23.3 C
São Paulo
sexta-feira, julho 1, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Uso do mulching na cultura do tomate

Uso do mulching na cultura do tomate

 

Ricardo T. Suzuki

Engenheiro agrônomo e supervisor técnico comercial

ricardo@electroplastic.com.br

Crédito Electro Plastic Crédito Electro Plastic (2)As mudanças pelas quais a agricultura vem passando nas últimas décadas forçaram o cultivo do tomate a uma atividade muito competitiva, exigindo dos produtores rurais muito além da dedicação, como profissionalismo e especialização na sua lavoura.

A cultura do tomate é uma que exige muito destes fatores, a fim de buscar a maior produtividade e qualidade da produção. E frente aos problemas diários da lavoura, citamos alguns, como a mão de obra operacional, que em função da concorrência urbana vem deixando-a menos disponível, muito cara e de baixa qualidade.

Outro entrave são as ervas daninhas, que competem diretamente com a planta e obrigam à utilização de métodos químicos ou manuais para seu controle. Não menos importante é a água, que neste ano marcou como uma das maiores seca das últimas décadas, e mostrou a importância do uso racional e sustentável; além do clima, que vem mostrando todas as variações possíveis, muitas vezes contrárias à necessidade do campo.

Solução

A Electro Plastic, com sua linha Agroplás Mulching, tem uma excelente ferramenta para ajudar e reduzir esses problemas. Com uma linha completa, do mulching preto até os dupla faces preto&prata (MPP) e preto&branco (MPB), vem oferecer os benefícios da técnica.

A técnica do filme Agroplás Mulching consiste em fazer uma cobertura do canteiro do plantio que, por sua opacidade, não permite a passagem de luz, evitando a germinação das ervas daninhas. Sua impermeabilidade mantém a umidade do solo, evitando a perda por evaporação e diminuindo a utilização do seu sistema de irrigação.

No caso dos mulchings dupla faces, o lado prata ou branco faz a reflexão do excesso de calor, que chegaria ao solo promovendo um controle da temperatura, e o mais importante, diminuindo a amplitude térmica durante o dia e a noite.

Além disso, é possível citar outros benefícios do Agroplás Mulching MPP ou MPB, como a menor queima das mudas do tomate, melhor pegamento e enraizamento das mudas, uniformidade, sanidade e maior desenvolvimento das plantas, revertendo em maior produtividade e qualidade da produção.

Para o tomate

Na utilização do filme Agroplás mulching MPB no tomateiro podemos verificar um ganho de produtividade em mais de 12% e de frutos maiores que, proporcionalmente, têm um preço de venda maior, além de outros benefícios durante todo o ciclo, justificando a utilização da técnica.

E na busca por novas tecnologias, a Electro Plastic desenvolveu o Agroplás Ecomulching que, produzido com matérias-primas e aditivos de qualidade, oferece um filme com maior resistência e durabilidade, com 18 meses de garantia contra degradação do sol, podendo ser utilizado para outros ciclos de cultura.

Ao final de sua vida útil, o material pode ser retirado e enviado para reciclagem, fechando assim o ciclo de um filme ecologicamente correto e sustentável.

Inicio Revistas Hortifrúti Uso do mulching na cultura do tomate