19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasVolume de importação de fertilizantes alcançou 30,5 milhões de toneladas de janeiro...

Volume de importação de fertilizantes alcançou 30,5 milhões de toneladas de janeiro a setembro

Divulgação

Com a guerra da Ucrânia, a importância do país para o fornecimento de fertilizantes no setor virou foco das atenções para o agronegócio em 2022. A alta nos preços e a falta de disponibilidade no mercado fez com que os países procurassem alternativas para o recurso. 

De acordo com dados da Secex, Secretaria de Comércio Exterior, o volume de importação no Brasil alcançou 30,5 milhões de toneladas de janeiro a setembro, um aumento de 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado, porém, em outubro, com uma redução de 14,6% das compras, o acumulado em 2022 está em 33,3 milhões de toneladas. 

Para Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, uma das maiores empresas de fertilizantes do país, o ano foi positivo. “O mercado de fertilizantes especiais e inteligente toma cada vez mais espaço no mercado internacional e 2022 foi um ótimo ano de abertura para essas tecnologias. Nós atingimos altos níveis de produção e negociação com inúmeros países.”

Em termos de investimento, as compras brasileiras somaram US$22,3 bilhões até outubro, um aumento de 96,8% em relação ao ano passado. Dentre os fornecedores em 2022, a Rússia se destaca, com 7 milhões de toneladas, equivalente a 21% do total adquirido pelo Brasil este ano. Na sequência aparecem China e Canadá.

“Se mantivermos o ritmo de investimentos e aprimoramento de técnicas agrícolas com desenvolvimento tecnológico, recordes serão batidos. Isso consolida a posição de destaque do Brasil no mercado global de produção de alimentos e segurança alimentar”, conclui Leonardo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Colheita do Bem arrecada R﹩ 1,3 milhão em Mato Grosso

Chega ao final a terceira edição do projeto Colheita do Bem, realizado pela América Insumos, ...

Mosaic foca em saúde do solo e desenvolvimento das lavouras na Bahia Farm Show

Público poderá conhecer o portfólio de Mosaic Biosciences Brasil, composto por itens que ativam o potencial produtivo da soja e do milho

Eficiência em resultados: NPK e micronutrientes revestidos

Várias práticas vêm sendo estudadas em busca de reduzir as perdas de nutrientes e aumentar a sua absorção pelas plantas.

Grupo Vittia anuncia aquisição da Vitória Fertilizantes

O Grupo Vittia, empresa brasileira de fertilizantes especiais, inoculantes e defensivos biológicos com 50 anos de atuação, acaba de adquirir a Vitória Fertilizantes, companhia mineira de fertilizantes organominerais a base de resíduos orgânicos, e com isso duplica a sua participação no fornecimento destes insumos, consolidando-se como referência na tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!