Pesquisadores da Embrapa estão validando uma nova alternativa para a produção eficiente de biogás: é o uso de culturas energéticas como Sorgo e Capim Elefante em codigestão com resíduos da produção animal. De acordo com o pesquisador Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), o objetivo do projeto é avaliar o potencial dessas culturas na produção de biogás. Também integram o projeto pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG) e Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG)
Os primeiros resultados poderão ser conferidos no Dia de Campo “Codigestão de Culturas Energéticas e Resíduos da Produção Animal para Produção de Biogás”, que a Embrapa realiza na próxima semana, em Toledo/PR. O dia de campo vai mostrar na prática os benefícios do uso dessas culturas na produção de biogás, além dos arranjos produtivos envolvendo as culturas energéticas com resíduos da produção animal na biodigestão anaeróbica. São apoiadores do projeto e do dia de campo o CNPq e a Bioköhler Biodigestores.
A programação ocorre como parte da programação do evento Inovameat – Inovação na Produção de Proteína Animal, no dia 03 de abril, à tarde. Os pesquisadores receberão os participantes na propriedade BioKölher, onde as culturas já estão plantadas e sendo colhidas para uso no biodigestor. A dinâmica será com três estações:
Estação 01: Cultivo de Sorgo para Produção de Biogás
Responsável: Rafael Parrela – Embrapa Milho e Sorgo
Estação 02: Cultivo de Capim Elefante para Produção de Biogás
Responsável: Juarez Campolina/Paulino Andrade/Inácio Barros – Embrapa Gado de Leite
Estação 03: Cuidados com Ensilagem e Mistura de Culturas Energéticas com Resíduos da Produção Animal em Biodigestores
Responsável: Airton Kunz/Ricardo Steinmetz – Embrapa Suínos e Aves
Podem participar produtores, técnicos e empresas fornecedoras de equipamentos e serviços para a cadeia do biogás. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site https://inovameat.com.br/campo
LEIA TAMBÉM:
- Bahia inicia plantio da safra 2024/2025 de algodão com perspectivas positivas
- Regão do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
- Tétano em equinos: conheça os riscos, formas de prevenção e tratamento
- COP29: restauração aumenta produtividade de soja em 600 kg por hectare, mostra estudo inédito
- PIB do agronegócio deve cair 1,7% em 2024, aponta boletim do Ministério da Fazenda