Um dos alimentos mais importantes e versáteis em todo o mundo, o milho, é o grão mais produzido e consumido nos quatro continentes, tendo grande relevância econômica e social, utilizado em grande escala na indústria e também como fonte para produção de energia. No Brasil, os produtores de milho deverão colher – na segunda safra do cereal – 87,4 milhões de toneladas, como aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com o bom desempenho das lavouras na temporada 2021/22, a segunda safra de milho terá a maior produção registrada na série histórica e chegará a 44% de crescimento quando comparada com o levantamento anterior, quando o milho teve forte redução em razão do impacto da falta de chuva e ataques de pragas em importantes regiões produtoras.
Pioneira há 50 anos, a empresa desenvolve um portfólio completo da cultura de milho no país, repleto de resultados técnicos eficientes que auxiliam o produtor a extrair o máximo de potencial no campo. Pensando nessa desafiadora rotina dos produtores em suas lavouras, a Stoller do Brasil lança, no final de novembro, o Milho 360°, composto pelos já conhecidos Maneje, conceito que possui como principal objetivo aumentar o fornecimento e melhorar o aproveitamento do nitrogênio pela cultura, assim como explorar todo seu potencial fisiológico, e o conceito Nutra&Defenda, que promove o equilíbrio nutricional das plantas de dentro pra fora deixando-as mais fortes e protegidas.
O Milho 360° consiste em trabalhar esses dois conceitos com foco em explorar aspectos relevantes na lavoura de milho, a começar pela garantia inicial da planta, boa sanidade, minimização dos estresses abióticos e bióticos, sistema radicular bem desenvolvido, duração de área foliar, balanço nutricional adequado, manutenção de altas taxas fotossintéticas, presença de colmos sadios e com reservas de carboidratos, época de semeadura apropriada, enchimento de grãos sem restrições fisiológicas e nutricionais, correta distribuição espacial das plantas, fornecimento, aproveitamento do Nitrogênio e balanço hormonal.
Para Fernanda Patricio Vieira, representante de Desenvolvimento de Mercado da Stoller, trata-se de uma visão holística da cultura do milho, propondo de maneira inovadora e criteriosa soluções eficientes em momentos chaves da lavoura, da semeadura à colheita.
“Estamos propondo estreitar ainda mais nossa relação com os produtores de milho, na qual fornecemos conhecimento e tecnologias inovadoras para a cultura, atingindo diversos momentos de aplicação e diversos agricultores, do pequeno ao grande produtor, e em todas as regiões do país”, analisa.
No atual cenário da lavoura de milho, o conhecimento torna-se essencial para um real aumento de produtividade no final do ciclo, pela necessidade crescente de combater adversidades como temperaturas altas e nebulosidade, restrição de água no ciclo, ocorrência de baixas temperaturas e até geadas, incidência de pragas e doenças que podem ser combatidos com maior eficiência.
A Stoller realiza acompanhamento de lavouras de milho por meio consultorias especializadas que atestaram, em 2022, resultados promissores com a utilização do Milho 360º, como foi o caso de ciclo de plantio realizado em propriedade localizada em Rio Verde (GO), que comprovou um total de 151,3 sc/ha, ou seja, um incremento de +5,6 sc/ha em relação à safra padrão da fazenda de 131,4 sc/ha.
Em Sapezal (MT), outro grande resultado. A lavoura de milho monitorada registrou um incremento de +6,0 sc/ha, conquistando um total de 144 sc/ha, em relação ao padrão de controle sem fungicidas que totalizava 132,1 sc/ha.
Na safra 2022/23, a Stoller disponibilizará o Milho 360°para lavouras no Brasil e no Paraguai e toda a assistência técnica é feita pela empresa e representantes dos canais de distribuição de insumos agrícolas.