23.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosTecnologia para sustentabilidade é tema da AgroBrasília 2023

Tecnologia para sustentabilidade é tema da AgroBrasília 2023

Tecnologia para sustentabilidade. Esse foi o tema escolhido para a AgroBrasília, que ocorrerá de 23 a 27 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, em Brasília (DF)

 “A tecnologia é fundamental para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Porém, se esse avanço não estiver bem alinhado com a sustentabilidade, podemos viver sérios problemas num futuro próximo. O objetivo é alinhar essas duas motivações para um crescimento saudável do agronegócio”, detalhou Lydia Costa, coordenadora de comunicação da feira.

Representatividade

A AgroBrasília convidou quatro produtores rurais da região que representam, na prática, a tecnologia para sustentabilidade do campo. São eles, Valdemar Cenci, que utiliza a energia fotovoltaica na sua propriedade rural, Carlos Gonçalves que faz uso das tecnologias de pivô para cultivo de soja, Franceska Cenci representando a pecuária e a inseminação artificial de gado e, por fim, temos Mariza Matsuy, que acredita na pulverização de hortifrúti com drones.

Valdemar Cenci é um produtor rural que descobriu nos painéis solares uma fonte de energia sustentável para sua propriedade. Como resultado, tem mais autonomia e eficiência, além de ter diminuído custos de produção. Para a AgroBrasília deste ano, ele espera o mesmo sucesso das edições anteriores.

“Sou produtor rural aqui na região do PAD-DF e está chegando mais uma AgroBrasília. Esperamos que tenha o mesmo sucesso das Feiras anteriores. Foram muito boas e a cada ano vem batendo recordes de público, de venda e acredito que neste ano não será diferente”, celebrou o produtor.

Carlos Gonçalves também exaltou a relevância da feira para os agricultores da região. “A AgroBrasília é muito boa, vem mais pessoas, com outras visões para incentivar e apresentar novidades”.

Mariza Stuani de Almeida Matsui está representando a campanha da AgroBrasília com a pulverização de hortifrúti com drones. Ela já foi premiada como segunda colocada no 5º Prêmio Mulheres do Agro da América Latina na categoria Grande Propriedade.

“Planto grãos, hortifrúti, como cenoura, tomate rasteiro, cebola e milho doce no Distrito Federal. Sou a maior plantadora de tomate rasteiro do Distrito Federal. A região é muito propícia para HF, então resolvi cultivar esses plantios para diversificação da propriedade”, explicou a produtora.

Por fim, e não menos importante, temos a produtora rural, Franceska Borges Cenci, que realizou o sonho de infância de ser médica veterinária e hoje segue a tradição da família.

“Sou médica veterinária, filha de pecuarista, meus pais são fazendeiros da região, sulistas, vieram para cá no início do PAD-DF e tenho muito orgulho de ter seguido o legado deles. Hoje, nós trabalhamos com pecuária de corte e agricultura. Trabalhamos o sistema completo, cria, recria e engorda. Para mim, é um grande orgulho seguir essa profissão, esse legado que vem de família. É muito gratificante estar aqui representando a mulher no Agro”, destacou a médica veterinária”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Congresso de Tecnologia da Fastech

https://youtu.be/6ca4rkLq87Y

Evento de pós-colheita para sustentabilidade do agro

VIII Conferência Brasileira de Pós-Colheita será aberta hoje (24) e prossegue até quinta-feira (26) no Centro Tecnológico Comigo, em Rio Verde

Produtores de Espera Feliz são os campeões estaduais do 14º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

  Competição é a maior do país e contou com 2.060 amostras inscritas Dois produtores do município de Espera Feliz, na região das Matas de...

Tecnologias ajudam a reduzir custos e levam inclusão financeira para o campo

Investimento em energia solar, ferramentas de agricultura de precisão e facilitação do acesso a serviços financeiros são alguns exemplos de como soluções tecnológicas têm contribuído para o desenvolvimento do setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!