27.2 C
Uberlândia
domingo, abril 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiAlga x Phytophtora em pimentão

Alga x Phytophtora em pimentão

Tiago Henrique

Engenheiro agrônomo

tiago@agronomo.eng.br

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock11

A Phytophthora capsici é umas das doenças fúngicas mais importantes na agricultura brasileira, atingindo em torno de 20 espécies sensíveis, sendo as mais comentadas a cultura do tomateiro, pimentão, pepino e abobrinha. Trata-se de uma doença muito agressiva que pode dizimar uma planta em poucos dias, chegando a perdas de até 100% da plantação se não houver controle adequado.

O sintoma mais comum da doença é a murcha de toda parte aérea, por consequência da podridão já avançada no colo e raiz da planta. Também é comum observar sintomas como tombamento das plântulas, podridão dos frutos, folhas e haste, tecidos colonizados pelo próprio fungo Phytophthora capsicicom sua massa de micélios de coloração branca visível (tipo algodão).

As algas

A utilização de extrato de algas marinhastraz muitos benefícios às plantas, pois trata-se de um extrato de substâncias ricas em aminoácidos, hormônios e nutrientes que incentiva a planta a produzir mais resistênciaao ataque de pragas, doenças e a estresses de todos os tipos, como hídricos, salinos, variações bruscas de temperatura, etc., o que é convertido em maior produtividade.

Além das algas marinhas,outras medidas são recomendadas para auxiliar no manejo de pressão de doenças, em especial àPhytophtora capsici, como:

  • Utilizar híbridos resistentes;
  • Mudas sadias;
  • Manter solos drenados;
  • Evitar solos com histórico dessa doença;
  • Utilizar irrigação por gotejo;
  • Eliminar plantas doentes;
  • Rotacionar com culturas de espécies gramíneas;
  • Utilizar canteiros e evitar o plantio em épocas do ano mais chuvosas;
  • Não realizar plantios adensados;
  • Usar, no manejo, também fungicidas registrados recomendados para controle dessa doença.

Manejo

Hoje, no Brasil, existem várias empresas do ramo que trabalham com extrato de algas marinhas de várias espécies e em várias concentrações. A dosagem varia bastante com o produto desenvolvido por cada empresa, dependendo da concentração de extrato de alga e outros elementos nutricionais que podem vir juntos na formulação.

Atualmente, há extratos de algas que podem ser utilizados desde a produção de mudas até a frutificação, sendo recomendada uma consulta prévia ao consultor e/ou engenheiro agrônomo.

Extratos de algas marinhas podem e devem ser utilizados no sistema de manejo. Já é comprovado o incremento de produção, maior qualidade de frutos de pimentão associado a um manejo mais resistente ao ataque de Phytophtora capsici com essa técnica.

Essa matéria você encontra na edição de junho da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Aumento de produtividade da soja com a aplicação de bioestimulantes

Carla Verônica Corrêa cvcorrea1509@gmail.com Bruno Novaes Menezes Martins brunonovaes17@hotmail.com Engenheiros agrônomos, doutorandos da UNESP, Campus de Botucatu (SP) O bioestimulante proporciona incremento no número de vagens por planta e...

Pulverização correta influencia no controle eficiente da helicoverpa

Manoel Ibrain Lobo Junior Engenheiro agrônomo e auditor GlobalGAP IFA (Boas Práticas Agrícolas) lobo@pulverizador.com.br   Podendo atacar mais de 200 espécies de plantas em todo o mundo e...

Cresce o uso de biológicos na proteção de cultivos

Os biológicos devem registrar alta entre 15 e 20% nas vendas dos próximos anos, segundo projeção da Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico...

Uso de bioestimulantes e ácidos húmicos e fúlvicos na agricultura

  Regina Maria Quintão Lana   Engenheira agrônoma, pós-doutora, professora titular do Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) rmqlana@iciag.ufu.br Ana Carolina Pereira de Vasconcelos  ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!