28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, junho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosSustentabilidade no agronegócio é o tema de painéis durante Inova Trade Show

Sustentabilidade no agronegócio é o tema de painéis durante Inova Trade Show

Com foco em inovação, palestras e mesas redondas nos dias 12 e 13 de junho discutem estratégias de produção, biodiversidade e práticas ESG

Crédito Depositphotos

Nos dias 12 e 13 de junho, a sustentabilidade no agronegócio será o tema de painéis da programação do Inova Trade Show 2024 (ITS), evento promovido pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) e pela Prefeitura Municipal de Campinas, no Pátio Ferroviário de Campinas (SP), como parte da programação do Campinas Innovation Week (CIW).

A curadoria da programação do Inova Trade Show é da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag). “Em sua 10ª edição, o Inova Trade Show oferece uma plataforma para fomentar oportunidades de negócios e networking, além de apresentar as mais recentes tecnologias e tendências no ecossistema de inovação e empreendedorismo. Preparamos a programação reunindo importantes nomes do setor para discutir os desafios e oportunidades do agronegócio sustentável. O evento contará com uma série de palestras, debates e degustações de produtos artesanais, proporcionando uma plataforma única para a troca de conhecimento e experiências”, afirma o presidente da fundação, Álvaro Duarte.

Ao final de cada painel, os participantes são convidados para degustar produtos artesanais paulistas. 

Cadeia agroalimentar sustentável

O primeiro dia do painel de sustentabilidade, em 12 de junho, será dividido em quatro partes. O primeiro painel discutirá a cadeia agroalimentar sustentável, com foco em estratégias de produção como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), contando com a apresentação do diretor executivo da Rede ILPF, presidente do Conselho de Administração da Fundepag e do LIDE Agronegócios, Francisco Matturro, e será moderado pela jornalista Lilian Munhoz. Entre os convidados estão o presidente da Associação Brasileira de Alimentos (ABIA), João Dornellas e o diretor de Negócios da Agro/Smart Agriculture América Latina, Mathias Schelp.

“O futuro dos alimentos” norteará o segundo painel, destacando conceitos como a agricultura regenerativa e a interação da sustentabilidade com a transformação digital. A palestra principal será da sócia fundadora da Redesenha, Cristiane Guerreiro, com a participação do vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Ingo Plöger, do CEO e fundador da SciCrop, José Damico, e da vice-diretora do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Gisele Anne Camargo.

No terceiro painel o foco será a biodiversidade e agricultura, explorando o uso da biodiversidade brasileira na produção de alimentos, energia e medicamentos. A gerente geral da Brazbio, Priscylla Moro será a palestrante principal, que fará um debate com os pesquisadores científicos da Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (APTA), Maria Teresa Vilela Nogueira Abdo e Sebastião Wilson Tivelli. Encerrando o primeiro dia, o quarto painel apresentará tecnologias e projetos para impulsionar o crescimento econômico, com contribuições da supervisora de Projetos e Tecnologia do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, Livia Bernardes, e do Coordenador do Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados, Anderson Maia, além do professor e pesquisador do Instituto Federal de São Paulo, Sérgio Azevedo. 

Desvendando o ESG

No segundo dia, em 13 de junho, ESG será o tema central da programação. O painel “Desvendando o ESG” buscará compreender os pilares da sustentabilidade: ambiental (E), social (S) e governança (G). Especialistas de mercado compartilharão suas perspectivas sobre como abordar e priorizar esses elementos cruciais para impulsionar a sustentabilidade e o sucesso empresarial. Este painel contará com a presença da diretora de Gestão Corporativa e Sustentabilidade da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Liv Nakashima, do analista sênior de Parcerias ESG da Quintessa, Guilherme Monteiro Avelino, e do diretor-adjunto do Instituto Ethos, Felipe Saboya.

O sexto painel abordará o desenvolvimento de uma plataforma ESG, apresentando um estudo de caso detalhado. A sócia da Circular Químicos Consultoria, Luciana Oriqui, o diretor de Inovação da PERFORMA IT, Leonardo Pinheiro, e a líder de Inovação da Conexão.f, Luciana Teixeira compartilharão a concepção do projeto, desafios enfrentados, soluções implementadas e lições aprendidas.

O sétimo painel tratará de como integrar a agenda ESG à agenda de negócios, destacando as estratégias de sustentabilidade da Danone, Irani e Pieralisi. Na ocasião, a coordenadora de Projetos da Quintessa, Ana Paula Trevizan, a coordenadora de Inovação da Irani, Sonia Oliveira, a gerente de Sustentabilidade da Danone, Scheilla Montanari e a CEO da Pieralisi LATAM, Estela Testa discutirão erros, acertos, aprendizados e oportunidades nessa jornada.

Encerrando a programação, o oitavo painel será focado em inovação aberta para o desenvolvimento de bioprodutos e apresentará o modelo de projetos entre instituições de pesquisa, universidades e empresas, com destaque para o PROBAT (Programa de Bioprodutos da Agricultura Tropical). O pesquisador da APTA José Eduardo Marcondes de Almeida, o diretor de Pesquisa e Novos Negócios da Jacto, Tsen Chung Kang, o líder de Novos Negócios da Conexão.f, Denys Eduardo Biaggi e o professor e pesquisador do Instituto Federal de São Paulo, Sérgio Azevedo compartilharão suas experiências sobre inovação aberta e o impacto desse projeto. 

Veja a programação completa no link: https://inovatradeshow.com.br/

ARTIGOS RELACIONADOS

Termotécnica inova com bases de isopor® para cultivo

O cultivo de frutas, legumes, verduras e flores passa por uma transformação focada em resultados. Os produtores precisam de uma colheita de extrema qualidade,...

Inovadora embalagem de sementes desenvolvida pela ISLA ganha prêmio nacional

Sempre atenta à inovação e necessidade dos consumidores, a Isla Sementes acaba de ganhar o Prêmio Abre da Embalagem Brasileira 2017, com o Kit...

Crise hídrica afeta produção de hortaliças

Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rede Estadão. A crise...

“Dia do Produtor” ajuda a resgatar importância das exposições agropecuárias

Iniciativa foi criada pela Sociedade Rural Brasileira e Verum Eventos, em parceria com Sindicatos Rurais, para levar conteúdo técnico às exposições Com o objetivo de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!