26.6 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
- Publicidade -
InícioLançamentosTrunemco é o novo bionematicida da IHARA

Trunemco é o novo bionematicida da IHARA

Nova tecnologia biológica no portfólio da empresa, lançamento agrega sustentabilidade e maior eficiência no controle dos nematoides de solo.

Com mais de 58 anos de tradição em pesquisa e desenvolvimento de defensivos agrícolas, a IHARA é também destaque em biotecnologia. A empresa, que já tem entre seus carros-chefe o fungicida biológico ROMEO, traz agora ao mercado seu primeiro bionematicida: o TRUNEMCO.

O lançamento chega para oferecer alta eficácia e mais sustentabilidade no controle de nematoides de solo, um dos principais desafios enfrentados pelos agricultores em todo o mundo, com sua inovadora formulação FS compatível com outros tratamentos, além de possuir maior espectro do mercado, proporcionando maior produtividade e maior praticidade e rendimento devido à baixa dosagem de aplicação.

O novo biológico desenvolvido pela IHARA conta com formulação inovadora, composta por uma CEPA que foi selecionada e desenvolvida para combater e repelir os nematoides e, de quebra, oferece ainda maior proteção das raízes e, consequentemente, melhor desenvolvimento da planta. “A formulação do TRUNEMCO é única no país. Ela combina cepas especiais de bacilos; mais “agressivos” contra os alvos, mais resistentes e mais tolerantes. Além disso, tem a bula mais ampla reconhecida pelo Ministério da Agricultura neste mercado de bionematicidas, o que significa eficácia comprovada contra maior número de alvos, em diferentes culturas”, explica o coordenador de Produtos Biológicos da IHARA, Iuri Cosin.

Outro diferencial importante registrado na bula de TRUNEMCO é a baixa dose necessária desta formulação para o tratamento de sementes. “Otimizar a ‘ocupação’ do volume de calda é uma grande vantagem para o produtor porque garante que ele possa contar também com outros ativos importantes neste processo como fungicidas e inseticidas”, lembra Cosin.

Ainda no preparo da calda, o novo lançamento da IHARA se destaca com mais um grande diferencial: sua formulação é 100% compatível com produtos fungicidas, inseticidas e mesmo nematicidas químicos disponíveis no mercado para o tratamento de sementes, complementando de forma sinérgica essa fase do manejo integrado de pragas.

“Outros pontos fortes do TRUNEMCO são o prazo de validade bastante extenso (dois anos) e não requerer cuidados especiais de refrigeração, armazenamento ou transporte. São características que facilitam muito para o produtor”, completa o especialista.

Bionematicidas em alta

A última edição da pesquisa Farm Track, realizada anualmente pela consultoria Kynetec revela em números a rápida popularização da adoção de biológicos para o controle de nematoides. Em 2015, os nematicidas químicos somavam 94% do mercado no segmento, restando menos de 6% para os biológicos. Apenas oito anos depois, em 2022, os bionematicidas já eram 75% do total.

Iuri Cosin cita alguns dos diversos motivos que impulsionaram esta inversão: “O primeiro – e principal – fator é a excelente eficácia do controle dos nematoides. Estudos comparativos apontam que os produtos biológicos têm desempenho superior aos principais nematicidas do mercado em 80% das vezes”.

Outro ponto muito importante, segundo ele, é a atuação prolongada dos bionematicidas. Enquanto o residual da maioria dos produtosse esgota em cerca de 20 dias (ainda um momento chave de estabilização do início do cultivo), os microorganismos da formulação biológica seguem vivos no solo, e podem continuar se desenvolvendo e ganhando ainda mais forças junto ao crescimento da planta e de suas raízes.

Nesta conta, entram também como vantagens para os biológicos o fato de não incitarem resistência das pragas, a baixa (ou nula) toxicidade o que garante segurança ao meio ambiente. “ESG, sustentabilidade e conservação dos recursos naturais são chancelas cada vez mais fortes e importantes para a agricultura brasileira, assim como a produtividade e a rentabilidade do negócio rural. Com o lançamento da tecnologia bionematicida TRUNEMCO, a IHARA reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento de soluções de alta qualidade e sustentabilidade para o agronegócio brasileiro”, conclui Cosin.

ARTIGOS RELACIONADOS

Sistema inteligente para plantio é lançado oficialmente na Show Rural

Marcando a retomada das grandes feiras presenciais no agronegócio este ano, a FertiSystem, empresa ...

Experiência Enlist® 360º

A Corteva Agriscience realiza, em fevereiro e março, a 6° edição do Experiência Enlist® 360º ...

Tecnologias impulsionam produção nacional do tomate

IHARA destaca contribuição do manejo preventivo para o rápido crescimento da produtividade média das lavouras brasileiras

Limagrain lança campanha digital

No ano em que completa 10 anos de atuação no Brasil, a multinacional francesa Limagrain ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!