20.6 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 22, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosFlorestasTecnologia auxilia no controle de formigas

Tecnologia auxilia no controle de formigas

Trabalho em campo – Foto: Divulgação

A luta contra a praga que pode causar a perda de até 100% de plantios novos conta com um software capaz de fazer o monitoramento preciso desse inimigo

As formigas cortadeiras são consideradas as principais pragas de florestas cultivadas no Brasil e em diversos países sul-americanos. Sua voracidade e longo ciclo de vida – pode durar mais do que o ciclo da floresta cultivada – fazem com que o controle dessa praga seja mais do que necessário. Para combater e controlar as formigas cortadeiras de maneira eficiente e precisa, a IMFlor desenvolveu um software capaz de realizar esse trabalho.

Fundada em 2006 em Lavras, a empresa presta serviços de pesquisa, planejamento e consultoria de monitoramento, controle e avaliação da eficiência do controle de pragas florestais e agrícolas; avaliação da qualidade de operações florestais e agrícolas; e treinamento de equipes de manejo de pragas.

Hoje, com sede em Patos de Minas, a IMFlor tem como suporte ao monitoramento de pragas florestais tem um software moderno, o Controlfor (Sistema de Gerenciamento do Manejo Integrado de Formigas Cortadeiras), usado por diversas empresas florestais, com redução significativa da aplicação de inseticidas e do custo de controle dessas pragas.

“São duas versões do software, uma para web e outra on board. Ambas foram desenvolvidas para auxiliar no gerenciamento das operações de monitoramento, combate e avaliação da eficiência de combate de formigas cortadeiras em florestas cultivadas, bem como no gerenciamento da dualidade dessas atividades”, explica o engenheiro agrônomo Marcelo de Almeida Reis, diretor da IMFlor.

A versão web dispõe de um app, para aparelhos android, usado para a coleta de dados de maneira rápida e eficaz. As vantagens do uso desse software quando comparado com as técnicas antigas de manejo dessa praga são enormes. Elimina papéis e a perda da informação e traz agilidade ao combate das formigas cortadeiras com resultados precisos. Os dados podem ser sincronizados com o computador do usuário para relatórios e consultas.

Para se ter uma ideia, com o monitoramento feito pelo Controlfor, há reduções médias de infestação de 35%, dos custos de controle entre 30 e 40%, da aplicação de inseticidas entre 10 e 30% e redução do impacto ambiental e nos trabalhadores.

Artigo anterior
Próximo artigo
ARTIGOS RELACIONADOS

A superprodução agrícola no Brasil e a crise dos silos

O Brasil enfrenta a crise dos silos devido à sua superprodução agrícola.

Geração Agro lança aplicativo

A operação de plantio demanda um planejamento de todas as etapas para que, ao final ...

Mogno africano – Principal madeira nobre cultivada no Brasil

Características físicas determinam a dureza de uma madeira e sua utilização na cadeia produtiva da madeira. O mogno é considerada uma madeira dura (nobre), porém, de fácil trabalhabilidade, podendo ser utilizada para diversas finalidades, como móveis, pisos, paredes e madeiramento aparente.

Como as tecnologias ajudam o produtor brasileiro

Nos últimos anos, o campo vem deixando de ser restrito à propriedade rural. O produtor atual executa muito mais processos além do plantio, colheita e armazenagem de grãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!