TNTEX e Protfrutas – Parceria de sucesso contra a broca-do-tomateiro

0
186
Fotos Chico Gomes
Fotos Chico Gomes

Tomates frescos, saudáveis, sem agrotóxicos é o que propõe a TNTEX, empresa genuinamente cearense, produtora do Agrotex, embalagens de TNT (tecido não tecido) para a proteção dos frutos.

O Agrotex, saquinho de TNT com elástico em sua extremidade, funciona como barreira física contra a broca e a traça, principais pragas da cultura do tomateiro. A broca provoca ao produtor de tomate um prejuízo médio de cerca de 45%, chegando facilmente a 100% de perdas, caso medidas de controle não sejam adotadas.

Devido ao sucesso do Agrotex, já usado em várias culturas, o empresário Mario Roberto Mezzedimi, responsável técnico pela TNTEX, está firmando parceria com a empresa Protfrutas, que passará a comercializar os saquinhos de TNT nas regiões sul e sudeste. Em contrapartida, os produtos da Protfrutas serão comercializados no nordeste.

Além do tomate, o Agrotex pode ser utilizado em vários outros tipos de cultura, como berinjela, pimentão, uva, pinha, graviola, atemoia, pêssego, nêspera, caqui, etc. “A primeira grande vantagem da produção física é o não uso de defensivo agrícola. Em segundo, além de proporcionar um fruto mais saudável, há diminuição do custo de produção“, informa Mario Mezzedimi, acrescentando que a utilização de saquinhos de TNT na cultura do tomate proporciona uma média entre 21 e 25% de ganho em comparação ao tradicional plantio com aplicação de defensivos químicos.

Há muitos anos, Mario Mezzedimi, por meio de sua empresa de representação, realiza com sucesso a aplicação do TNT na cultura do melão, cultivado nos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Piauí e Pernambuco.

FotosChico Gomes
FotosChico Gomes

Comprovação científica

A Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou trabalhos científicos e técnicos com os saquinhos de TNT para proteção por barreira física na cultura do tomate, comprovando a eficiência do produto. Para o professor e pesquisador do Centro de Ciências Agrárias da UFC, Patrik Luiz Pastori, o ensacamento de frutos já demonstrou ser uma alternativa eficaz para o controle de artrópodes (pragas em algumas culturas), especialmente na fruticultura.

O trabalho da equipe, coordenada pelo professor Patrik, foi realizado no município de Ibiapaba, no Ceará, com o tomate Valerin. Ele concluiu que o ensacamento dos frutos com saquinhos de TNT foi eficaz para o controle da broca-pequena. “O uso de TNT como barreira reduz custos necessários para a condução do cultivo e não influencia negativamente nos índices produtivos da cultura ou na qualidade pós-colheita dos frutos“, afirma.

Fotos Chico Gomes
Fotos Chico Gomes

Manuseio

O Agrotex deve ser colocado no momento em que o tomateiro emite as primeiras flores, ou seja, já nas primeiras inflorescências e/ou pencas. Deve ser posto também nas flores do segundo cacho, do terceiro, e assim por diante.

A broca faz sua postura nas flores ou nos frutos ainda pequenos. Daí a importância de protegê-los no momento em que a praga ataca. O Agrotex para tomate possui a dimensão de 18 x 26 cm, garantindo proteção total. Outros tamanhos podem ser confeccionados, dependendo da necessidade de cada cultura.

Não é preciso retirar o Agrotex dos cachos, uma vez que os saquinhos possuem as soldas laterais preparadas para não causar resistência ao crescimento dos frutos. O Agrotex não causa nenhum tipo de alteração no sabor, na cor, no formato ou no tamanho da fruta. Ele pode ser utilizado tanto em tomateiros envarados como rasteiros, uma vez que as inflorescências são bem visíveis e não existe dificuldade em ensacá-los.

Principais benefícios do Agrotex:

ð Protege contra insetos/pragas e pássaros;

ð Proporciona uma melhor aparência dos frutos;

ð Não altera o sabor, tamanho ou cor dos frutos.

Visão panorâmica da plantação de tomate ensacada - Fotos Chico Gomes
Visão panorâmica da plantação de tomate ensacada – Fotos Chico Gomes

Essa matéria você encontra na edição de Agosto 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.