27.7 C
São Paulo
sábado, maio 21, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Eventos VLI apresenta LabCerrado na Agrotins 2022

VLI apresenta LabCerrado na Agrotins 2022

Divulgação

Com o objetivo de acelerar a geração e a adoção de tecnologias do agronegócio, o programa LabCerrado da VLI – companhia de soluções logísticas responsável por dois terminais multimodais no estado e pela circulação de trens entre o Tocantins e o Maranhão –, e da Embrapa, por meio da Embrapa Cerrados, será apresentado durante a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins). A iniciativa tem o propósito promover o desenvolvimento sustentável territorial em regiões de Cerrado selecionadas no Tocantins, Goiás e, também, no estado de Minas Gerais, em uma área cultivável potencial de 10 milhões de hectares.

A VLI investirá R$ 4 milhões na iniciativa, especialmente na estruturação do programa de aceleração de unidades produtivas rurais baseadas na produção de cultivos anuais de grãos (tais como soja e milho), bem como em pesquisa, desenvolvimento e inovação otimizada por condições de solo e clima.

As regiões selecionadas para o LabCerrado têm em comum grandes extensões de áreas de pastagens e agrícolas que podem ser mais aproveitadas com uma infraestrutura logística capaz de suportar, com eficiência, o escoamento da produção. Entre os resultados esperados em médio e longo prazos estão o aumento da produtividade e da área cultivada e o desenvolvimento socioeconômico das regiões.

Palestra

Além de apresentar o LabCerrado, em um espaço da feira a VLI abordará o contexto do agronegócio e da logística na região durante o painel “Fertilizantes no Corredor Centro-Norte”. O gerente de Desenvolvimento de Negócios da VLI, Edson Zacarias destacará a parceria com a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi) e a implementação do corredor logístico de fertilizantes em Palmeirante (TO).

“A parceria com a Copi e a implementação de uma estrutura para descargas de fertilizantes em Palmeirante atenderão à necessidade do setor produtivo do Tocantins e de outros estados mais próximos. O Tocantins tem crescido no agronegócio e possui grande potencial para expandir ainda mais a produção agrícola no Brasil. A VLI valoriza isso”, ressalta Zacarias.

Agrotins

Considerado o maior evento do setor no Norte do país, a Agrotins, que começa nesta terça-feira (10) e segue até sábado (14), chega à sua 22ª edição. Após dois anos, em função da pandemia de Covid-19, agora ela retoma o formato presencial. Com o tema Integrar, Intensificar para Preservar, a feira tem o intuito de apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar uma agricultura sustentável.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita em 2020 e 2021 a empresa mais inovadora do país na categoria “Logística e Transportes” pelo Prêmio Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Inicio Eventos VLI apresenta LabCerrado na Agrotins 2022