22.6 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasOferta de trigo deve ganhar incremento no ciclo 24/25

Oferta de trigo deve ganhar incremento no ciclo 24/25

Segundo a StoneX, a expectativa é de que a produção brasileira seja parcialmente recuperada, após perdas ocasionadas por fatores climáticos adversos na safra 2023/24

Imagem ilustrativa

A safra brasileira de trigo 2024/25 deve aumentar sua produção em 14% em relação ao ano/safra anterior, totalizando 9,22 milhões de toneladas, de acordo com a StoneX em sua primeira estimativa para o ciclo.

O crescimento deve vir pelo aumento na produtividade, dado que a expectativa é de que a área plantada diminua, principalmente no Sul do país, onde atualmente se concentra a maior parcela da produção do cereal. O grupo calcula uma área plantada de 3,05 milhões de hectares, 11% a menos que na safra anterior. Além disso, a produtividade esperada é de 3,02 ton/ha, contra 2,34 ton/ha da temporada passada.

Entre as principais causas para a tomada de decisão dos produtores, que provocam a redução na área plantada, estão os baixos rendimentos da última safra, além de uma escassez de sementes. Também pesam na escolha os preços internos, que aumentaram menos do que o esperado, além da competição com a produção de milho safrinha, que teve seu calendário adiantado, disputando com a produção do trigo.

LEIA TAMBÉM:

Mesmo com a recuperação da produção, as exportações para a próxima safra não devem superar as vendas da safra anterior. Já pelo lado das importações, ainda segundo a StoneX, o volume diminuiria em 18,9%, o que representa uma diferença de 1,33 milhões de toneladas a menos na balança comercial.

Com este resultado, principalmente a região Sul se veria mais abastecida, diminuindo a sua necessidade de importações. No entanto, a competitividade dos preços internacionais, que atualmente possui níveis de preços em patamares historicamente baixos, poderia incentivar maiores aquisições por parte das regiões Sudeste e Nordeste. 

Veja os números:

VÍDEO: confira os conteúdos da Revista Campo & Negócios

ARTIGOS RELACIONADOS

Colheita do trigo está praticamente concluída no RS

O predomínio de tempo seco no Rio Grande do Sul e as chuvas esparsas ocorridas em algumas regiões na segunda quinzena de novembro favoreceram a colheita do trigo, que chega em 98% da área cultivada.

Mercado das hortaliças

O Agro em Debate, iniciativa idealizada e realizada pela Agrivalle, reunirá ao longo dos próximos ...

Clima impacta produção mundial de trigo

A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) reuniu no dia 14 de outubro, ...

Avanço da semeadura de trigo na Região Sul desafia variações climáticas 

A expectativa agora é que não haja chuvas em excesso, já que a umidade é um fator crítico para o trigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!