21.3 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosMAPA concede registro definitivo para o benzoato

MAPA concede registro definitivo para o benzoato

 

Amostragem de lagartas H. armigera, indicando a presença de Cry1Ac - Crédito Germison Vital Tomquelski
Amostragem de lagartas H. armigera, indicando a presença de Cry1Ac – Crédito Germison Vital Tomquelski

O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA), por meio do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas (DFIA), concedeu no dia 29 de novembro o registro definitivo para o produto Proclaim 50, à base do ingrediente ativo benzoato de em amectina, importante para o combate da praga Helicoverpa armigera, que ataca cultivos de soja, algodão e feijão, entre outros.

“O produto foi avaliado pelo ministério quanto à eficiência agronômica e está apto a entrar no mercado“, disse o Secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel. “Ele também foi avaliado e aprovado pelos órgãos de meio ambiente e de saúde humana. É seguro e atende a todos os parâmetros de registro“,

A H. armigera assolou lavouras do Brasil a partir do ano de 2011, causando prejuízos estimados em mais de R$ 11 bilhões. O produto foi alvo de uma autorização emergencial para combater a praga em 2013, em vigor até hoje.

O ministro Blairo Maggi disse que “o registro definitivo da molécula é um marco histórico, pois demandou todo um esforço conjunto, de vários setores, enquanto permanecia a convivência com a praga“.

A partir deste momento, a empresa responsável pela substância assume a garantia de manter um regime de produção e de estoque e que deverá atender a todo o mercado brasileiro.

Helicoverpa armigera
Helicoverpa armigera

Essa é parte da matéria de capa da revista Campo & Negócios Grãos, edição de janeiro 2018. Adquira a sua para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Dessecação em pré-semeadura reduz incidência de plantas daninhas

Alfredo Junior Paiola Albrecht ajpalbrecht@yahoo.com.br Leandro Paiola Albrecht Professores da UFPR " Setor Palotina e supervisores do Grupo Supra Pesquisa Fábio Henrique Krenchinski Vinicius Gabriel Caneppele Pereira Acadêmicos de Agronomia...

Orgânicos – A evolução do café

A produção de café tem passado por uma série de transformações nos últimos anos, influenciada por mudanças nos hábitos do consumidor moderno. Estas mudanças estão sendo impulsionadas pelo consumo consciente, com valorização das boas práticas agrícolas e pela busca por produtos diferenciados e de alta qualidade.

Algodão: tecnologias revolucionam manejo e a produtividade brasileira

O manejo de pragas ainda é uma das principais preocupações do cotonicultor e importante entrave nesta escalada rumo à maior produtividade.

Tratamento de sementes

A semente, como organismo vivo, é seguramente o insumo de maior importância para o ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!