Laila de Carvalho Henrique
Coordenadora de Ensino e Extensão do Gefit – Universidade Federal de São João del Rei
Gilberto Pereira Lopes
Gabriela Diniz Amorim
Assistentes de Ensino e Extensão – Universidade Federal de São João del Rei
A operacionalização do plano de amostragem é fundamental para o sucesso das operações agrícolas. Isso porque o maior ou menor rendimento na aplicação do plano de amostragem depende do planejamento e da organização do trabalho. Alguns procedimentos devem ser observados antes de executar a amostragem propriamente dita:
ð Dividir a área em talhões homogêneos (talhões de três a cinco mil plantas) com base nas cultivares utilizadas, na idade da lavoura ou na topografia do terreno (topo ou baixadas). Isso facilitará os monitoramentos que serão realizados nos anos subsequentes, a coleta de material para análise química do solo e foliar, a operacionalização dos tratos culturais, aplicação de defensivos agrícolas ou fertilizantes e o escalonamento da colheita.
ð A elaboração de um mapa da propriedade, situando todos os talhões cultivados com café, facilita o planejamento administrativo da propriedade.
ð Em cada talhão devem ser confeccionadas as planilhas de avaliação, em que conste o número do talhão, tamanho (número de covas), cultivar, data de plantio, data da avaliação, o responsável pela amostragem e a decisão alcançada. Planilhas diferentes podem ser confeccionadas para anotar todos os tratos culturais realizados no respectivo talhão ao longo do ano, bem como a quantidade de frutos produzidos. Estas planilhas constituem uma fonte de informação de grande valia para o produtor, à medida que se acumulem as avaliações de vários anos (histórico da propriedade).
Execução do plano de amostragem
Amostragem é uma etapa importante para a aplicação correta e segura de produtos fitossanitários. Deve ser representativa da população original e realizada de maneira criteriosa. A tomada de decisão deve ser feita com base na amostragem em cada um dos talhões em separado (a avaliação de uma única área não deve ser extrapolada para toda a propriedade).
O primeiro passo é definir como selecionar as plantas para coleta de material para avaliação dentro de um talhão. Recomenda-se que esta escolha das plantas seja totalmente ao acaso, selecionando as plantas por meio de um caminhamento em zigue-zague ao longo do talhão.
Â