29.4 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasTratamento de sementes é essencial para emergência e desenvolvimento da lavoura

Tratamento de sementes é essencial para emergência e desenvolvimento da lavoura

Divulgação

Uma das soluções para alcançar maior produtividade das lavouras é o uso do tratamento de sementes (TS), prática agrícola que visa proteger as sementes e plântulas de pragas e doenças que ameaçam a germinação, o vigor e as fases iniciais do cultivo.

Todo o planejamento que antecede a semeadura, o manejo utilizado antes e durante a proteção do ciclo do produtivo da cultura e as ações pré e pós-colheita têm como finalidade principal fazer com que planta expresse ao máximo o seu potencial produtivo, explica Felipe Gutheil, coordenador de Marketing de Tratamento de Sementes da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF. “E para que isso aconteça, a proteção inicial das sementes e plântulas através do TS se torna fundamental”, afirma.

O uso do tratamento de sementes com o produto Standak® Top, por exemplo, tem contribuído para obtenção de altos índices de controle para as principais pragas e doenças que afetam a germinação, emergência e o vigor das sementes, além de entregar o homogêneo estabelecimento de plantas na lavoura, etapa fundamental para a busca de altas produtividades.

Segundo Gutheil, dependendo das condições, as perdas ocasionadas pela ação de pragas e doenças em uma semente não tratada podem inviabilizar o cultivo, trazendo prejuízos significativos, não somente pelo aspecto econômico, mas também no que tange a sustentabilidade do negócio. Isso está diretamente relacionado à qualidade e sanidade das sementes e a qualidade do Tratamento das Sementes. “O estabelecimento inicial da lavoura, com a distribuição uniforme de plântulas, é um importante passo para a obtenção de plantas saudáveis e de uma lavoura com potencial para altas produtividades. Qualquer dano causado por patógenos transmitidos por sementes ou presentes no solo, bem como, as lesões causadas por insetos-pragas podem colocar em cheque a sanidade e o desenvolvimento da cultura”, salienta Felipe.

“Produtos de alta performance são aqueles que além de conferir seletividade, proteção às sementes e plântulas, também proporcionam benefícios fisiológicos positivos ao cultivo, a exemplo de Standak® Top, que além dos benefícios citados possui tripla mistura de ingredientes ativos contendo inseticida e fungicidas e formulação exclusiva desenvolvida para uso no Tratamento das Sementes. Esse conjunto traz muito mais segurança para o uso e manutenção do potencial produtivo da lavoura”, finaliza Gutheil.

ARTIGOS RELACIONADOS

BASF anuncia nova liderança global da marca Nunhems®

Maximilian Becker, assume a liderança da BASF Global da marca Nunhems®, de sementes de frutas e hortaliças da BASF como vice-presidente Sênior.

BASF reforça que o uso do produto Finale® promove excelentes resultados na dessecação pré-colheita do Trigo e Cevada

 Tecnologia é determinante quando se busca o máximo potencial produtivo do Trigo e da Cevada, mantendo a qualidade do grão.

Clima aumenta estresse nas plantas

Fenômeno El Niño desencadeou chuvas intensas e altas temperaturas, afetando o desenvolvimento das mais diversas culturas agrícolas no país.

Ubyfol ressalta papel da indução de resistência na produtividade da lavoura 

Mecanismo ajuda a minimizar os prejuízos ocasionados por patógenos nas plantas por meio de indução de resistência

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!