20.8 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiEncontro e Simpósio Brasileiro de Hidroponia preparam novidades para o setor

Encontro e Simpósio Brasileiro de Hidroponia preparam novidades para o setor

Fotos Ana Maria Diniz
Fotos Ana Maria Diniz

O Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis (SC), receberá, de 27 a 28 de setembro de 2018, o maior evento de hidroponia da América Latina ” Encontro e Simpósio Brasileiro de Hidroponia, que completa 12 anos.

“Sim, 12 anos e cada um pode se orgulhar disso, pois fazemos parte desta façanha. Instituições de fomento à pesquisa e extensão, produtores, empresas, pesquisadores e universidades firmaram esta caminhada. Lembro que os participantes do primeiro Encontro, em 2006, chegaram com problemas de toda ordem. Já não existia os Encontros organizados pela Unicamp (1997-2001). O pythium estava no auge. Uma quebradeira atrás da outra, problemas de manejo, estruturas, calor, doenças, pragas e muita desconfiança por parte do consumidor. Muitas empresas não conseguiam receber do produtor. E, na época, as universidades ainda acreditavam que hidroponia só servia para pesquisa. Na realidade, já estava sendo utilizada há cerca de 20 anos na produção de alimentos“, relembra o doutor e professor Jorge Luiz Barcelos Oliveira, coordenador do evento.

Acontecia ali, em 2006, o início da virada e a tecnologia foi sendo desvendada mais e mais. As discussões foram sendo assimiladas, de modo que o cultivo hidropônico no Brasil tomou força e alcançou destaque mundial.

Para Jorge Barcelos, dificilmente algum país terá tantos produtores de norte a sul, de leste a oeste, como o Brasil. “Um detalhe importante: a maioria absoluta são pequenos e médios produtores, fato este que favorece o aquecimento e a estabilidade da cadeia produtiva“, avalia.

Jorge Barcelos, coordenador do evento
Jorge Barcelos, coordenador do evento

O evento

Mas, que evento é este? A resposta é muito simples, e vem de seu coordenador: “Um evento que reúne, no mesmo espaço, produtores, empresas, técnicos e pesquisadores. Um show de contatos, de negócios, de conhecimentos e de rever amigos“.

Realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina e organizado pelo Laboratório de Hidroponia (LabHidro), o evento conta com a coordenação dos professores Jorge Barcelos e Pedro Furlani.

Lembrando que, desde o ano 2014, os acadêmicos podem apresentar e publicar seus trabalhos científicos. Há oportunidade de publicação nos Anais do Evento (com ISSN) e de apresentação na forma de pôster.

O objetivo deste evento é compartilhar as tecnologias do sistema de cultivo hidropônico geradas por diferentes instituições para todo o segmento da cadeia produtiva, promover e estimular a interação entre produtores, técnicos, empresas e instituições de ensino e pesquisa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Telas: opções para o sistema hidropônico

Existem diversos tipos de telas utilizadas na estrutura onde será conduzida a produção hidropônica. As telas podem ser termorrefletoras, fotoconversoras de luz, ou de sombreamento, além das malhas serem abertas ou fechadas, dependendo do cultivo e do objetivo do produtor.

Utilização de Mathury na obtenção de maior porcentagem de café cereja

Roberto Santinato Engenheiro agrônomo do MAPA-Procafé Reginaldo de Oliveira Silva Técnico agrícola da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) Eduardo Mosca Engenheiro agrônomo da ACA Felipe Santinato Engenheiro agrônomo e mestrando...

Atlântica do Brasil lança linha de bioestimulantes BiocatG

A Atlântica do Brasil participa da Hortitec com estande próprio há dois anos, e neste ano lançou a linha de bioestimulantes com o advento...

Agricultura familiar

A Embrapa Solos, em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!