Liliane Marques de Sousa
Graduanda em Agronomia – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
liliane.engenheira007@gmail.com
Alasse Oliveira da Silva
Técnico em Agronegócio e graduando em Agronomia – UFRA
alasse.oliveira77@gmail.com
Bianca Cavalgante da Silva
Engenheira agrônoma e doutoranda em Agronomia/Produção Vegetal – FCAV/UNESP
bianca.cavalcante@unesp.br
A cultura da abóbora (Curcubita moschata Duch) tem grande importância econômica e alimentar para o agronegócio brasileiro, integrando a lista dos principais hortifrútis produzidos no País, sendo utilizada para fins culinários, medicinais e ornamentais.
É uma cultura versátil com alto valor nutricional, rica em caroteno, minerais e vitaminas do tipo A, B e C. Além disso, em suas fibras há presença de bioflavonoides que são bloqueadores dos receptores de hormônios estimulantes do câncer (Fereira, 2008).
Benefícios do tutoramento
Na produção de abóboras, assim como de mini abóboras, o uso do tutoramento constitui-se em uma alternativa viável para o produtor. O emprego dessa técnica proporciona grandes benefícios, tais como: facilita a aplicação de agroquímicos, maior circulação do ar entre as plantas, reduz o surgimento de doenças, garante uma coloração uniforme devido à maior exposição dos frutos ao sol, aumento da produtividade, maior sanidade e qualidade dos frutos quando comparado ao sistema tradicional de condução rasteira, além da maior facilidade e ergonomia para a colheita dos frutos em campo.
Como implantar a técnica x manejo
Existem diversas possibilidades de tutoramento para cultivo de abóboras, por isso, a escolha da mais adequada dependerá do custo/benefício. Para o tutoramento das plantas, podem ser utilizados suportes cruzados ou verticais (estacas/fitilhos), malha treliça, rede, latadas ou cercas, que darão sustentação às plantas.
A condução e amarração das plantas são feitas conforme o crescimento da cultura, tendo em vista que a realização desse trato cultural deve ser de forma cuidadosa para evitar danos às plantas, sobretudo durante o florescimento da cultura.
Outro manejo a ser adotado durante o tutoramento da cultura é o ensacamento dos frutos, visando sustentação para que não se desprendam da planta devido ao seu peso. No geral, isso é feito com o uso de redes de nylon, comumente de cor amarela.
A colocação facilitada das redes deve ser feita quando os frutos apresentarem tamanho médio. Essa operação deve ser realizada cuidadosamente para evitar quedas ou danos aos frutos. Além disso, as redes devem ser resistentes e ter tamanho suficiente que permita o crescimento e desenvolvimento dos frutos.
Produtividade
Em termos de produtividade, o uso desse trato cultural representa maior número de frutos por planta, maior peso do fruto e qualidade, agregando valor ao produto. Para isso, as condições de cultivos, assim como os manejos, devem realizados de forma correta, possibilitando à cultura expressar o seu máximo potencial produtivo, seja em campo aberto ou em cultivo protegido.
Não se engane
[rml_read_more]
Há carência de informação sobre qual tipo de tutoramento utilizar na área, visto que a abóbora está entre os hortifrútis pouco pesquisados atualmente. A condução e amarrio das plantas no suporte, feitos de forma inadequadas, podem provocar danos e perdas.
Em relação à escolha do sistema de tutoramento, optar pelo mais adequado às condições do ambiente, ao nível econômico do produtor e à mão de obra disponível, ou seja, ao melhor custo/benefício.
O tutoramento das plantas deve ser feito de forma cuidadosa, assim como outros manejos que são essenciais para uma boa produção. Afim de determinar qual o tipo de tutoramento usar no cultivo, é imprescindível que se faça uma análise dos fatores de produção envolvidos, uma vez que a escolha errada do tipo de tutoramento, assim como o seu manejo, pode comprometer a produção e produtividade da cultura, resultando em prejuízos econômicos ao produtor rural.
Custos
Inicialmente, os custos são mais elevados devido à aquisição dos materiais e contratação de mão de obra para a implantação da estrutura de tutoramento, assim como os serviços de manutenção durante o cultivo. Por outro lado, as vantagens agronômicas e econômicas do emprego dessa prática compensam o investimento.
No geral, o valor de mercado de hortaliças com bom aspecto visual, tamanho padronizado e de boa coloração é bem mais elevado e requerido pelos consumidores. Por isso, o uso do tutoramento na cultura da abóbora agregará não só mais sanidade, mas também qualidade e maior valor aos produtos, gerando rendimentos superiores aos custos de implantação dessa técnica.