22.6 C
Uberlândia
sábado, maio 18, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasFerrugens e lagarta-do-trigo no alvo da Sipcam Nichino

Ferrugens e lagarta-do-trigo no alvo da Sipcam Nichino

Técnicos da companhia preparam-se para reforçar no campo um programa de manejo ancorado em fungicida e inseticida de última geração

Divulgação

A equipe técnica da Sipcam Nichino informa que desenvolveu um novo programa de manejo para a cultura do trigo. Ancorada no fungicida Fezan® Gold e no inseticida Takumi®, ambas soluções do portfólio-estrela da companhia, a estratégia visa a controlar especificamente a chamada ferrugem do trigo (ferrugem-da-folha) e a praga lagarta-do-trigo (Pseudaletia sequaz).

Segundo a Sipcam Nichino, o fungicida Fezan® Gold permanece um dos poucos do mercado a contar com as características sistêmica e protetora. “Pesquisas mostram que a solução transfere taxas elevadas de controle da ferrugem, além de contribuir para haver ganhos em produtividade e evitar casos de fitotoxicidade”, destaca José de Freitas, engenheiro agrônomo da área de desenvolvimento de mercado.

“A recomendação é a de aplicar o fungicida a partir do estágio de alongamento da cultura”, continua ele. De acordo com Freitas, o chamado manejo de resistência das ferrugens aos fungicidas constitui outra medida relevante a ser observada pelo triticultor. “Importante que os tratamentos envolvam a rotação entre fungicidas com diferentes modos-de-ação, sobretudo os que contêm multissítios, caso de Fezan® Gold”, complementa Freitas.

Quanto ao tratamento da cultura ante a lagarta-do-trigo, Freitas adianta que o inseticida Takumi® vem sendo utilizado com sucesso pelo produtor com essa finalidade. “Age por contato e ingestão e apresenta seletividade aos inimigos naturais das pragas-alvo. Favorece a adoção do MIP ou manejo integrado de pragas. Outro diferencial está na formulação suspensão concentrada (SC), inovadora no segmento de mercado de Takumi®”, explica Freitas.

Conforme o agrônomo, Takumi® provém de uma molécula de última geração, desenvolvida pela Nichino Japão, com formulação baseada no ingrediente ativo Flubendiamida 222. “Trata-se de um inseticida lançado há cerca de três anos e que safra após safra se consolida entre as ferramentas de manejo efetivas de produtores de soja, milho, cana-de-açúcar e trigo.”

ARTIGOS RELACIONADOS

Fixação Biológica de Nitrogênio – Mitos e verdades

Autora Mariangela Hungria Pesquisadora da Embrapa Soja Existem alguns mitos que, atualmente, representam uma grande ameaça aos benefícios da fixação biológica do nitrogênio à cultura...

Inoculação beneficia cultura atual e subsequente

Solon Cordeiro de Araujo Engenheiro agrônomo, consultor da Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII) solon@scaconsultoria.com.br   Desde longa data, mais precisamente desde os tempos da...

Remineralização do solo pode ser alternativa a produtos químicos?

  Claudia Adriana Görgen Engenheira agrônoma e doutoranda em Geociências Aplicadas - UNB claudiadrianagorgen@gmail.com Os solos são constituídos por materiais orgânicos, minerais, água e ar. As reações entre...

Solução para resistência a herbicidas está chegando

Pragas resistentes a herbicidas ameaçam os cultivos e a produtividade em todo mundo. Agora, no entanto, pesquisadores da Universidade de Queensland deram um importante passo para a solução deste problema. A Escola de Química e Ciências Moleculares da universidade australiana fez uma descoberta fundamental sobre o mecanismo de funcionamento do penoxsulam (ingrediente ativo do herbicida mais vendido para arroz e trigo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!