20.6 C
Uberlândia
domingo, junho 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisPisciculturaTanque para criação de camarão precisa ser de boa qualidade

Tanque para criação de camarão precisa ser de boa qualidade

Materiais de má durabilidade causam prejuízo e podem comprometer toda a produção, além do investimento feito para a implantação da estrutura de cultivo.

Crédito Nortène

A carcinicultura, ou criação de camarões em cativeiro de tanques escavados utilizando água doce ou salgada, é hoje a maior fonte dessa proteína para consumo no Brasil. Na região Nordeste é onde se concentra quase 100% da produção nacional, que em 2020 alcançou 63 mil toneladas. Destacam-se os estados do Rio Grande do Norte e o Ceará, que juntos representam cerca de 70% desse volume. Mas para obter sucesso nesse tipo de criação é preciso atenção com a montagem dos tanques.

A recomendação de especialistas é para a utilização de uma geomembrana de qualidade e com procedência para o revestimento dos tanques. Um material seguro proporciona maior produtividade, sustentabilidade e a redução do risco de doenças, quesitos importantes principalmente para negócios ligados à produção de camarão e outras espécies aquáticas. Evitando, assim, risco de perfuração e consequentemente perda dos camarões e do investimento realizado na implantação da estrutura para a criação.

Segundo Carolina Palomino, engenheira de polímeros na Nortène, a empresa pioneira e especializada no fornecimento de reservatórios de geomembrana, fazer a escolha certa garante a sobrevivência da atividade. “Nós, por exemplo, oferecemos para esse tipo de tanque a Polimanta Agro, que se destaca por várias características na carnicicultura”, diz.

A profissional aponta como um dos benefícios a redução do risco de doenças. Até pouco tempo atrás a engorda ou recria de camarões era geralmente realizada em viveiros escavados em solo natural, que está suscetível à contaminação pelo vírus da mancha branca, muito agressiva à espécie.

“A impermeabilização dos tanques-berçário (raceways) e dos viveiros com a Geomembrana de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) como a nossa, impede a contaminação via solo pelo vírus, que quando ocorre nos tanques-berçário causa mortalidade de 100% das pós-larvas. Pode ser mais efetivo ainda se utilizado em conjunto com uma cobertura de filme ou tela de sombreamento, que também dispomos em nossa linha para a atividade”, pontua Carolina.

Outros ganhos com material certo

O aumento de produtividade também é um dos ganhos que se tem com a escolha correta por uma geomembrana de PEAD. Por exemplo, uma impermeabilização utilizando o material possibilita o aumento na densidade de estocagem de 5 a 25 larvas/m2 para 100 a 300 larvas/m2, ou seja, 10x em relação ao sistema convencional sem impermeabilização. “Isto se deve ao ambiente seguro que se forma ao se evitar o contato direto com o solo e prováveis vetores e contaminações”, esclarece a especialista.

Além disso, existe mais agilidade no repovoamento, já que nos viveiros escavados em solo natural o processo de limpeza após a despesca dura aproximadamente 15 dias. Já nos tanques impermeabilizados com geomembrana de PEAD, o repovoamento pode ser realizado imediatamente após a limpeza dos resíduos orgânicos, sem nenhuma etapa intermediária que exija tempo adicional. Para a engenheira, isso propicia ganho de produtividade, já que esse período economizado garante, ao menos, uma produção a mais no ano.

Outro ponto que a Polimanta Agro favorece a carnicicultura é a facilitação na reutilização da água, pois os tanques são completamente esvaziados em cada despesca, após a fase de engorda. “A utilização da geomembrana permite a reutilização da água, que é transportada através de canais e imediatamente reaproveitada no viveiro seguinte. Dessa forma, além de não haver perda com infiltração, a geomembrana promove sustentabilidade ambiental”, sinaliza Carolina.

Do que é feita

A Polimanta Agro da Norténe é fabricada com resina virgem de polietileno de alta qualidade. São adicionados à resina o negro de fumo, termoestabilizantes e antioxidantes que garantem resistência aos raios ultravioleta e às intempéries, mesmo em condições de exposição ao ambiente agressivo. “Entre os diferenciais da Polimanta Agro, quando comparada a uma geomembrana padrão, destacam-se maior resistência mecânica, principalmente resistência à perfuração, além da elevada durabilidade e tempo de garantia de sete anos”, diz a profissional.

Grupo Nortène – Fundada em 1981 e sediada em Barueri/SP, a Nortène é pioneira no fornecimento de: reservatórios de geomembrana, filmes agrícolas, mulching, telas plásticas tecidas, telas plásticas termo-soldadas, silo-bolsa, agro silo tubo Flex-silon, telas tapume e lona para construção. A Nortène contribui também com sua tecnologia exclusiva em plásticos na fabricação e na comercialização dos produtos das empresas: Engepol Geossintéticos, Santeno Irrigação, Tecnofil Soluções em telas e Silox armazenagem.

ARTIGOS RELACIONADOS

Você sabe o que são as geomembranas de polietileno?

As geomembranas de polietileno são barreiras geossintéticas poliméricas, pertencentes à família dos materiais geossintéticos, tendo como principal função atuar como barreira, ou seja, tem como objetivo a impermeabilização do solo (no caso de armazenamento de resíduos ou líquidos), ou evitar o escape de gases (no caso de biodigestores, por exemplo).

AzulPack e a solução tech que o agro precisa

Com os investimentos em maquinários de última geração, a AzulPack é a pioneira em colocar no mercado agrícola filmes com sete camadas para ambiente protegido no Brasil. Além do maquinário, é necessário se atentar à matéria-prima base e aos aditivos utilizados para cada aplicação do filme produzido.

Filmes para estufas com alta tecnologia serão destaques da Nortene na Hortitec 2024

Umas das líderes em soluções agrícolas sustentáveis, a Nortène leva para o evento em Holambra, que acontece de 19 a 21 de junho, portfólio completo para a horticultura com produtos inovadores e ecoeficientes

Filmes plásticos para flores e plantas ornamentais

Filmes plásticos podem ser a alternativa correta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!