25.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 25, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiTombamento da cebolinha - Como evitar

Tombamento da cebolinha – Como evitar

 

Leandro Luiz Marcuzzo

Professor de Fitopatologia do Instituto Federal Catarinense – IFC/Campus Rio do Sul

marcuzzo@ifc-riodosul.edu.br

 

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Nas culturas que compõem o cheiro-verde, a cebolinha é uma das mais afetadas por pragas e doenças. O tombamento da cebolinha, causado pelos fungos Rhizoctoniasolani, Pythium spp. e Fusarium spp., tem tirado o sono dos produtores. Várias são as medidas utilizadas no manejo integrado dessa doença, porém, o manejo cultural é o único método utilizado a campo, já que não se dispõe de agrotóxicos registrados para a cultura.

Danos

Na área de ataque dos patógenos, o prejuízo com o tombamento da cebolinha chega a 100%, já que esses patógenos matam a planta, tornando inviável ao seu comércio. Em áreas com alta umidade do solo e semeadura profunda a doença é mais intensa, principalmente nos estádios jovens da planta recém-germinada

Prevenção

Entre as medidas preventivas estão: evitar a semeadura em áreas sujeitas ao alagamento e aumentar a altura do canteiro, o que fará com que haja menor acúmulo de umidade, desfavorecendo a ocorrência da doença.

O uso de matéria orgânica favorece o bom desenvolvimento da muda, tornando-a mais vigorosa e fazendo a microbiota do solo competir com os patógenos. Deve-se evitar o excesso de adubação nitrogenada, pois esta favorece a infecção dos patógenos.

Crédito Isla Sementes
Crédito Isla Sementes

Manejo curativo

Após constatado o sintoma, podem ser retiradas as plantas do local, já que as mesmas encontram-se em reboleiras. Deve-se evitar transitar nessa área da doença para não disseminá-la a outros locais.

Essa matéria você encontra na edição de Julho 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Fosfito atua na absorção de fertilizantes e herbicidas

O fosfito, associado a macro e micronutrientes, tem se revelado uma excelente fonte de nutrientes, por possuir absorção rápida e ação complexante, que favorece a absorção principalmente dos micronutrientes. Em mistura com outros produtos, o pH da calda é reduzido, favorecendo a absorção de herbicidas como o glifosato e o gramoxone.

Redução da adubação

Um dos principais desafios do agricultor brasileiro na safra 2021/22 foi o de ...

O minipepino ainda é pouco explorado

Autor André Rocha Duarte Engenheiro agrônomo e Mestrado em Fitopatologia - Universidade Federal de Viçosa (UFV) agronomia@finom.edu.br O minipepino (Melothria pendula L.) é uma planta,...

Ácidos húmicos e fúlvicos: A resposta na citricultura

AutoresPaulo Roberto Camargo Castro Doutor e professor titular - ESALQ/USP prcastro@usp.br Jeisiane F. Andrade Mestranda em Agronomia - ESALQ/USP As substâncias húmicas são compostos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!