20.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosTratamento de sementes: baixo custo, alto retorno

Tratamento de sementes: baixo custo, alto retorno

O tratamento de sementes é uma técnica acessível e eficaz para proteger as suas plantas e aumentar a produtividade.

Rafael Jacinto da Silva
Engenheiro agrônomo e analista de Qualidade em Laboratório de Sementes
rafaeljdasilva@hotmail.com

A presença de patógenos em sementes é uma das principais causas de morte em pré-emergência e plântulas em campo, além de reduzir o vigor e o poder germinativo no armazenamento.

Esses microrganismos podem colonizar o interior das sementes, estar na própria superfície, em materiais inertes ou mesmo como estrutura de resistência, com a capacidade de disseminar-se por áreas de cultivo.

O tratamento de sementes é um processo cuja finalidade é proteger as sementes de ataques de fitopatógenos que estão presentes no solo ou no armazenamento e evitar a disseminação deles para as áreas de cultivo onde poderiam infectar plântulas e plantas sadias, causando inúmeros prejuízos.

Crédito: Shutterstock

É uma tecnologia eficiente para garantir a semente: a qualidade fisiológica, genética e sanitária, permitindo a expressão do seu máximo potencial produtivo, gerando plantas vigorosas e sadias, assegurando populações adequadas mesmo em condições climáticas desfavoráveis na semeadura.

Opções

No tratamento de sementes podem ser usados vários produtos, por exemplo, os agroquímicos (fungicidas, inseticidas e nematicidas), produtos biológicos, bioestimulantes, polímeros e micronutrientes.

Entre os produtos químicos mais utilizados destacam-se os fungicidas à base de fludioxonil, benzimidazóis, tiofanato-metilico, fluazinan, carbendazin, thiram, dicarboxiamida e metalaxil.

No grupo dos inseticidas, os produtos que contêm como ingrediente ativo imadacloprido, tiodicarbe, abamectina, fipronil, tiodicarbe, tiametoxan, estão entre os mais utilizados.

Quanto aos produtos biológicos, os gêneros de fungos Trichoderma spp., Metarhizium anisopliae, Beauveria bassiana e o gênero de bactérias Bacillus spp. são bastante utilizados.

Monitoramento

É importante escolher o tratamento mais apropriado e verificar o registro dos produtos no Ministério da Agricultura (MAPA). A seleção dos produtos e as combinações são específicas para a cultura-alvo, o que pode ser um fator limitante para o tratamento de determinadas espécies.

Configuram como sementes tratadas todas aquelas na qual agrotóxicos e afins, corantes, películas ou outros aditivos tenham sido aplicados sem alteração significativa do seu peso, do seu tamanho ou do seu formato original.

Investimento

Entre os custos de produção, o tratamento de sementes está na margem de 1,5% a 2,0%, se comparado aos custos com fertilizantes que, ao longo do ano podem chegar a 40%, os defensivos com cerca de 20% e as sementes próximo de 10%, ou seja, é um investimento relativamente baixo, pela série de benefícios trazidos.

 O procedimento de tratar as sementes pode ocorrer na fazenda ou de forma industrial. Para o primeiro caso, conhecido como “on farm”, as sementes são tratadas na própria fazenda antes da semeadura, com a necessidade de profissional capacitado para realizar a prática, respeitando as recomendações técnicas propostas e a legislação, com as medidas de biossegurança.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ano Internacional das Frutas e Hortaliças

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2021 como o Ano Internacional das Frutas ...

Indução de defesa e tolerância em culturas

Como diz o ditado, prevenir é melhor que remediar, e no que se refere ao tratamento de patologias em plantas, essa máxima também é válida. Quando se fala em prevenção de doenças, automaticamente se pensa em vacina.

Edição gênica: a revolução das sementes

Novas ferramentas da biotecnologia, como a seleção genômica ampla e a engenharia genética de precisão ou edição genômica, estão possibilitando o aumento da produtividade, qualidade e segurança dos alimentos produzidos, além de possibilitar maior agilidade na obtenção da nova cultivar.

Florestas nobres projetam alto retorno em Mogno Africano

Com tecnologia e inovação, a proposta é democratizar o acesso às plantações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!