21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasCampeões do CESB na safra 2019/20

Campeões do CESB na safra 2019/20

O Brasil conheceu nesta terça-feira, os sojicultores que deixaram o legado de altos rendimentos na safra 2019/20 no Desafio de Máxima Produtividade de Soja, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). Os campeões foram anunciados durante evento online transmitido ao vivo no Canal Rural e nas redes sociais da emissora.

Acompanhando o avô e o pai desde pequeno no campo, o campeão nacional de produtividade leva o legado da sua família que é apaixonada pela agricultura. Laercio Della Vechia é do município de Mangueirinha (PR) e sua área inscrita no CESB alcançou uma produtividade de 118,82 sacas por hectare.

Campeão Sul Nacional Sequeiro_Laercio Della Vechia de Mangueirinha-PR

“Há 5 anos eu participo do Desafio a convite da BASF, empresa que foi sempre minha grande incentivadora trazendo a proposta e mostrando que eu era capaz de alcançar altas produtividades utilizando soluções corretas e eficientes na hora exata”, comemora o agricultor Laercio Della Vechia, campeão nacional do Desafio de Máxima Produtividade de Soja 2020.

Este ano, além do vencedor nacional, a BASF esteve ao lado de quatro campeões das cinco categorias existentes no prêmio.

• Campeão Sul Nacional Sequeiro – Laercio Della Vechia de Mangueirinha (PR) alcançou produtividade de 118,82 sacas por hectare utilizando tratamento de sementes com Standak® Top, fungicidas Orkestra® SC, Spot® SC, Ativum®, Versatilis® e o herbicida Finale®️.

• Campeão Sudeste Sequeiro – Antônio Guedes de Oliveira Neto, de Patrocínio (MG), registrou produtividade de 118,63 sacas por hectare com o uso do adjuvante Assist® EC, para tratamento de sementes Bomvoro® e Standak® Top, fungicidas Opera®, Orkestra® SC, Spot® SC, Ativum®, Versatilis® e o inseticida Nomolt® 150.

Campeão Sudeste Sequeiro _ Antônio Guedes de Oliveira Neto de Patrocínio-MG

• Campeão Centro Oeste Sequeiro – Elton Zanella, de Campos de Júlio (MT), atingiu produtividade de 103,19 sacas por hectare usando o adjuvante Assist® EC, tratamento de sementes o Standak® Top, os fungicidas Orkestra® SC, Status®, Ativum® e os inseticidas Fastac® Duo e Nomolt® 150.

Campeão Centro Oeste Sequeiro _ Elton Zanella de Campos de Júlio MT

• Campeão Norte/Nordeste Sequeiro – O Condomínio Milla, do município de Baixa Grande do Ribeiro (PI), obteve uma produtividade de 101,79 sacas por hectare com o uso do adjuvante Assist® EC, tratamento de sementes o Standak® Top, o fungicida Orkestra® SC e os inseticidas Fastac® Duo e Pirate® .

Campeão Norte Nordeste Sequeiro – O Condomínio Milla do município de Baixa Grande do Ribeiro PI

Pela nona safra consecutiva, as tecnologias desenvolvidas pela BASF contribuíram para a conquista de vencedores do Desafio. No total, 26 campeões de produtividade do CESB utilizaram soluções BASF e fizeram um manejo eficiente para alcançar altas produtividades e colher ainda mais soja por hectare.

“Para a BASF é uma satisfação ser parceira dos agricultores que acreditam na importância de um manejo eficiente para o alcance de altas produtividades. A inovação está no DNA da empresa que investe em pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras com o objetivo de contribuir para o legado dos agricultores brasileiros”, comenta Eduardo Novaes, diretor de Marketing da Divisão de Soluções para a Agricultura da BASF no Brasil.

Consistência de portfólio

Os fungicidas Orkestra® SC, Ativum® e Versatilis® foram importantes no manejo feito pelos agricultores campeões de produtividade, o que comprova a importância do uso de soluções eficientes e no momento correto ao longo do ciclo da cultura.

O tratamento de sementes com Standak® Top é mais uma referência entre os agricultores com altos rendimentos na safra. A solução protege todo potencial genético das sementes de soja fazendo com que atinjam altas produtividades. Além de contar com um amplo portifólio de inseticidas e herbicidas para o manejo eficiente de plantas daninhas e importantes pragas.

Estudo de ecoeficiência na lavoura de soja

Durante o evento também foi apresentado o resultado de um estudo desenvolvido pela Fundação Espaço Eco. O estudo tem o objetivo de mensurar o impacto ambiental e econômico de produtores de soja que participam do Desafio de Máxima Produtividade do CESB 2020, para, a partir disso, e de forma experimental, consolidar a Análise de Ecoeficiência como um novo indicador ambiental a ser analisado nas próximas edições do Desafio.

“A metodologia de mensuração de Ecoeficiência considera todos os aspectos ambientais dos insumos e recursos utilizados para produção (diesel, defensivos, fertilizantes etc.), além das emissões que ocorrem no campo durante a atividade agrícola. É uma importante ferramenta para a gestão dos recursos e, por consequência, no aumento de produtividade”, explica Rodolfo Viana, Diretor-Presidente da Fundação Espaço Eco.

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.

Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF

Com uma população em rápido crescimento, o mundo está cada vez mais dependente da nossa capacidade de desenvolver e manter uma agricultura sustentável e ambientes saudáveis. Trabalhando com agricultores, profissionais agrícolas, especialistas em gestão de pragas e outros, é nosso papel ajudar a tornar isso possível. É por isso que investimos em uma forte estrutura R&D e em um amplo portfólio, incluindo sementes e melhoramento genético, proteção química e biológica de cultivos, manejo do solo, fitossanidade, controle de pragas e agricultura digital. Com equipes de especialistas em laboratório, campo, escritório e produção, conectamos pensamento inovador e a ação realista para criar ideias do mundo real que funcionam – para agricultores, sociedade e o planeta. Em 2019, nossa divisão gerou vendas de € 7,8 bilhões. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com ou qualquer um dos nossos canais de mídia social.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cobalto ajuda na nodulação da soja

A soja é uma cultura nutricionalmente exigente e, para manter altas produtividades, é necessário um bom manejo de quantidade e equilíbrio dos nutrientes do solo.

Planejamento da safra para um cultivo de sucesso

O Brasil, já consolidado entre os países mais produtivos e exportadores de grãos de verão, como o milho e a soja, na safra 2019/20 representou uma área de cultivo próxima a 62 milhões de hectares, sendo 36,9 mi/ha destinadas à soja e 18,5 mi/ha para o milho.

Syngenta Seeds acelera projeto de franquias

Iniciativa tem o objetivo de aumentar a presença nos mercados de soja e milho, identificar oportunidade de crescimento e ampliar a proximidade com agricultores.

Fungicidas multissítios têm avanço expressivo na soja

O avanço expressivo dos fungicidas multissítios na soja representa um salto significativo na proteção das plantações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!