Altamente representativo quando o assunto é produção e
exportação de alimentos, o Brasil é o primeiro país da Syngenta a implementar a
nova estrutura global de negócios da empresa, que agrega modernas tecnologias e
serviços para a gestão de lavouras: a Syngenta Digital. Ativa a partir de hoje,
16 de junho, a nova frente congrega e fortalece as soluções digitais da
companhia. Neste processo, a Strider, agtech adquirida em 2018 pela Syngenta,
será incorporada definitivamente.
Denominada de Cropwise, a nova plataforma de produtos amplia o
acesso por parte de pequenos e médios produtores às mais inteligentes e
modernas ferramentas de gestão e monitoramento do plantio, que já são
utilizadas por mais de 2.500 produtores brasileiros, presentes em 4,5 milhões de
hectares. Atualmente, as soluções abrangem plantações de soja, milho, café,
algodão e FLV (frutas, legumes e verduras), com possibilidade de expansão para
novas culturas.
“As tecnologias e serviços digitais são parte indissociável
do DNA da Syngenta que, ao longo dos anos, tem investido fortemente na expansão
de soluções cada vez mais inteligentes e orientadas para as distintas
necessidades de agricultores ao redor do mundo. Como evolução desta jornada
estruturamos, por meio da Syngenta Digital, um novo pilar para acelerar a
inovação, por meio da integração de iniciativas digitais globais e da
transformação de tecnologias complexas em soluções de fácil utilização. Dessa
forma, damos mais um importante passo no que toca a modernidade e a
sustentabilidade da agricultura”, afirma Greg Meyers, Head Global de
Agricultura Digital na Syngenta.
Nos últimos anos, a Syngenta conduziu diversas aquisições
globais no segmento digital, que atendiam especificamente às geografias onde
haviam surgido. Por meio da criação da Syngenta Digital, será possível integrar
essas diferentes soluções na plataforma Cropwise, em benefício dos agricultores
de diversas partes do mundo. Com este foco de agregar contínuo valor ao campo,
a empresa seguirá buscando parcerias que se somem à plataforma recém-criada.
Neste processo, todos os profissionais da Strider foram
incorporados à Syngenta Digital, que mantém a expertise e o relacionamento
construído durante anos com diversos produtores de todo o Brasil.
“Faremos, inclusive, novas contratações para a unidade de Belo Horizonte,
onde nasceu a agtech, precisamente porque o nosso objetivo é fortalecer e
expandir a frente de soluções digitais no Brasil”, acrescenta André
Savino, Diretor de Marketing da Syngenta no Brasil.
Cropwise
O portfólio de tecnologias e serviços da Syngenta Digital passa
a ser chamado de Cropwise, e tem como objetivo levar ao agricultor soluções
mais modernas e eficazes, para que possam acompanhar e gerir lavouras de modo
cada vez mais inteligente. O portfólio também possibilita acesso simplificado
às ferramentas para os pequenos e médios produtores.
“A meta da Cropwise é lançar novas funcionalidades a cada
mês ao longo de 2020, focando em interfaces mais amistosas, integração de
tecnologias e ambientes de navegação simplificados, onde o produtor acessa
todas as informações necessárias para gerir a lavoura com apenas poucos
toques”, revela Savino. “Estamos trabalhando em soluções para serem
utilizadas também em pequenas e médias propriedades, que poderão se basear em dados
para aumentar a produtividade, gerando alto impacto no combate sustentável às
pragas e doenças”, completa.
Cropwise estreia com duas linhas principais de produtos: o Cropwise
Protector e o Cropwise Imagery .
1- Cropwise Protector:
desenvolvida a partir das necessidades e desafios do agricultor brasileiro, o
Protector monitora mais de 4 milhões de hectares, em mais de 3 mil propriedades
de diversas culturas. Sua nova versão incorpora inúmeras melhorias, que
resultaram em processos e diagnósticos mais ágeis e simplificados, viabilizando
um mapeamento completo da lavoura. A atualização integra inteligência
artificial e machine learning, o que torna os dados mais precisos e detalhados.
A interface, por sua vez, foi modificada para facilitar o acesso às
informações, entregando novas funcionalidades. As análises, mapas e gráficos
são gerados com base no monitoramento digital e permitem que o produtor aja com
rapidez e precisão sobre os indicadores e eventos que trazem risco à lavoura.
2- Cropwise Imagery: é a
evolução do sensoriamento remoto por satélite da Syngenta. Com nova roupagem e
ainda mais precisão, está totalmente integrado ao Cropwise Protector.
Outra frente de tecnologia que está sendo desenvolvida pela
Syngenta Digital diz respeito à contagem de estande, utilizando a inteligência
artificial para deixar o processo de coleta de dados no campo mais simples, ao
realizar automaticamente o reconhecimento e a contagem das plantas a partir da
análise das fotos da lavoura. Este processo conta com maior precisão nas
avaliações, além de dispensar a apuração manual, gerando menos desgaste às
equipes de campo.
De acordo com Savino, um dos principais atributos da Syngenta
Digital e de seu portfólio Cropwise é o fortalecimento da parceria com o
agricultor, base fundamental para todos os negócios da empresa. “A
agricultura não se faz sozinha. Desde a sua fundação, a Syngenta se une à
grande comunidade do campo para colocar-se no protagonismo da evolução do
digital no agronegócio. A agricultura digital só é possível por meio de
alianças de confiança, que construímos dia a dia, acompanhando o produtor em
todas as etapas e necessidades inerentes à sua jornada. Esta nova fase
simboliza a união com agricultores, revendas, cooperativas, parceiros e
colaboradores, sem os quais não é possível trilhar os novos caminhos
necessários para o desenvolvimento sustentável da prática agrícola”,
sublinha.