16.4 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesTroca correta do lubrificante de máquinas agrícolas garante maior produtividade e menor...

Troca correta do lubrificante de máquinas agrícolas garante maior produtividade e menor impacto ambiental

A lubrificação é indispensável para todos os tipos de máquinas, mas pensando nas que atuam no pesado setor agrícola, os cuidados devem ser redobrados, já que o trabalho no campo exige bastante dos veículos. Dessa forma, a PETRONAS Lubrificantes Brasil, marca referência em lubrificantes e fluidos, destaca recomendações essenciais para garantir a melhor performance dos equipamentos.

A troca adequada dos fluidos evita o consumo excessivo de combustível, permite sobrevida das peças e evita paradas inesperadas, que prejudicam a produtividade da lavoura. Os produtos formam uma película protetora que evita o contato direto entre as peças móveis dos equipamentos, reduzindo o atrito e a temperatura interna, além de proteger os componentes dos equipamentos.

Intervalo de troca recomendado

Para alcançar o melhor desempenho das máquinas agrícolas é necessário estar atento à periodicidade de substituição do lubrificante. A recomendação é sempre seguir o manual de manutenção do equipamento, já que cada fabricante possui as suas próprias advertências de verificação de nível e período de troca do produto.

Entretanto, é importante destacar os riscos para o motor e outros componentes caso a troca não seja realizada. “O lubrificante, com a utilização contínua, passa por vários processos de absorção de temperatura, sujeiras e forças mecânicas. Quando estendemos ou não realizamos a troca no momento correto, o produto começa a perder suas características de proteção, limpeza e resfriamento, o que pode acarretar em danos internos no motor e outros compartimentos, como desgaste excessivo, perda de potência até a parada completa do equipamento”, explica Marcelo Capanema, Diretor Global de Pesquisa e Tecnologia da PETRONAS.

É possível utilizar lubrificantes para caminhões nas máquinas agrícolas?

Ambos os veículos, tanto os caminhões, como as máquinas agrícolas, utilizam motores movidos à Diesel. Portanto, levando em consideração a questão da lubrificação do motor, não há diferenças nesse aspecto, mas cada tipo de máquina possui suas próprias especificações.

“Existem riscos ao utilizar um lubrificante não especificado nas máquinas agrícolas, entre eles, estão o desgaste prematuro dos componentes; a redução da vida útil do equipamento; alto consumo de combustível e custos com manutenção e parada inesperada do veículo”, alerta Capanema.

Cuidado e preocupação com o meio ambiente

A PETRONAS possui os mais modernos padrões de sustentabilidade, que atendem às exigências do mercado. Além disso, a empresa desenvolve e investe em produtos que contemplam as necessidades urgentes de preservação, aliando alta tecnologia e baixo impacto ao meio ambiente.

“De acordo com as análises de nossos laboratórios, testes de campo e de pesquisas, ao utilizar os lubrificantes PETRONAS de base semissintética ou sintética é possível ter um ganho de extensão de troca do lubrificante. Isso resulta em benefícios ao meio ambiente, já que, neste caso, reduzimos o consumo e descarte do lubrificante”, finaliza o especialista. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Femec 2023: a feira do agronegócio mineiro

A principal feira de máquinas agrícolas de Minas Gerais será realizada de 21 a 24 de março em Uberlândia e estima um volume de negócios superior a 1 bilhão

Jacto apresenta novos pulverizadores na Agrishow

Novas máquinas atendem demandas específicas de produtores de cultivos perenes.

Inovações em máquinas agrícolas

Atualmente, as máquinas agrícolas são dotadas de diversas tecnologias. Para cada atividade efetuada no campo existe muita inovação. Veja no artigo completo.

Femec 2023 movimentou R$ 2,4 bilhões em Uberlândia no Triângulo Mineiro

A 10ª edição da Feira do Agronegócio Mineiro recebeu cerca de 100 mil visitas em 4 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!