27.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosUso de potássio e magnésio na agricultura

Uso de potássio e magnésio na agricultura

O potássio e o magnésio são essenciais para o desenvolvimento saudável das plantas na agricultura.

Muriel C. E. Soares
Analista de P&D – Technes Agrícola

Quando falamos em aumentar a produtividade das culturas, sabemos que muitos elementos estão envolvidos neste processo, dentre eles o uso de fertilizantes.

A escolha adequada das formulações de fertilizantes também está diretamente relacionada com a qualidade das lavouras, já que diversos fatores podem influenciar em sua performance, como a origem das matérias-primas, fonte do elemento, solubilidade, estabilidade, velocidade de absorção pela planta, além da interação entre os vários componentes da formulação.

Foto: Shutterstock

Potássio

O potássio e o magnésio são elementos essenciais ao desenvolvimento dos vegetais e são classificados como macronutrientes, em função da quantidade exigida pelas culturas.

O potássio é o segundo nutriente mais exigido pelas plantas, atrás somente do nitrogênio. Ao contrário da maioria dos minerais, não é constituinte de nenhuma molécula orgânica; por essa razão, tem grande mobilidade no interior das plantas, com papel fundamental na ativação de um grande número de enzimas.

O elemento também atua como regulador da pressão osmótica das células, controlando a entrada e saída de água (abertura e fechamento dos estômatos), favorece o aumento da resistência à seca, às baixas temperaturas e ao acamamento e na indução de resistência às pragas e doenças.

Dentro da planta, é um elemento móvel, então, os sintomas de deficiência ocorrem nas folhas mais velhas, mostrando secamento ou queima ao longo das bordas, caule quebradiço, acamamento e raquitismo. Influencia, também, na qualidade das sementes, nos teores de proteína e amido, na resistência ao transporte e no tamanho dos frutos.

Magnésio

O magnésio é essencial no processo de fotossíntese, sendo constituinte da molécula de clorofila, além de participar da formação de ATP nos cloroplastos. Também atua na síntese proteica, no acúmulo de açúcar em órgãos de reserva e no crescimento radicular, além de ativar várias enzimas dentro da planta.

Uma das formas de fornecer magnésio às plantas é pela calagem com calcário dolomítico. No entanto, o elemento pode ser fornecido via adubação de solo, ou até mesmo via folha, para corrigir mais rapidamente sua deficiência nutricional.

Os principais sintomas de deficiência de magnésio são: o aparecimento de clorose internerval, que se inicia nas folhas mais velhas, e folhas mais quebradiças, curvadas para cima, e mais finas que o normal.

Sinergismo entre os nutrientes e bioestimulantes

Juntamente com o potássio, o magnésio também é considerado um dos principais ativadores enzimáticos das plantas, tendo uma participação direta na síntese de carboidratos e ácidos nucleicos e no metabolismo de transferência de energia, via ATP. A aplicação dos dois elementos apresenta bom sinergismo na resposta das plantas.

Quando as aplicações são realizadas via solo, a presença de matéria orgânica minimiza a lixiviação desses dois elementos. Quando são direcionados via folha, a tecnologia de aplicação e a qualidade da formulação estão diretamente relacionadas à maior eficiência e velocidade de absorção, minimizando perdas e acelerando as correções de deficiência.

A presença de ácidos fúlvicos e aminoácidos, por exemplo, pode auxiliar na absorção dos elementos minerais, com maior velocidade de translocação, minimizando perdas na aplicação e melhorando o aproveitamento pelas plantas.

Além do mais, não podemos esquecer que essas substâncias são classificadas como bioestimulantes e, além de servirem como carreadores dos nutrientes no interior das células, podem também trazer benefícios próprios no desenvolvimento das plantas em diferentes aspectos, melhorando estruturação e sanidade, promovendo equilíbrio em seu metabolismo e fisiologia, garantindo plantas mais vigorosas e mais produtivas.

Carbos A+

Carbos A+ é um fertilizante organomineral Classe A via foliar, à base de potássio (um dos mais concentrados do mercado), além de magnésio, triptofano, metionina e outros aminoácidos, além de ácidos fúlvicos.

Além dos benefícios já citados dos elementos K e Mg, a presença do triptofano, que é precursor do hormônio auxina, auxilia na divisão e diferenciação das células, favorecendo o bom crescimento vegetativo e radicular.

A metionina, que é percursora do hormônio etileno, auxilia no crescimento radicular e no espessamento da cutícula das células, tornando-as mais resistentes.

O conjunto de outros aminoácidos essenciais está relacionado à melhoria da fotossíntese, formação de compostos fenólicos, maior velocidade de recuperação de diferentes tipos de estresses, entre outros.

Os aminoácidos, juntamente com os ácidos fúlvicos, podem agir como agentes complexantes, favorecendo a absorção do K e Mg, que estão presentes na formulação, e também de outros elementos que podem estar presentes na calda de pulverização, além de apresentarem efeitos diretos no metabolismo das plantas, potencializando o desenvolvimento e a sanidade.

O produto é o mais novo lançamento da Technes Agrícola, que sempre busca inovações e produtos de qualidade para garantir a satisfação dos produtores, por meio da obtenção de plantas mais sadias, com maiores produtividades.

ARTIGOS RELACIONADOS

Bayer e Climate FieldView apresentam a próxima fronteira da agricultura digital

Plataforma da multinacional chegou a mais de 25 milhões de hectares mapeados no Brasil e introduz novidades desenvolvidas a partir de cocriação com agricultores.

Produtor de 27 anos vence o Desafio da Soja 2022

Nascido em uma família de agricultores, o jovem Matheus Leonel Nunes Alves tem interesse pela terra desde cedo -- legado do avô, seguido pelo pai e, agora, por ele.

Dia do agricultor

O avanço tecnológico tem se refletido em mudanças para muitas profissões e, no campo ...

Junho é o mês de reflexão sobre iniciativas sustentáveis

Além da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, neste dia 15 será a vez de homenagear a Agricultura Irrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!