A ADAMA passa a oferecer aos produtores de hortifrúti a ferramenta ADAMA Monitor, que faz o monitoramento de lavouras com sistema de armadilhas eletrônicas e disponibiliza dados para que os agricultores possam tomar a melhor decisão para as operações de plantio, colheita e aplicação de defensivos.
A inovação é uma armadilha que atrai insetos com o uso de feromônios inseridos em placas adesivas e que, por meio de microcâmeras fotográficas, transmite imagens das pragas capturadas via sinal de celular.
De acordo com a preferência do produtor, as câmeras são configuradas para enviar fotos em horários determinados para o celular ou computador do usuário, evitando que a contagem das mariposas seja feita manualmente e eliminando a necessidade de visitas diárias às armadilhas no meio da plantação.
“Com esse sistema, o produtor só precisa abrir a interface e conferir a quantidade em tempo real que o sistema armazena, de forma simples e efetiva”, explica Roberson Marczak, gerente de Inovação da ADAMA.
A solução conta ainda com mecanismo de autolimpeza, reduzindo a necessidade de idas até a lavoura para trocar as placas adesivas. “É mais um item que otimiza o tempo do agricultor, que acaba tendo mais horas livres para focar na estratégia da cultura”, afirma Marczak.
Características e benefícios
• Acesso remoto às imagens da armadilha permite ao produtor saber a hora certa para tomar decisões;
• Informação atualizada diariamente sobre a situação da lavoura;
• Evita visitas desnecessárias: menos idas ao campo e mais eficiência no controle de pestes;
• Agilidade para coletar dados;
• Imagens de alta resolução;
• Armazenamento histórico das informações;
• Contagem automática do nível de infestação;
• Painel solar e GPS integrados.
Na hora certa
A qualidade da informação permite decidir a hora exata para aplicar um defensivo antes que a produção de tomate ou batata, por exemplo, sofra um dano econômico, traz simplicidade pelo acompanhamento à distância.
“Em caso de ausência de mão de obra, o serviço permite ter a mesma qualidade de controle”, informa Marczak. O gerente de Inovação completa ainda: “o monitoramento de lavouras com sistemas de armadilhas eletrônicas é hoje uma ferramenta acessível e um importante aliado para otimizar as operações em culturas de HF”.
Investimento em P&D
Com um investimento anual de 1,2% do faturamento no País em P&D, a ADAMA tem a inovação como um de seus pilares estratégicos. “Estamos no negócio de proteção de cultivos, por isso, cada vez mais, buscamos oferecer tecnologias digitais que possam ajudar o produtor a monitorar a lavoura, otimizar o manejo e utilizar da melhor maneira as soluções”, reforça Marczak.