27.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesYara e Cooxupé: primeira parceria para fornecimento de fertilizante verde do Brasil

Yara e Cooxupé: primeira parceria para fornecimento de fertilizante verde do Brasil

Divulgação

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, anuncia durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG), a primeira parceria para fornecimento de fertilizante verde no Brasil. O memorando de intenções firmado com a Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, estabelece que, nos próximos dezoito meses, as duas companhias estudarão a viabilidade do fornecimento do insumo de menor pegada de carbono, além de trabalharem na adoção de práticas agrícolas, métodos e ferramentas para diminuir a pegada climática envolvida na produção do café e aumentar a produtividade e qualidade da cultura.

“Esta parceria com a Cooxupé é o primeiro passo da Yara na introdução de um fertilizante verde na agricultura brasileira, em linha com a ambição de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, ajudando na descarbonização da agricultura e da indústria de alimentos e cumprindo a meta de ser neutra para o clima até 2050. O acordo também é um exemplo concreto de como a colaboração entre os elos da cadeia é fundamental para transformar os sistemas globais de produção de alimentos”, diz Marcelo Altieri, presidente da Yara Brasil.

O fertilizante verde é um insumo produzido com baixa emissão de carbono, com 80% a 100% a menos quando comparado ao fertilizante convencional, com a utilização de matrizes energéticas limpas. O produto a ser entregue para a Cooxupé pode ser oriundo tanto do Complexo Industrial de Cubatão (SP) da Yara, que receberá biometano da Raízen a partir de 2023 para a fabricação de amônia e fertilizantes verdes, quanto das plantas de produção e projetos da empresa espalhados pelo mundo, como na Noruega, Holanda e Austrália.

Temos o compromisso de levar aos nossos 18 mil cooperados inovações e soluções para que sua produção seja cada vez mais sustentável. E com essa parceria com a Yara vamos disponibilizar um produto com menores emissões de carbono”, afirma Carlos Augusto Rodrigues de Melo, Presidente da Cooxupé.

Semana Internacional do Café

Em seu estande na SIC, a companhia apresenta seu portfólio de Soluções Nutricionais completas dedicadas à produção de café e exibe sua ferramenta de recomendação agronômica para monitoramento de cultivos e aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável, o Atfarm.

No evento, a empresa também apresentará os vencedores da 6ª edição do Concurso NossoCafé 2022, competição anual promovida para destacar a produção nacional de cafés de alta qualidade, reforçando a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura.

São duas categorias, “Café Cereja Descascado” e “Café Natural” e o ganhador de cada uma receberá uma viagem para participar do Specialty Coffee Expo 2023, maior evento voltado à indústria de café da América do Norte, realizado nos Estados Unidos. Além da viagem, os primeiros colocados também terão seus lotes (5 sacas de 60kg) adquiridos pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado. Os cafés serão ensacados com o nome e a propriedade dos ganhadores NossoCafé estampados nas embalagens que serão distribuídas globalmente.

ARTIGOS RELACIONADOS

Café de Capitólio (MG) é o melhor da safra 2020 da Cooxupé

Lote é o campeão do Programa Especialíssimo da cooperativa, que premia os cooperados que produziram café arábica de maior qualidade

Cooxupé anuncia datas da Feira do Cerrado e da Femagri

Em 2024, a novidade é que o evento de Monte Carmelo acontecerá primeiro, nos dias 7 e 8 de fevereiro; já o encontro no Sul de Minas será em março.

Yara inicia transporte de fertilizantes com caminhão movido a GNV e reduz em 10% a emissão de GEE

Ação inédita no setor possibilita o carregamento de 32 toneladas de insumos em veículo movido a gás natural veicular.

Agoro Carbon firma parceria com Santander para financiamento de práticas sustentáveis

Promover a agricultura regenerativa, assim como a descarbonização do setor, é o propósito dessa parceria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!