20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 25, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioTecnologiaTecnologia como elemento fundamental no Agro

Tecnologia como elemento fundamental no Agro

José Luiz de Matos

Diretor Comercial da Seal Telecom para a região Sul

O Brasil se destaca pela diversidade da sua economia, com várias atividades que contribuem para o crescimento do País. O agronegócio, por exemplo, é um dos setores em evidência, pois, segundo levantamento realizado pelo Cepea/Esalq-USP, ele já representa quase 25% do PIB brasileiro e é um mercado em alta, tanto interna quanto externamente. 

O avanço do agronegócio está diretamente atrelado ao uso da tecnologia e às oportunidades que ela proporciona ao setor. As soluções em inovação podem ser a chave para o aprimoramento das práticas agrícolas, o aumento da produtividade e, consequentemente, das vendas. Tecnologias como uso de Big Data, Internet das Coisas (IoT, em inglês) e Inteligência Artificial já estão proporcionando diversos benefícios para fazendeiros, como eficiência na produtividade e maior controle na gestão da propriedade. Os sensores de IoT, juntamente aos recursos de cloud computing, automação e outras tecnologias podem levar a maiores rendimentos, diminuindo consideravelmente o consumo de insumos por hectare, além de reduzir o desperdício ao longo da cadeia de suprimentos e implementar processos sustentáveis de menor dano ambiental.

A tendência é que este crescimento no uso de ferramentas se mantenha nos próximos anos, gerando previsibilidade para as safras e garantindo a competitividade das propriedades agrícolas brasileiras tanto no mercado nacional, quanto mundial. A inovação no agronegócio tem sido a aposta para a retomada na produção pós-crise gerada pela pandemia do Covid-19.

Como a tecnologia está cada vez mais presente no agronegócio, diversas empresas brasileiras vêm desenvolvendo soluções que buscam otimizar o sistema de produção, minimizar custos e perdas no campo e, ainda, aumentar a rentabilidade. A tecnologia passou a ser peça imprescindível para a expansão do setor, não apenas para tornar a produção cada vez mais eficiente, mas também para gerar soluções para os problemas que aparecem. 

É necessário, portanto, intensificar o uso de ferramentas baseadas em satélites, inteligência artificial, big data, drones, entre outros, para firmar o Brasil como referência mundial em adoção de tecnologia no agronegócio. A inclusão de recursos de última geração no campo estimula o desempenho do setor agrícola brasileiro, consolidando o Brasil como um dos principais competidores mundiais no segmento. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais produtividade e rentabilidade

A tecnologia do extrato Acadian baseada em sustentabilidade, inovação e pesquisa ...

Tecnologia e inovação para nutrir o mundo

O acesso ao alimento é um direito fundamental do ser humano. Infelizmente, os números da fome ..

Marcas de sementes da Corteva Agriscience

A Pioneer® e a Brevant™ Sementes, marcas da Corteva Agriscience, marcam presença como patrocinadoras oficiais da quinta edição do Encontro Nacional da Cultura do Sorgo, organizado pela Fealq - Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz e realizado de forma virtual, nos dias 12 e 13 de janeiro, das 18h30 às 21h30.

Minas Gerais comemora o Dia Nacional do Campo Limpo

A data comemora o engajamento de agricultores, canais de revenda, cooperativas, indústrias e poder público na preservação ambiental em cerca de 114 cidades de diversas regiões do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!