Já está agendada para os dias 25, 26 e 27 de janeiro de 2023, a 16ª edição da Coopershow, principal vitrine de tecnologia do Vale Paranapanema, organizada pela Coopermota. Na última edição, mais de 120 expositores participaram do evento, com a demonstração de produtos vinculados a diferentes setores agrícolas e a orientação sobre técnicas de manejo de solo e planta, plantio, colheita e outros.
Trata-se de uma feira de tecnologia realizada com a parceria de órgãos públicos, como o IAC/Apta, a Embrapa, Cati, entre outras, além das mais diversas empresas de fornecedores de defensivos, sementes, fertilizantes. “Reunimos no recinto da Coopershow, o que há de mais moderno no que se refere à tecnologia voltada para o agronegócio”, enfatiza o superintendente comercial da Coopermota, Sandro Amadeu.
Além das tecnologias voltadas para as atividades relacionadas com os grãos em geral, a Coopershow traz para o agricultor, uma série de inovações e conta com a presença de empresas de máquinas e de prestação de serviços relacionadas ao campo. Além disso, traz ainda a apresentação de soluções voltadas para a pecuária, um segmento que tem ganhado espaço no evento, bem como a ovinocultura. No próximo ano, a piscicultura, com certeza também será um dos focos de atenção das demonstrações realizadas no local.
Em 2022, a cooperativa retomou a realização do evento presencial, depois de ter a edição de 2021 cancelada devido a pandemia Covid-19. A última edição contou com a presença de aproximadamente 9 mil participantes. Em 2020, a edição presencial pré-pandemia reuniu mais de 11 mil pessoas, na sua 14ª edição.
Em outubro, serão convidadas as empresas interessadas em participar da Coopershow como expositora, para uma reunião de instrução com a comissão organizadora. A atividade será on-line e aberta a todos os interessados. A partir desta data será dado início ao processo de venda das áreas disponíveis.
A Coopershow é realizada em Cândido Mota, no Campo de Difusão de Tecnologia da cooperativa. A área é utilizada recebe novas estruturas anualmente para receber agricultores, pesquisadores e empresas fornecedoras para a apresentação de diversos trabalhos sobre as culturas de milho, soja, mandioca, banana, cana-de-açúcar, trigo, adubação verde, dentre outros, bem como controle de ervas daninhas, técnicas de manejo pós-colheita, análise de nutrição de plantas, controle de pragas emergentes, rotação de culturas, entre outras atividades. Por meio dessas iniciativas a comissão organizadora da Coopershow afirma cumprir o propósito de transferência de tecnologia para os agricultores e ainda oferecer oportunidades para que eles possam diversificar cultivos em suas propriedades, com atividades que garantam boa rentabilidade.