22.6 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasDia de Campo em Toledo-PR aborda culturas energéticas para produção de biogás

Dia de Campo em Toledo-PR aborda culturas energéticas para produção de biogás

Dinâmica ocorre como evento paralelo do Inovameat, em Toledo/PR, com inscrição gratuita

Sorgo – Créditos: shurtterstock

Pesquisadores da Embrapa estão validando uma nova alternativa para a produção eficiente de biogás: é o uso de culturas energéticas como Sorgo e Capim Elefante em codigestão com resíduos da produção animal. De acordo com o pesquisador Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), o objetivo do projeto é avaliar o potencial dessas culturas na produção de biogás. Também integram o projeto pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG) e Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG)

Os primeiros resultados poderão ser conferidos no Dia de Campo “Codigestão de Culturas Energéticas e Resíduos da Produção Animal para Produção de Biogás”, que a Embrapa realiza na próxima semana, em Toledo/PR. O dia de campo vai mostrar na prática os benefícios do uso dessas culturas na produção de biogás, além dos arranjos produtivos envolvendo as culturas energéticas com resíduos da produção animal na biodigestão anaeróbica. São apoiadores do projeto e do dia de campo o CNPq e a Bioköhler Biodigestores.

 A programação ocorre como parte da programação do evento Inovameat – Inovação na Produção de Proteína Animal, no dia 03 de abril, à tarde. Os pesquisadores receberão os participantes na propriedade BioKölher, onde as culturas já estão plantadas e sendo colhidas para uso no biodigestor. A dinâmica será com três estações:

Estação 01: Cultivo de Sorgo para Produção de Biogás

Responsável: Rafael Parrela – Embrapa Milho e Sorgo

Estação 02: Cultivo de Capim Elefante para Produção de Biogás

Responsável: Juarez Campolina/Paulino Andrade/Inácio Barros – Embrapa Gado de Leite

Estação 03: Cuidados com Ensilagem e Mistura de Culturas Energéticas com Resíduos da Produção Animal em Biodigestores

Responsável: Airton Kunz/Ricardo Steinmetz – Embrapa Suínos e Aves

Podem participar produtores, técnicos e empresas fornecedoras de equipamentos e serviços para a cadeia do biogás. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site https://inovameat.com.br/campo

LEIA TAMBÉM:

ARTIGOS RELACIONADOS

Embrapa destaca diferenciais de bioinsumo na Agrishow 2022

AURAS® é uma tecnologia da Embrapa em parceria com a NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola, que tem como base uma rizobactéria isolada da raiz do mandacaru.

Bagaço de cana: alternativa para gerar energia

A competitividade da indústria brasileira está fortemente correlacionada ao custo de um dos seus principais insumos: a energia elétrica. No setor de celulose, as plantas industriais são capazes de produzir toda a energia necessária ao processo fabril, disponibilizando o excedente para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Manutenção eficaz permite que usinas de cana lucrem com venda de energia

Weder Queiroz, Gerente de Vendas da Henkel, faz reflexão sobre usinas de cana em artigo.

Recomendações para soja voluntária

O controle de soja voluntária em consórcio de milho com crotalária, causando menores danos à crotalária, é um desafio para os produtores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!