme as normas sanitárias e de segurança alimentar.

É válido ressaltar que, embora o soro seja originado a partir do leite, ele não está apto a fornecer nutrição adequada para as bezerras durante a fase de amamentação, por exemplo. É preciso, também, avaliar se o custo de incorporá-lo na dieta do rebanho é justificado pelos benefícios nutricionais que ele pode proporcionar; caso seja, deve-se incluí-lo de maneira gradual, afinal, mudanças bruscas na alimentação podem causar desconforto digestivo. 

Nesse sentido, é importante consultar um especialista, devidamente capacitado pela faculdade de medicina veterinária, para introduzir o soro na alimentação dos animais, pois há um limite seguro de consumo. Além disso, é preciso desenvolver um plano de transição adequado.

Lembrando que cada rebanho é único, e as necessidades nutricionais podem variar, dependendo de raça, questões relacionadas à lactação, condições ambientais e outros fatores. Recomenda-se sempre consultar um especialista qualificado antes de introduzir qualquer novo suplemento na dieta do rebanho.

ARTIGOS RELACIONADOS

Informação e comunicação são fundamentais para manter a competitividade da pecuária brasileira

A preocupação crescente de investidores e consumidores a respeito dos impactos socioambientais da atividade agropecuária tem trazido transformações no setor.

Período de seca exige atenção à suplementação do gado

Com a instabilidade climática, pecuarista deve se planejar para garantir a oferta de alimentos de qualidade aos animais, nos momentos mais críticos do ano

A hora de fazer silagem

Estamos num período em que não falta alimento para o gado no pasto, mas ...

Connan apresenta tecnologia para suplementação na Acricorte

Feira agropecuária será realizada em Cuiabá (MT) nos dias 18 e 19 de maio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!