16.4 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesFondazione Ernesto Illy e illycaffè inauguram o 12º Ano Acadêmico do Mestrado...

Fondazione Ernesto Illy e illycaffè inauguram o 12º Ano Acadêmico do Mestrado em Ciência e Economia do Café Ernesto Illy

O curso contará com a participação de alunos brasileiros, como a administradora de empresas Karen Nery, e de outros 15 países.

O 12º Ano Acadêmico do International Masters in Coffee Economics and Science Ernesto Illy acaba de começar. O programa é voltado para jovens homens e mulheres com graduação em economia, engenharia e ciências agrárias, e oferece treinamento abrangente sobre a cultura do café, da planta à xícara, sobre o valor social do consumo de café, e sobre a cultura dos países produtores de café, como o Brasil.

Na foto: Alunos da turma 2021-2022 durante sua residência em Trieste, na Itália. 

Este ano, vinte alunos estão matriculados no programa de mestrado. Eles vêm de dezesseis países diferentes: Brasil, Colômbia, China, Equador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Indonésia, Itália, Moçambique, Nicarágua, Ruanda, Estados Unidos, Tanzânia e Uganda.

Representando o Brasil, temos a administradora de empresas Karen Nery, da cidade mineira de Poço Fundo, onde a economia prospera graças à produção de café. Formada pela Universidade de São João Del-Rei, em 2018 decidiu fazer uma pausa na carreira para aprender inglês na Irlanda e viajar para conhecer países como Vietnã e a Colômbia, ambos conhecidos pela produção de café.

“Eu sempre sonhei em trabalhar com café e em 2020 tive a oportunidade de torná-lo realidade, trabalhando para uma cooperativa que produz café de Comércio Justo, em Poço Fundo, onde fiquei sabendo sobre este programa. Imediatamente eu disse, vou conseguir este diploma. No momento em que recebi o e-mail sobre ajuda financeira completa, foi um dos dias mais importantes da minha vida! Eu darei o meu melhor para completar esse mestrado”, revela Karen.

Os cursos, que acontecem em um formato híbrido – inicialmente o aprendizado será à distância, seguido por aulas presenciais a partir de maio – serão concluídos em dezembro de 2023, quando os alunos defenderão suas teses.

Além da Fondazione Ernesto Illy, os parceiros apoiadores do Mestrado incluem a Universidade de Trieste, a Universidade de Udine, a Escola Internacional de Estudos Avançados (SISSA) em Trieste, o Parque Científico da Área de Trieste e a illycaffè.

Mais uma vez, como acontece anualmente desde o primeiro Mestrado em 2010, a Fondazione Friuli financia bolsas de estudos, uma forma significativa de incentivar os jovens locais das províncias de Udine e Pordenone, enquanto a Fondazione Ernesto Illy fornece 9 bolsas de estudos completas e 5 parciais.

O programa de mestrado é dirigido por uma equipe composta por Andrea Tracogna da Universidade de Trieste, Pietro Romano da Universidade de Udine e Furio Suggi Liverani da illycaffè e Fondazione Ernesto Illy.

O Mestrado em Ciência e Economia do Café Ernesto Illy, único do gênero no mundo, confirma a posição de Trieste como um centro global da cultura do café. Os 59 docentes do programa vêm da Universidade de Trieste, Universidade de Udine, illycaffè e Università del Caffè, Organização Internacional do Café, Universidade de Copenhague, Cirad, Unipd, Universidade Northen Colorado, Coffeelab Índia, Demus, Universidade Drexel, RD2 Vision, Centro Euro-Mediterraneo sui Cambiamenti Climatici, VUNA Origin Consulting, MIB Trieste School of Management, Quin, e Kedge Business School.

Com o final do programa deste ano, cerca de 249 pessoas de 25 países diferentes terão obtido um Mestrado em Ciência e Economia do Café.

Sobre a illycaffè  

A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa italiana familiar, fundada em 1933 em Trieste, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. A illycaffè produz um blend único 100% arábica, combinando 9 das melhores variedades do mundo, selecionadas pela illycaffè: todos os dias 8 milhões de xícaras de café illycaffè são servidas em mais de 140 países ao redor do mundo, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios, em cafés e lojas de marca própria, e em casa. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Em 1991, foi lançado no Brasil o “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso” para o café espresso de qualidade. A illycaffè contribuiu para o compartilhamento do know-how, pagando aos produtores um preço premium pela melhor qualidade selecionada pela própria illycaffè. Desde 2016, com o “Ernesto Illy International Coffee Award”, a empresa celebra os cafeicultores de todo o mundo que, segundo illy, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa faz parte da lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, ela reforçou seu compromisso de buscar um modelo de negócios sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o status de Società Benefit e acrescentando este compromisso em seu próprio estatuto social. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional como B Corp, como resultado de seu compromisso de cumprir com os mais altos padrões de desempenho social e ambiental. A empresa também fundou a Universidade do Café, que tem o objetivo de compartilhar a cultura em todos os níveis, oferecendo um treinamento abrangente e prático aos cafeicultores, baristas e amantes do café. Tudo o que é “made in illy ” é sobre beleza e arte, os valores fundamentais da marca, desde seu logotipo, projetado pelo artista James Rosenquist, até as xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 120 artistas internacionais. Em 2021, a empresa contava com 1305 funcionários e um faturamento de cerca de 500 milhões de euros. Há 205 lojas de marca própria em mais de 40 países pelo mundo. Em 2021, Rhone Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa.

ARTIGOS RELACIONADOS

IHARA lança série especial para apreciadores de café

A série é uma parceria da IHARA com o SBT, com a apresentação de Paula Varejão.

Controle biológico de ácaros-praga com predadores

Mário Eidi Sato Pesquisador científico do Laboratório de Acarologia - Centro Experimental do Instituto Biológico mesato@biologico.sp.gov.br   Está em desenvolvimento no Estado de São Paulo um projeto para...

Exportação de café solúvel do Brasil bate recorde

País embarcou aproximadamente 4 milhões de sacas do produto, que é o maior volume registrado para intervalos de 12 meses completos Após o recorde...

Nespresso desenvolve ações para proteger trabalhadores durante a colheita

Cuidados relativos à COVID-19 serão reforçados nas comunidades cafeeiras de todo o país

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!