20.6 C
Uberlândia
domingo, junho 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosTomate: armadilha eletrônica e monitoramento de insetos

Tomate: armadilha eletrônica e monitoramento de insetos

Crédito: Adama

A ADAMA passa a oferecer aos produtores de hortifrúti a ferramenta ADAMA Monitor, que faz o monitoramento de lavouras com sistema de armadilhas eletrônicas e disponibiliza dados para que os agricultores possam tomar a melhor decisão para as operações de plantio, colheita e aplicação de defensivos.

A inovação é uma armadilha que atrai insetos com o uso de feromônios inseridos em placas adesivas e que, por meio de microcâmeras fotográficas, transmite imagens das pragas capturadas via sinal de celular.

De acordo com a preferência do produtor, as câmeras são configuradas para enviar fotos em horários determinados para o celular ou computador do usuário, evitando que a contagem das mariposas seja feita manualmente e eliminando a necessidade de visitas diárias às armadilhas no meio da plantação.

“Com esse sistema, o produtor só precisa abrir a interface e conferir a quantidade em tempo real que o sistema armazena, de forma simples e efetiva”, explica Roberson Marczak, gerente de Inovação da ADAMA.

A solução conta ainda com mecanismo de autolimpeza, reduzindo a necessidade de idas até a lavoura para trocar as placas adesivas. “É mais um item que otimiza o tempo do agricultor, que acaba tendo mais horas livres para focar na estratégia da cultura”, afirma Marczak.

Características e benefícios

• Acesso remoto às imagens da armadilha permite ao produtor saber a hora certa para tomar decisões;

• Informação atualizada diariamente sobre a situação da lavoura;

• Evita visitas desnecessárias: menos idas ao campo e mais eficiência no controle de pestes;

• Agilidade para coletar dados;

• Imagens de alta resolução;

• Armazenamento histórico das informações;

• Contagem automática do nível de infestação;

• Painel solar e GPS integrados.

Na hora certa

A qualidade da informação permite decidir a hora exata para aplicar um defensivo antes que a produção de tomate ou batata, por exemplo, sofra um dano econômico, traz simplicidade pelo acompanhamento à distância.

“Em caso de ausência de mão de obra, o serviço permite ter a mesma qualidade de controle”, informa Marczak. O gerente de Inovação completa ainda: “o monitoramento de lavouras com sistemas de armadilhas eletrônicas é hoje uma ferramenta acessível e um importante aliado para otimizar as operações em culturas de HF”.

Investimento em P&D

Com um investimento anual de 1,2% do faturamento no País em P&D, a ADAMA tem a inovação como um de seus pilares estratégicos. “Estamos no negócio de proteção de cultivos, por isso, cada vez mais, buscamos oferecer tecnologias digitais que possam ajudar o produtor a monitorar a lavoura, otimizar o manejo e utilizar da melhor maneira as soluções”, reforça Marczak.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como otimizar a produção de tomate em estufas?

A redefinição do cultivo protegido vem ocorrendo desde da década e 90, em um processo gradativo e com investimento em infraestrutura e recursos humanos.

Biológicos mostram eficiência no controle da mosca-branca

  Alessandra Marieli Vacari amvacari@gmail.com Sergio Antonio De Bortoli Laboratório de Biologia e Criação de Insetos (LBCI), Departamento de Fitossanidade, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, FCAV/Unesp, Jaboticabal...

Aplicação de reguladores de crescimento em tomate

Janaina Marek Engenheira agrônoma e doutora em Produção Vegetal janainamarek@yahoo.com.br Dione de Azevedo Engenheiro agrônomo e consultor Os benefícios da aplicação de reguladores vegetais no manejo do tomateiro são...

Manejo de pragas na cultura da soja 

Como realizar o manejo de pragas nos estádios iniciais da cultura da soja? No momento Fundação MT falamos sobre os principais problemas atualmente: cascudinho-da-soja, lagarta Helicoverpa e percevejo barriga verde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!