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Batata-salsa: baixo custo e alta rentabilidade

Foto: Shutterstock

Matheus Pereira Lima Costa
matheusgoiassdo@hotmail.com
Fernando Yuri Silva dos Anjos
fernandoyurii@hotmail.com
Mestrandos em Irrigação no Cerrado – IF Goiano
matheusgoiassdo@hotmail.com
Fellipe Kennedy Alves Cantareli
Doutorando em Agronomia – Universidade Federal de Goiás (UFG)
cantareli@discente.ufg.br

A mandioquinha, ou batata-salsa, é uma ótima alternativa para pequenos e médios produtores, especialmente para a agricultura familiar, em função da grande demanda por mão de obra nas fases de preparo de mudas, plantio e colheita, operações que exigem critério e capricho, além do relativo baixo custo de produção.

Por sua elevada valorização no mercado, oferece boa rentabilidade.

Por ser uma cultura mais rústica, caracterizada por fatores morfológicos e fisiológicos da planta que conferem a ela maior resistência, essa planta é pouco exigente em tratos culturais. As capinas são necessárias até o fechamento das linhas e no final do ciclo, para facilitar a colheita, e as irrigações são indispensáveis por garantirem mais produtividade, tornando-a uma ótima opção para pequenos e médios produtores.

Há, ainda, boa aceitação por parte do mercado consumidor, com consequente escoamento de produção e menos tratos culturais, quando comparado a outras hortaliças, como as folhosas (alface, rúcula, espinafre e outras) ou de frutos, como o tomate, que exigem, além de cuidados manuais, mais aplicações de defensivos agrícolas.

Mão de obra

No cultivo da mandioquinha, a maior demanda por mão de obra se dá durante a fase de preparo de solo para receber a cultura, preparo de mudas (escolha de cultivares mais viáveis e separação das mudas para plantio) e plantio, de fato.

As fases seguintes do cultivo são menos dependentes de mão de obra, salvo a limpeza dos canteiros e retirada de plantas daninhas durante o ciclo da cultura. Quando se pensa em agricultura familiar, que é caracterizada por áreas menores e cuidados mais intensivos, a viabilidade do cultivo da mandioquinha é muito promissora, por ser uma cultura de elevada produtividade.

Cuidados no cultivo

Para o cultivo da mandioquinha, os cuidados específicos necessários durante as fases de preparo de mudas são retirar as touceiras comerciais, as quais, depois de submetidas a rigorosa seleção quanto à fitossanidade (livres de pragas e doenças), devem ser cortadas em bisel simples, deixando-se o mínimo de reserva possível.

Vale salientar que, quanto menor o tamanho da muda, maior o risco de falhas no campo, no caso de o plantio ser feito diretamente e sem uso de irrigação. No plantio, além dos cuidados com preparo de solo, adubação e irrigação adequados, evitar solos de turfa e outros de coloração muito escura, que conferem mau aspecto visual às raízes, ocasionando, após a lavação, manchas escuras que depreciam o produto, reduzindo seu valor comercial.

Nas principais regiões produtoras brasileiras, a mandioquinha normalmente é colhida a partir de 10 meses de cultivo. O sucesso de uma boa colheita está associado a diversos fatores, como: tipo de muda, preparo do solo, adubação de plantio e cobertura, incidência de pragas e doenças, controle de plantas daninhas e irrigação.

Custo de produção

Quando se pensa em custo de produção da cultura da mandioquinha, a mão de obra necessária à implantação de um hectare representa custo substancial na atividade. O planejamento das atividades deve ser bem feito, pois o atraso nas operações implica em menor eficiência e, consequentemente, aumento no custo de produção ou redução da produtividade e da rentabilidade.

Foto: Shutterstock

Operações como preparo de solo e aquisição de mudas, bem como insumos agrícolas (fertilizantes e adubos) e embalagem para comercialização do produto final são uma parcela menor do total, em relação ao que se gasta com mão de obra para produzir a mandioquinha.

Segundo o portal da Embrapa Hortaliças, tendo-se custo de produção total estimado em R$ 11.000,00 e produção em cerca de 22 t/ha ou 1.000 caixas por ha, chega-se a um custo por volta de R$ 11,00 por caixa.

Entretanto, considerando a média nacional de 9,3 t/ha ou 420 caixas por ha, e o fato de que a maioria dos produtores não tem acesso à assistência técnica especializada, o custo fica em torno de R$ 9.500,00, equivalente a R$ 23,00 por caixa de mandioquinha produzida.

Isso representa um custo de produção inferior ao outras hortaliças, como tomate, repolho e brócolis, por exemplo, que, manejado de forma adequada e no período mais propício de mercado, a produtividade e rentabilidade da mandioquinha podem ser muito elevadas.

Rentabilidade

No que tange à melhorar rentabilidade, diferentemente da produtividade, que envolve os aspectos gerais de produção, encontramos outras variáveis importantes que vão além do campo, como a comercialização do produto, armazenagem e financiamentos.

No caso da mandioquinha, acrescenta-se a perecibilidade do produto, a embalagem de comercialização e a forma como a mesma é armazenada e transportada, que afetam diretamente esse índice.

Principais mercados

Assim como os demais produtos agrícolas, a mandioquinha é comercializada em um mercado competitivo, regido pelas leis da oferta e demanda. Algumas regiões de clima ameno permitem que o produtor programe sua oferta, de modo a aproveitar as melhores oportunidades, planejando sua colheita no período em que os preços sejam mais favoráveis.

Seu cultivo é mais expressivo nas regiões serranas do sul de Minas Gerais, no Paraná, em Santa Catarina e no Espírito Santo, sendo também explorada comercialmente nos stados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.

Por ser uma alternativa muito interessante na alimentação mais balanceada, rica em carboidratos e fácil de digerir, a aceitação da mandioquinha vem aumentando cada vez mais no mercado consumidor.

Algumas características são desejáveis para valorização da cultura frente ao mercado consumidor, como por exemplo o tamanho, de médio a grande (15 a 20 cm), não deve ser exagerado.

A cicatriz de destaque da planta deve ser diminuta, e o ápice (ponta da raiz) com bom fechamento (sem rabicho). A película, lisa e sem manchas, deve possuir, preferencialmente, coloração amarela intensa. Internamente, a coloração deve ser intensa e sem muita distinção do cilindro interno (floema). O sabor e odor devem ser característicos.

Problemas enfrentados pelos produtores

O sucesso econômico de uma cultura está na dependência de uma série de fatores que merecem ser analisados cuidadosamente. Nesse ponto, convém ressaltar a alta perecibilidade do produto e a necessidade de transporte rápido para os centros consumidores.

Como todas as hortaliças, a mandioquinha segue as regras de um mercado perfeitamente competitivo e, portanto, é também um “tomador de preços no mercado”. Dessa forma, o agricultor, além de atualizar suas informações acerca das oportunidades de mercado, tem que saber aproveitá-las, e ainda oferecer um produto de alta qualidade.

Para isso, toma-se necessário um manuseio tecnicamente correto do produto na colheita e pós-colheita, com vistas a evitar perdas em níveis econômicos inaceitáveis. Fatores relacionados ao clima e pluviosidade também afetam significativamente a cultura da mandioquinha, uma vez que o engrossamento das raízes está diretamente relacionado a uma adequada faixa climática e de disponibilidade de água no solo para a planta (a produção é afetada pelo excesso de água que interfere na tuberização das raízes).

Os principais problemas que impactam negativamente a cultura da mandioquinha, que são comuns a todos os produtores, situam-se principalmente na fase pós-colheita, associado à concentração e especialização regional da produção e da comercialização, longo ciclo de produção, alta perecibilidade do produto, ocasionando em curta vida de prateleira.

Foto: Shutterstock

Entretanto, é na comercialização que as distorções de mercado agravam ainda mais a situação do produto, tornando a oferta, aparentemente, sempre escassa e o consumo restrito às classes de renda mais elevada.

Práticas recomendadas

Práticas que visam a máxima produtividade da mandioquinha são extremamente importantes, sendo elas:

– Preparo de solo: a mandioquinha se desenvolve melhor e é mais produtiva quando cultivada em solos de textura média, com boa capacidade de drenagem e profundos, uma vez que essa espécie não tolera encharcamento;

– Adubação, principalmente com NPK e micronutrientes;

– Preparo de mudas, selecionadas e cortadas;

– Tratos culturais: capinas constantes dos canteiros, uso de espaçamentos indicados de 70 e 80 cm entre linhas e de 20 a 40 cm entre plantas, para plantio em camalhões, e de 40 cm x 50 cm em fileiras alternadas, para plantio em canteiros;

– Rotação de culturas: prática essencial para o cultivo da mandioquinha, por permitir, entre outros benefícios, o controle de pragas e doenças, entre outras relacionadas À comercialização e logística.

Oportunidades

Considerando o quão promissor é o mercado da mandioquinha, sendo uma alternativa de nutrição alimentar e uma planta originária da América do Sul (região dos Andes), as oportunidades de exportação dessa cultura se fazem muito promissoras, principalmente para os mercados que já consomem culturas semelhantes como a mandioca (fécula).

Os principais países exportadores de fécula no mundo são os asiáticos (Tailândia, principalmente), tendo a China como maior mercado consumidor. Ter uma alternativa de exportação, como a mandioquinha, abre o leque de possibilidades de exportação brasileira para os principais mercados consumidores, já que o comprometimento da produção dos países asiáticos deixa em aberto o atendimento a países da União Europeia, Estados Unidos e, principalmente, América Latina.

Nestes, o Brasil possui larga vantagem, devido a um momento favorável com larga demanda a ser atendida, a qual ainda não está fidelizada, além de outros fatores favoráveis, como localização geográfica (proximidade territorial).

Aproveitar políticas públicas e de fomento, assim como oportunidades referentes a empresas particulares em relação a parcerias comerciais com foco em exportação de produtos se faz interessante, quando pensamos em produção e venda de alimentos.

Essas oportunidades, para um produto com características já desejáveis pelo mercado consumidor externo, é uma alternativa interessante para os produtores brasileiros aproveitarem e explorarem o mercado da mandioquinha, que está em ascensão tanto no mercado interno quanto para exportação.

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