23.3 C
São Paulo
quinta-feira, junho 30, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Destaques Tecnoshow Comigo 2022 está oficialmente aberta

Tecnoshow Comigo 2022 está oficialmente aberta

A abertura da Feira Tecnoshow Comigo foi oficializada na manhã o dia 04/04, no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde (GO), depois de dois anos, em cerimônia com a presença de autoridades estaduais, federais, municipais e embaixadores internacionais.

A cerimônia foi aberta por Antonio Chavaglia, presidente da Comigo, organizadora do evento, que deu as boas-vindas ressaltando a importância da volta da realização da feira, após dois anos, e reforçou a luta dos produtores durante a pandemia da Covid-19. “Quando o mundo todo parou, o produtor continuou a levar o alimento para todos”, disse. “A feira retorna cheia de novas tecnologias, robusta, grandiosa, o produtor está ansioso para ver as novidades, após dois anos”, destacou Chavaglia.

Antonio Chavaglia falou ainda sobre o quesito juros, principalmente num momento difícil como na pandemia. “Apenas um banco ofereceu juros na cobrança de crédito a 6,5%. O que está acontecendo com o Brasil? É um desprezo pela agricultura, não tem renda que pague os juros cobrados a 12, 15 ou 20%”, criticou. Ele finalizou desejando a todos uma ótima feira.

Ronaldo Caiado, Governador do Estado de Goiás, relembrou que o seu início na política foi defendendo o produtor e deu ênfase ao aumento da produtividade. “Graças à tecnologia e ao avanço apresentado por uma feira como essa, que mostra como cultivar técnicas diferentes com tecnologia inovadora, estamos avançando e produzindo mais em menos hectare”, citou.

Já o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, não deixou de enfatizar a luta dos produtores em meio à pandemia. “Tivemos que lidar com a doença e a economia, mas conseguimos superar e agora Rio Verde recebe todos de braços abertos”. O prefeito da cidade também destacou a importância do cooperativismo no cenário nacional e mundial. “O cooperativismo é uma filosofia de vida. A cada cinco empregos no mundo, um é gerado pelo cooperativismo”.

O presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Luciano Jayme, reforçou a luta dos sindicatos rurais em prol dos produtores e falou da necessidade de mudanças do agronegócio no Brasil. “Queremos um país de mudanças, um país de transformação”.

O deputado federal de Minas Gerais, Lafayette Andrada, demonstrou seu contentamento com o que viu na Feira e encheu de elogios a organização e os produtores goianos. “Estou admirado com que estou vendo aqui e sairei falando que o agro está pulsante em Goiás. A Tecnoshow é mesmo um show.”

Luís Alberto, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Goiás (Sistema OCB/GO), falou sobre o apoio do governador Caiado e do secretário César Moura na luta para aumentar o limite de financiamento das cooperativas agroindustriais para armazéns. Além disso falou que o prefeito “nos disse que gostaria de fazer com que a semana anterior à feira seja considerada a semana do cooperativismo e que existe a vontade de se criar um museu do cooperativismo em Rio Verde”, informou Luís Alberto.

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, citou como o Brasil pode ser útil no abastecimento global, principalmente diante da crise internacional. “Não devemos deixar faltar combustível na máquina da agricultura brasileira. Temos que sustentar o abastecimento global. O Brasil é o segundo maior produtor e exportador de alimentos do mundo. O combustível dessa máquina se chama crédito”, ponderou.

João Carlos Marchesan, presidente do Conselho de Administração da Abimaq, falou sobre o crescimento significativo no setor de máquinas e abastecimento no ano de 2021, “Tivemos registros de índices de crescimento importantes em relação ao ano anterior, apesar da pandemia e todos os problemas enfrentados pela indústria.”

O presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), José Garrote, disse da necessidade de sempre valorizar o produtor e a matéria-prima. “Agregar valor aos nossos produtos, capacitando nosso povo, distribuindo renda, gerando riqueza, isso que dá prosperidade ao nosso Estado”.

O deputado estadual Lissauer Vieira destacou a sua luta pelo agronegócio como presidente da Assembleia Legislativa de Goiás. “A taxa de juros alta prejudica a rentabilidade dos produtores, classe que me elegeu para ser defendida na Assembleia Legislativa.” Lissauer também falou da expectativa de produção de grãos para o Estado de Goiás. “Temos a expectativa de produzir 30 milhões de grãos neste ano”.

O deputado federal, Delegado Valdir, destacou como o agronegócio foi importante na economia brasileira em tempos de pandemia. “Foi o agronegócio que sustentou o país quando tudo parou”.

Na oportunidade, a empresa de Correios fez uma homenagem à Comigo lançando o selo da Tecnoshow.

Por uma semana, Rio Verde se torna capital simbólica de Goiás

Ao final da cerimônia de abertura da Tecnoshow 2022, na qual foi assinada a transferência da capital do estado simbolicamente para Rio Verde, Ronaldo Caiado, governador de Goiás; acompanhado de Paulo do Vale, prefeito de Rio Verde ; do presidente da COMIGO, Antonio Chavaglia e do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, participaram da revista de tropas e hasteamento da bandeira, que oficializou a mudança até sexta-feira (8).

Isso reforçou o protagonismo do agronegócio em Goiás, que é o segundo maior produtor de grãos do Brasil, atrás somente do Mato Grosso. Com a mudança simbólica e instalação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, governador, chefes de poder e secretários poderão despachar diretamente de Rio Verde.

Sobre a TECNOSHOW COMIGO

Há 19 anos nasceu o conceito da feira de tecnologia rural, que logo passou a ser um referencial em todo o Centro-Oeste. A cada edição, a feira, hoje denominada TECNOSHOW COMIGO, não só apresenta experiências tecnológicas realizadas por diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas que auxiliam o produtor rural, mas reúne expositores de grandes segmentos do setor agropecuário, em uma área montada em 65 hectares com completa infraestrutura. Mais informações em www.tecnoshowcomigo.com.br.

DADOS DA FEIRA EM 2019 (última edição)

Expositores: 580

Comercialização: R$ 3,4 bilhões

Público: 118 mil visitantes

Distribuição de mudas nativas: 18 mil mudas

Público de palestras / dinâmicas: 5 mil pessoas

Dinâmica de Pecuária: 1.800 participantes

Palestras e dinâmicas: 150

Exposição de Animais: 1.000 animais

Máquinas e equipamentos: 3 mil

Geração de empregos: 8 mil

Pesquisadores e Técnicos: 200

Plots agrícolas: 40 mil metros quadrados

Área da Feira: 60 hectares

Estacionamento: 43 mil veículos e 360 ônibus

Material reciclado pós-feira: 35 mil quilos

FICHA TÉCNICA

19ª Tecnoshow COMIGO 2022

Data: 4 a 8 de abril de 2022

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) – Rio Verde – (GO), Rod. GO-174, km 252, Zona Rural

Horário: 8 às 18 horas

Inicio Destaques Tecnoshow Comigo 2022 está oficialmente aberta